EBÓ PARA VENCER OS ARAJÉS
Um galo, um alfanje, um tamborzinho, pó de ekú e de ejá, obí e muitas moedas.
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OSÁKA
REZA DE OSAKÁ
Osáká iwani okutele kolé adifafun Ariinló ejuá jolé elanjó ejuá akukó lebó, ounko lebó, ori ebó, adie, ewe yokulá unló, axó funfun ikan lowá.
Este Odu é filho de Osá e de Iká. Nele nasceu a naturalidade da morte.
A pessoa não pode se compadecer de quem esteja morrendo para não atrair a fúria de Ikú contra si mesma ou um ente querido seu.
Quando um filho deste Odu morre, coloca-se em sua boca uma moeda de prata para que possa ir ao Orun.
Aqui fala Inkun Arajé Saluga Kowa Ile, um inimigo que vive dentro de sua própria casa e se faz passar por amigo.
Aqui nasceu a lona do circo que apodreceu de tanto mudar de lugar. A pessoa, de tanto mudar de parceiro, acaba adoecendo.
Não se pode usar roupas listradas de nenhum tipo.
Neste Odu falam os palhaços. A pessoa ri enquanto seu coração chora e os outros
riem dela.
Tem que tomar borí com peixe pargo e tomar banho com amasí de cinco diferentes folhas de Ifá.
Tem que tomar três banhos, sendo que o primeiro é com flores vermelhas, o segundo com flores amarelas e o terceiro com flores brancas.
Este é o signo do cavalo cansado.
A pessoa está cansada de trabalhar e de não ter ninguém que lhe queira bem e que a
considere.
Osáká tem a habilidade de transferir para os outros a culpa de suas faltas. A pessoa tem que dar graças a Obaluaye e acender-lhe velas.
O mal estar está dentro de sua casa. Deve vestir-se de branco.
Vive separado de seus pais já há algum tempo.
Envelheceu e ficou doente de tanto mudar de lugar e já está cansado de não ter paradeiro fixo.
Teve diversos cônjuges e com nenhum deles encontrou tranqüilidade.
Os seus filhos só se lembram de sua existência quando precisam de alguma coisa, principalmente de dinheiro.
Alguém pagará pelo prato que a pessoa quebrou.
Fizeram-lhe uma armadilha e por isto seus caminhos estão fechados.
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OSÁTURUKPON OSÁTRUPON
REZA DE OSÁTURUKPON
Osáturukpon ariburú Osá rulú Oturukpon oma eiyelé elodi odefá abá tinxomó elú Osá Kuna Oturukpon oma eiyelé lodi adafun pakere tinxomó olubo Osáturukpon Osá Laiye.
Este Odu é filho de Osá e Oturukpon. Aqui fala a sanha indomável dos animais. Um afilhado é a salvação do padrinho.
Fala das sociedades secretas.
O filho deste Odu tem que ter seu próprio negócio.
Coloca-se em Ifá uma cabaça envolta em palha da costa e cheia de iyefá. Aqui o rabo fala mais que a cabeça.
Uma vulva tem mais força que uma junta de bois.
A pessoa tem que tomar borí com um peixe fresco grande, em cuja boca se prende dois anzóis. Depois de oferecido o peixe à cabeça, sacrifica-se dois pombos sobre ele e cobre- se com milho, arroz com casca e amalá ilá. Despacha-se nas águas do mar.
Neste Odu coloca-se um edu-ará11 em Ogun. Tem que sacrificar uma cabra para Orunmilá. Dar graças a Xangô, Oxun, Ogun, Egun e Iyami.
A pessoa tem a cabeça dura e é muito teimosa. Se pretender ir a algum lugar deve fazer ebó antes de partir para que tudo possa correr bem.
Não pode pegar nada que é dos outros para que não peguem o que lhe pertence.
- - Pedra de raio.
Não deve guardar embrulhos sem saber o seu conteúdo. Os inimigos se reúnem para fazer-lhe mal.
Não deve dar ouvidos a intrigas para não ter problemas.
Um dinheiro está a caminho, provavelmente através de jogo. Saiba usá-lo com inteligência para que possa desfrutá-lo.
Se for convidada para integrar uma sociedade secreta deve ter muito cuidado para não sofrer traições. Deve procurar saber primeiro do que se trata, quais são os objetivos da sociedade e de seus chefes.
Tem que oferecer uma penca de bananas para Xangô. A pessoa tem uma dotação nata para a adivinhação.
Para realizar os projetos tem que dar um bode para Elegbara. Tem que mandar rezar missa para seus ancestrais mortos.
Deve cumprir uma promessa que já foi feita.
Não deve comer na casa de ninguém que a convide.
Assinala um aborrecimento ocasionado por um falso testemunho. A pessoa atrapalha, de alguma forma, a vida de alguém.
Este alguém deseja a sua morte de qualquer forma.
Existe uma mulher que deseja viver na companhia da pessoa e para isto poderá usar de calunias contra inocentes.
Se for homem: Teve duas noivas e uma delas foi abandonada e enganada. Se for mulher: Alguém lhe pediu em casamento e não cumpriu.
EBÓ PARA A SORTE
Um galo, um pombo, uma pena de ekodidé, 10 anzóis, amalá ilá, pó de ekú e de ejá.
O galo é para Ogun.
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OSATURÁ OSAURE
REZA DE OSATURA
Osá Kare kujé kure adifafun Manguini Idoroko Odé. Eiyele lebó, ewe eri metá, enú laguení lodafun Detixé Olokun, lodafun Moiye tinxomó Orotoponifé. Kaferefun Obatalá ati alafia.
Este Odu é filho de Osá e Otura.
As suas folhas são Ewe Iyenjoko (corralinho) e ewe iye (Funtumia elastica).
Neste caminho Elegbara exibia suas partes sexuais, sendo por isso considerado
imoral.
Aqui nasceu a blenorragia.
Neste Odu o padrinho não pode fazer ebó para seus afilhados para não ser abandonado pela sorte.
Aqui fala o escravo que se liberta antes de morrer. Proíbe comer bananas.
Não se pode ter pássaros presos em gaiolas. A pessoa tem que assentar Orunmilá e Ôsun.
Neste Odu Obatalá comercializava manteiga de ori e com ela preparava a comida de seus filhos. Isto lhe trazia prosperidade, mas, em contrapartida, suas roupas viviam sempre manchadas de gordura.
Para obter prosperidade a pessoa tem que colocar 16 mechas de algodão embebidas em manteiga de ori e um adimú para Obatalá durante três dias.
Neste Odu Obatalá pediu graças a Egun e teve que oferecer-lhe um carneiro com as patas amarradas.
Por este Odu falam Yemanjá Majelewo, Agodo e Ajagunan. Manda colocar 16 pratos de cores diferentes na parede.
Aqui falam as térmitas e os cupins.
Assinala enfermidades cardíacas e doenças nos ossos. Foi aqui que Ikú comeu carne humana pela primeira vez. Este Odu fala do descanso da Terra.
Para salvar a vida de uma pessoa por este caminho, oferece-se uma cabra à Oiyá.
TRABALHO PARA MELHORAR A SORTE
Coloca-se em Elegbara, uma coroa com quatro penas de ekodidé.
Passa-se um galo na pessoa e sacrifica-se para Xangô junto com amalá ilá, seis bananas com casca cortadas em rodelas e um pedaço de carne bovina fresca.
PARA AUMENTAR O TEMPO DE VIDA
Pega-se uma pedra pequena dentro de um cemitério. Num prato branco riscam-se nove círculos vermelhos, sendo que o primeiro deve ser feito no meio e deve ser maior que os outros. Dentro deste círculo colocam-se cabelos da pessoa, pedaços de sua roupa suados e a pedra. No chão descreve-se um círculo com efun dentro do qual se coloca o prato, ao redor acende-se nove velas e, ao pé de cada vela um obí regado de epô pupá. Do lado direito arria-se um prato com quatro pedaços de coco seco e um copo com água para Oiyá. Pergunta-se quantos dias fica arriado e onde será despachado.
TRABALHO PARA TIRAR OSOGBO IKU
Faz-se ebó com um cabrito, um galo, um pau do tamanho da pessoa, roupas de seu uso, cabelos da cabeça, dendê, moedas, mel, etc... Depois de feito o ebó, o cabrito é sacrificado ao Orixá que se encarregar de ajudar no problema. As carnes são cozidas, e, depois de frias, passadas no corpo da pessoa e despachadas no local indicado pelo jogo. A cabeça do cabrito é espetada na ponta do pau que depois de totalmente untado com epô é espetado no chão. O galo é sacrificado no pé do pau espetado na terra.
Foi neste caminho que Obatalá trocou o ouro pela prata. Quem dá o que tem, a pedir vem.
A pessoa só vale o que tem e, se nada tem, nada vale. Quanto mais olha, menos vê.
Colocaram feitiço nos lugares por onde anda. Deve vestir-se de branco.
Corre o risco de matar alguém com um punhal. Tem que ter cuidado para não perder o emprego.
Existe uma mulher que gosta muito da pessoa e quer ajudá-la de alguma forma, mas não sabe como.
Se for homem, fizeram-lhe um trabalho para que não possa dormir com nenhuma
mulher.
Assinala doenças venéreas e hidrocele.
A pessoa quer mudar de onde vive por acreditar que as coisas andam mal por causa de sua casa. Na verdade, o seu pensamento é irrequieto, não consegue fixar-se em nada nem aceita conselhos de ninguém, este é o seu mal.
Assinala um bem que deve ser compartilhado com seus irmãos e com sua mãe. Se não for assim, a sorte a abandonará.
Neste caminho se dá dois galos brancos a Egun Babaré para obter sua proteção. Fala de
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OSARETE
REZA DE OSARETE.
Osárete kaferefun Odu, Osain, Orun, Ologun. Osárete Siarete Egun Baba Barado Afefe Ikú Orun omosabi boxe afefe Baba tibayá iye Olokun Lorun omá jibé Egun Mayebé oumbo Axixi Inle kafun awá awe ma fun magbá iguí, mafun magbá agbona bailorun, Egun Bailorun.
Este Odu é filho de Osá e Irete.
Foi aqui que a Terra se lavou com o dilúvio.
Nasceram os poderes medicinais existentes nas plantas Nasceu a ciência da botânica.
Fala dos segredos da ewe yeyé.
Foram criados os consultórios médicos.
A medicina para o peito é a noz moscada. Aquele que sabe menos adivinha tudo.
Assinala separação matrimonial.
Assinala, para a mulher, gravidez de um filho macho. Proíbe comer em recipientes metálicos.
O fio de contas de Orunmilá das pessoas deste Odu leva uma noz moscada. Tem que dar comida a Orunmilá.
Assinala doenças no sangue e na garganta. Proíbe comer galinha e ovos de galinha.
A pessoa deste Odu não pode comer nenhum tipo de banana que esteja verde. Aqui falam o papagaio, a serpente e o ratão.
As ferramentas de Obatalá têm que ser confeccionadas em prata e coloca-se um edú ará em seu igbá.
A pessoa tem problemas de glóbulos vermelhos. Já comeu ou bebeu alguma coisa enfeitiçada.
Vive cercada pelos inimigos.
Não deve visitar doentes para que não troquem sua cabeça. Assinala distanciamento de afilhados ou parentes do Awo.
Neste caminho os homens não cumprem os compromissos assumidos com as
mulheres.
A pessoa tem que fazer Orixá e assentar Olokun.
A sorte vem quando se dá dois galos brancos à Yemanjá.
A pessoa tem que fazer borí com dois pombos e é indispensável, durante a cerimônia, a presença de dois filhos de Obatalá.
Neste caminho Obatalá abrigou as rãs, que não tinham onde morar, em sua própria casa. Como estas se portassem de forma inconveniente, fazendo muito barulho e desordem, foi obrigado a mandá-las embora para que recuperasse a paz.
A pessoa não tem onde viver e será acolhida por alguém. Seu comportamento, no entanto, fará com que seja expulsa desse lugar.
Depois do riso, chega o pranto.
Obatalá amaldiçoou as rãs que viverão, para sempre, cantando e fazendo barulho. As pessoas deste signo nunca estão satisfeitas com nada que lhe façam.
O Awo deste Odu não pode consultar ninguém fora de sua casa. Seja quem for que precisar de sua orientação deverá ir à sua casa.
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