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OGBEWÓNRIN.
REZA DE OGBEWÓNRIN.
Ogbewónrin ago emi ibeború ke Okunin pawó ayawalá, ayawalá otó, ayawalá osi mokunlo mokunlo, wale koto wale to oun beleno otó otó.
Este Odu assinala projetos sem consistência e que se transformam em ilusões vãs.
O filho deste signo considera-se por demais importante, não aceita conselhos nem orientações de ninguém. É preciso deixá-lo de lado, para que aprenda sofrendo com a própria experiência.
Em decorrência de sua própria formação, acaba sozinho na vida social e religiosa.
Ifá de vícios; trouxe o costume dos cães lamberem a vulva das cadelas antes do ato de acasalamento.
Neste Odu nasceu a telha usada no culto de Egun. Por isto, tem que ser inscrito na Atena de Egun e de Oparaldo57.
Foi por este caminho que Oxun comeu galinha pela primeira vez.
Foi aqui que Obatalá concedeu ao escorpião o poder existente na ponta de seu rabo e que consiste num ferrão e veneno.
O escorpião, insatisfeito, queria que Obatalá lhe desse asas, no que não foi atendido.
Quando se dá cabra à Orunmilá por este signo, retira-se um pedaço do fígado, que é dado de comer a um cão.
Não se deve trabalhar depois das dezoito horas. Seria inútil como carregar água num
cesto.
Deve-se esconder as fraquezas para que não sejam divulgadas publicamente.
- - Ebó que se faz utilizando-se os signos de Ifá e suas saudações.
Cuidado com os falsos testemunhos.
Um grande sofrimento causado pelos filhos, que não são nada do que se gostaria que
fossem.
As mulheres têm tendências para a prática da prostituição, se forem casadas, os maridos têm amantes.
Assinala guerra dentro de casa.
Adverte contra ardência e dores nas solas dos pés; doenças nas vistas; câncer nos ossos e males cardíacos
Tem que dar comida a bogbo egun58.
O Awo deste signo tem que receber Axekpelú; Osain; Oduduwa e Olofin. Tem que prestar juramento em Orun. Com estes poderes, Ogbewórin se afirma sobre a Terra. Este é o caminho das Cinco Pedras da Coroa.
EXÚ AREREBI OKE.
Carga: Cabeça de peixe; de ekú; de galo; galho de vence-demanda; amansa-guapo; erva-santa; folha de hortelã; urtiga e levante. Pó de peixe e de preá, milho torrado; otí; obí; coco, osun e duas vezes 21 búzios.
Pega-se um otá do alto do morro e se coloca dentro de uma frigideira de barro, coloca-se a carga e se prende com argila. Enfeita-se com contas de Elegbara, 42 búzios e se coroa com contas de Orunmilá.
- - Todos os Eguns.
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I I I OGBEBARA
REZA DE OGBEBARA.
Didun nixe uiye bigbe niti okuru lema ixe unjé lese lokun, ekú adeniá ré wale adifafun oxere igbeti iyegba oma oja fi Ogbematuxe gegere axe esede won ni ko eru, ekú, ejá lebe, igbín meji lebe.
Ajasa meji lebe, osadie meji ebe, akukó, adie lebe egbejie legun. Owo lebe, Orixaniyan oxere iugbe osuebe Ifá eiyalexe owe kan tabi afexe, kanki aru ebeki Orun kima pade aje nibe.
Este é um Odu que traz traição para seus filhos.
Aqui os ministros disseram ao rei que deveria sacrificar seu primogênito para salvar seu próprio povo, mas tudo não passava de uma trama para destruí-lo.
A pessoa tem que receber Olokun, cuja talha tem que ser trocada todo ano. Deve estar sempre atento aos problemas dos familiares.
Não deve ostentar sua sabedoria, pois isto lhe traz inimigos poderosos. Sofre dos ouvidos. Deve ter cuidado porque pode ser grave.
Aqui nasceu a virtude da fruta-pão. Quando o dono deste Odu estiver transtornado deve pegar duas folhas de fruta-pão, um obí e a clara de um ovo e oferecer à cabeça em forma de borí.
Deve preparar um amasí com folhas de fruta-pão e clara de ovo para banhar-se. Odu de revelações secretas e coisas escondidas.
É preciso muito cuidado com doenças do peito e dos pulmões. Por isto não deve ter muita vida noturna.
Aqui nasceu a gesticulação ao falar.
O dono deste Odu tem um egun que lhe fala ao ouvido. Pode ser, ou ficar surdo.
É o encarregado por Olofin de pintar os signos dos Odu-Ifá.
É um Odu de riquezas dadas por Obatalá através de negócios.
É caminho de Obatalá Oxere Igbo, um Orixá que se assenta em cerimônia secreta e que não toma a cabeça de ninguém.
Leva quatro okutás, 16 folhas de babosa e um boneco de pano, dentro do qual se coloca osso do traseiro da galinha e vagina ou útero seco da cabra de Obatalá.
Aqui nasceu o linho. Se a pessoa tem Santos assentados deve cobri-los somente com panos de linho.
Não se deve revelar os planos, para que as coisas não sejam cortadas. Não se deve fazer nada, a nível de religião, na frente de crianças.
Não se pode negar esmolas à crianças. É filho de Obatalá.
Disse Ifá: O jarro que perde o fundo não pode reter o líquido. Deve fazer ebó por problemas de ejaculação precoce.
Disse Ifá: Quando se aperta o peito do pombo ele morre. É preciso te cuidado com os pulmões e com a caixa torácica em geral.
ITANS DE OGBEBARA.
- - Obatalá fabricava cordas e queria vendê-las no mercado da cidade. O primeiro a quem solicitou ajuda, era um homem velho, que negociava com artigos usados em rituais de feitiçaria e que, por trabalhar só à noite, não pode fazer nada.
Então Obatalá solicitou a orientação de Orunmilá que consultou o Oráculo onde surgiu Ogbebara afirmando que, para que não tivesse prejuízos, teria que fazer um ebó com uma franga antes de sair para o mercado e, ao regressar, deveria dar um galo a Elegbara, uma galinha branca à sua cabeça e um cabrito para Osain.
Obatalá fez o ebó e ficou muito rico com seus negócios.
Ifá indica este ebó, para abrir os caminhos de negócios e de dinheiro para os filhos de
Ogbebara.
- - A codorna e o papagaio tinham inveja do flamingo e, por este motivo, lhe declararam guerra.
O flamingo foi correndo consultar Orunmilá, que lhe disse: "Pela sua elegância no andar e por sua eloqüência, você derrotará seus inimigos, mas não permita que a vaidade lhe suba a cabeça!"
Desta forma o flamingo sobressaiu-se e derrotou seus inimigos.
Mantendo a ética e a modéstia; fazendo uso de suas qualidades naturais, sem rompantes de vaidade, os filhos de Ogbebara saem vitoriosos de qualquer situação, por mais adversa que se configure. É necessário se deixar guiar por Orunmilá.
EBÓS NOS CAMINHOS DE OGBEBARA.
I - PARA TRANQÜILIDADE NA VIDA.
Um frango; dois bonecos de pano (crianças); um ofá de ferro pequeno; uma ratoeira; lixo de casa; lixo do local de trabalho; pão; uma fruta-pão e vários tipos de frutas diferentes.
Coloca-se as varreduras de casa e do trabalho dentro dos dois bonecos; coloca-se a ratoeira e o ofá diante de Elegbara; os bonecos ao lado; arruma-se as frutas num alguidar com a fruta-pão no centro; sacrifica-se o frango dando ejebale em cima de Elegbara, da ratoeira e do ofá.
Os bonecos, o ofá e a ratoeira, permanecem em Elegbara para sempre. O resto é despachado num rio de águas limpas.
II - EBÓ DO ODU PARA IRE.
Dois ajapá; dois akukó; duas frangas; duas galinhas brancas que já tenham posto ovos; dois igbín; um ekú; um ejá tutu e opolopo owo59.
Tudo é dado a Elegbara e faz-se a reza de Ogbebara.
- - Muito dinheiro.
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OGBEKANA
REZA DE OGBEKANA
Ogbekana, Ogbekaran, lodafun Obatalá, lodafun Xangô ni moti alamo ni alakosi moni jeun Ogun Babare. Orunmilá Lorubo.
A pessoa deste Odu tem que fazer Ifá, pois foi neste signo que nasceram os segredos do oponifá e do erukeré.
Orunmilá não permite que a pessoa tenha ocupações profanas. Deve se dedicar inteiramente a Ifá, pois Ogbekana é Babalawo nato.
Este Odu é que resolve problemas de trabalho.
Coloca-se um cavalinho de brinquedo no Igbá de seu Orixá. Fala de tétano. Cuidado com cortes e ferimentos diversos. A pessoa gosta de masturbar-se.
A mulher tem que fazer ebó para que o mal não penetre em seus órgãos genitais provocando abortos.
O homem, se a mulher o abandonar, não deve ir atrás dela. Este é o osogbo e a principal interdição deste Odu.
Aqui fala Oduduwa que, por se deixar dominar por Ejiogbe, terminou sendo aprisionada. Não se deixe dominar por ninguém para não ficar desmoralizado.
Não se dá abrigo, em casa, a animais enfermos.
Não se abriga ninguém em casa para não ser prejudicado.
Tem que vestir-se de branco. Na roupa branca está sua felicidade.
Assinala uma guerra de grandes proporções que, para ser ganha, tem que se recorrer ao auxílio de Xangô. Colocar Xangô no pátio da casa, dar-lhe um frango vermelho e, durante seis dias, soprar otí60 e tocar xeré sobre o igbá.
Fala de doenças que se mantêm escondidas por muito tempo.
- - Aguardente de qualquer tipo.
Fala de inimigos ocultos que trabalham em segredo para prejudicar a pessoa.
Para resolver os dois problemas acima tem que dar peixe fresco a Xangô nos pés de uma paineira (Chorisia speciosa, St-Hil.).
Aqui foi tirado o poder de Yemanjá governar a terra e ela teve que regressar ao oceano onde reencontrou o seu poder graças aos arrecifes que a protegeram dos Ajés da terra.
Assinala perseguição de Eguns que querem levar a pessoa antes do tempo. Tem que
fazer ebó.
Disse Ifá: "A corrente está no corpo da pessoa". Você encontrará forças em si mesmo para safar-se do problema que o atormenta.
Disse Ifá: "A montanha se achava muito forte, mas o mar foi comendo por baixo até que a derrubou. "Com calma, paciência, inteligência e agindo em silêncio, o inimigo, por poderoso que seja, acabará derrotado.
EBÓ EM OGBEKANA PARA DESPACHAR EGUN.
Milho; diversos tipos de feijão; uma galinha; roupa velha e moedas.
Passa-se a galinha no corpo; sacrifica-se a Elegbara; rasgam-se as roupas no corpo da pessoa; coloca-se tudo num alguidar grande e despacha-se no cemitério com nove velas acesas.
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OGBEGUNDÁ OGBEYONO
REZAS DE OGBEYONU.
- - Ogbeyonu aiya adê mowaye orenio laiye adifafun Oduduwa wa iyenifá owaye Oduduwa Ikú seguere, aru seguere, ofo seguere, ejó seguere, ogu seguere, onilú seguere, axelú seguere, ona seguere.
- - Ogbeyonu kukunduku laiyami leke bebeleke. Ieke toxe. Oxá a un babalawo lodifafun yokan onifá ogui miyo olomowo aiye Elegba bogbo yeye otonifa, ideilu bogbo ixegui Ogun loiyeni Ogun.
Bogbo Oxá ileké lo bo eleiyefá omoloju ileké Egun obonleiye oju erinlá bebe ileké inhanfá foroloju. Inhanfá koferu boyu farawa otoniboxe ara Ikú taxo Naranara bebe ileké ara un babalawo Taranara jun adifafun.
Oluyebe obí Orun Awo obí ina Awo Oluyebe lobi Ikú jun, Awo Oluyebe lobi arun jun, Awo Oluyebe lobi ejó jun, Awo Oluyebe lobi ofo jun.
Okolo Yeye enifá ileké loyeye Awo ileké, bebe Orunmilá enifekun. Bogbo Oxawe, bogbo Oxá ena, adifafun Orunmilá.
- - Oba Olosa lofun ko mo meta, ati kere omoni, ati lele Omo ni Oxun, berewa Olofun okikilo omoni Iyemanja, Onisiko eni ku, adifafun omonifá Ogbeyuno, agba ori Egun loleyenifá.
CÂNTICO DE OGBEYONU
Efunxe Najara kun sebere kun abo ikun botono afirekun abo ikun xewere.
Neste Odu nasceram os ganchos com que se penduram as carnes nos açougues. Nasceram as muletas.
Por este Odu primeiro se recebe Elegbara e, só depois, se completam os Guerreiros. Odu de traição e de perseguição. Caminho de Xangô, Obaluaye e Oxun.
Por este Odu Oluwo Popo61 tinha três nomes: Lanlé, Adatolú e Olugage. Eram estes
nomes que lhes traziam as virtudes de guerreiro, bruxo e advinho, e que se chamam Ololá.
Neste Odu Oluwo Popo chegou na terra Arará vestido com pele de tigre e Xangô perdoou-o por suas faltas.
Os três primeiros adivinhos de Oluo Popo foram: Adisato, Abamiomi e Axetilu.
Foi neste Odu que Azawani correu o mundo montado num bode da montanha e, como o caminho era muito longo, teve que substituí-lo por um veado, chegando assim em seu reino na Terra de Arará.
Por este Odu chegam as maldiçöes que atingem os pés das pessoas. Assinala três cirurgias e problemas numa das vistas.
Aqui nasceu o ebó xirê62
Aqui Azawani se iniciou em Ifá e deu coroa a Xangô. É caminho de Babá Ajalá, o modelador das cabeças.
Deve-se oferecer sacrifícios a Babá Ajalá com a seguinte reza:
Epô malero, Epô malero, Ajalá Epô malero. Iyó malero, Iyó malero, Ajalá Iyó malero.
Ori malero, Ori malero, Ajalá Ori malero. Efun malero, Efun malero, Ajalá Efun malero.
Foi por este caminho que se assentou Oxun pela primeira vez.
O filhos deste Odu não devem, nunca mais em suas vidas, comer pombo. Não podem ingerir bebidas alcoólicas.
- - Qualidade de Omolú em Cuba que, segundo se crê, seria iniciado no culto de Orunmilá. 62 - Ebó, durante o qual, todos os Orixás são homenageados.
Devem cuidar de suas casas e não podem brigar com seus cônjuges para terem sorte
na vida.
Desmancharam um assentamento e desde então sua vida está atrasada.
Têm que respeitar os jacarés e não podem ser gulosos. Yonu significa: abrir demasiadamente a boca, coisa que fazem os jacarés em sinal de gulodice.
Têm que cuidar da cavidade bucal e do estômago para que não venham a ter problemas digestivos.
Fala de alterações do pâncreas. Para evitar enfermidades neste órgão deve tomar banhos com pó de osso de coelho misturado com efun e soprar a mistura dentro de sua casa.
No dia em que o Awo encontra este signo numa consulta para si próprio não pode sentar-se à mesa.
A pessoa que veio consultar-se está envolvida com um problema referente a agressão por arma branca. Para que o responsável não fique, ou venha a ser preso, é preciso fazer ebó com akukó, obé, uma roupa velha, terra de poço, obí, velas e moedas.
Não existe respeito no relacionamento matrimonial.
Se for homem está com problemas de impotência e é preciso fazer ebó para que não fique completamente incapaz para o sexo.
Se for mulher está enferma dos órgãos sexuais e, por este motivo, não pode gerar filhos. Tem que fazer ebó e depois untar a barriga com a mistura de ori-da-costa, pó de ataré e ewe dundun.
A mulher já perdeu o interesse pelo marido como homem.
Tenha cuidado para não agredir a um desafeto com arma branca. Suas relaçöes amorosas sofrem oposição de terceiros.
Seus inimigos zombam por vê-lo caído.
Cuidado para não ser escravo daqueles a quem escraviza hoje. O mal que sente no estômago é originado em sua boca.
Fala de separação e de afastamento o que pode ser resolvido com o oferecimento de um galo branco a Elegbara.
Cuidado para não ser escravo daqueles a quem escraviza hoje. O mal que sente no estômago é originado em sua boca.
Fala de separação e de afastamento o que pode ser resolvido com o oferecimento de um galo branco a Elegbara.
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