SEGURANÇA DESTE ODU.
O ventre e a cabeça de uma formiga bem grande; a placenta de uma criança do sexo masculino; terra recolhido dos lados leste e oeste de um formigueiro; cuaba-branca; três atarés; obí; poeira recolhida de um remoinho provocado pelo vento; raiz de espora-de-cavaleiro; raspa de chifre de boi.Coloca-se tudo dentro de uma panela de barro, cobre-se com tabatinga, enfeita-se com contas de diversas cores. Sacrifica-se, em cima, uma codorna e um etú e sopra-se vinho seco. (Come etú e aparo47).
- - Codorna.
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OGBEDI
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OGBEDI
REZA DE OGBEDI.
Ogbedi Kaka, Ogbedi Lele, ada xaxá asiko ebana adifafun ati Ogun tinxo oka mamá okpa marun elebó.
Neste Odu Xangô garante, gratuitamente, a sua proteção.
Para que os Awo deste Odu não fiquem impotentes têm que praticar sexo com suas mulheres quando estiverem menstruadas.
Neste Odu nasceu o hábito de piscar os olhos para mante-los sempre úmidos. Nasceram os maus desejos entre as pessoas.
Nasceram as negatividades que atormentam a vida dos homens. Nasceram as utilidades dos anzóis.
Nasceu a obrigação de pagar-se a quem colhe ervas litúrgicas. Nasceu o segredo de louvar-se Ori com pimenta-da-costa.
Foi neste caminho que o homem aliou-se ao ajapá para refrear o cavalo de Obatalá.
Se a mãe do cliente estiver morta, surgindo este Odu, tem-se que dar alguma coisa ao seu Egun.
Para dar Pinado48 ao afilhado que tenha este signo, o Awo tem que fazer muitas cerimônias para não se prejudicar.
Para fazer borí para o Awo deste Odu, é preciso também muito orô49, para que nenhum mal venha ocorrer ao oficiante.
É por este caminho que se dá um carneiro a Xangô. Proíbe o consumo do café.
- - Cerimônia de graduação dos sacerdotes de Orunmilá. 49 - Ritual, cerimônia religiosa.
É o Odu encarregado de despertar Orunmilá.
As filhas de Ogbedi devem viver na companhia de um Babalawo.
Indica a existência de um rapaz que gosta de abusar de meninas muito jovens e que, por este motivo, poderá ser preso, o que só servirá para degenerar ainda mais o seu caráter.
Para que isto não aconteça, faz-se ebó com um galo, duas galinhas, oito favas de aberé e dois cordões do tamanho de seu pé esquerdo. Tira-se a medida do pé do rapaz e dão-se sete nós em cada cordão. Um cordão vai integrar o ebó, o outro deve permanecer embaixo de seu travesseiro.
ITANS DE OGBEDI.
- - Orunmilá chegou a um vilarejo onde foi tão mal recebido e desprezado, que teve que oferecer uma festa com muita comida e bebida, para restabelecer o seu prestígio.
- - Numa manhã bem cedo, um rapaz ainda jovem, chegou à casa de Orunmilá onde foi recebido por Yeyematero.
Observando-o atentamente, Yeyematero respondeu simplesmente: "Desperta-o
então!"
O rapaz, prontamente, ajoelhou-se diante de Orunmilá para quem endereçou a seguinte prece: "Ogbedi Kaka, Ogbedi Lele, adifajoko barabamiregun adifafun Oxun, adifafun Ogun, Obinin Ogbesá Yeyematero afefe lo salu osolode awo loda lo ikin"
Então, Orunmilá despertou tranqüilamente e, neste exato momento, Oxun e Ogun bateram em sua porta, saudando ao dono da casa: "Boru, boiye, boxexe!"
Depois de responder a saudação, Orunmilá perguntou: "Quem é este jovem que demonstra tanto saber?"
"É Ogbedi..".- respondeu Yeyematero -"...Awo da Terra Ijexá que, a partir de hoje, substituirá Ogbesá, na tarefa de despertar o Senhor do Saber".
A partir deste dia, Ogbedi, por sua sabedoria, ficou encarregado de despertar Orunmilá todas as manhãs, com sua prece poderosa.
AMASÍ DE OGBEDI.
Folhas de bredo branco (Amaranthus viridis. Lin); romero (Rosmarinus officinalos); planatillo-de-Cuba (Ewe olubo - Nagô); botão-de-ouro; era; três pombos brancos; duas galinhas; quatro velas; obí; efun; mel; otí; um bastão de madeira; um pedaço de sabão branco; um pedaço de sabão amarelo; uma cabacinha; um lençol; bucha vegetal; uma muda de roupas velhas e uma muda de roupas novas totalmente branca.São necessários dois Awos para fazer este amasí, e um dos pombos é reservado para que se limpem, quando terminar o trabalho.
Quina-se as folhas e procede-se como na confecção de qualquer amasí, acrescentando todos os componentes. Depois de pronto, rasga-se a roupa velha no corpo da pessoa, dá-se-lhe o banho de amasí e coloca-se a roupa branca.
AXÉ DE SEGURANÇA POR OGBEDI
Limalha de vários tipos de metais; milho; duas lacraias; cabeça e ventre de formiga grande; casca de ovo de galinha; pó de casca de ovo de pomba; de penas de galinha e de pombo; 21 formigas; terra de formigueiro; 21 atarés; raspa de chifre de boi; raiz de saco-saco; raiz de paineira, raiz de palmeira imperial; cardo santo; canutilho; folha de pata-de-galinha; pega- pinto; terra de sepultura; 7 talos de plantas diferentes (perguntados no jogo) e pó de cabeça de ratão-do-mato. Coloca-se tudo dentro de um porrãozinho de barro, completa-se com tabatinga e se enrola contas de cores diversas ao redor.
EXÚ AFLEKETE (É um Exú de origem fon).
Confecciona-se a massa com pó de inhame misturado com pó de efun. Espalha-se o pó resultante sobre o opon e marca-se Ogbedi. Coloca-se o otá escolhido sobre o pó já marcado e sacrifica-se um pombo sobre tudo.Depois, à massa resultante, mistura-se osun; obí ralado; aridã; pó de leri ajá50; terra de casa; de quatro esquinas; de diferentes lugares onde haja movimento de gente; casca de 7 árvores diferentes; 7 atarés; sete folhas de ervas frescas; pó de osso de egun omobirin51 e sete folhas de Exú. Modela-se o Exú e enfeita-se com 101 búzios.
50 - Crânio de cachorro. 51 - Criança.
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I I I OGBEROSO
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I I I OGBEROSO
REZA DE OGBEROSO.
Ogberoso untele axe ebó tó ariku Babawá Orunmilá akpalosinan, akpo ebó rori Orunmilá Iseta Ogberoso untele axe. Ate deku atie. Atie deja, deja atie. Ate akukó, akukó atie. Atie agbado, agbado atie. Atie juju, juju atie. Omólon Otuarumale inkuin okpa adie.
Este é o Odu da verdade e da mentira, onde se confrontam duas inteligências.
A pessoa que vem consultar-se não confirma nada do que lhe é dito na consulta, mas, quando chega em casa, verifica que todas as mentiras que disse se tornarão realidade.
Por este motivo, quando surgir este signo, não deve ser registrado e sim substituído por outro, sacado logo depois. Provoca impressões demasiadamente fortes que podem abalar a saúde da pessoa.
Os filhos deste signo são invencíveis e, por isto, Olofin lhes deu o governo do mundo.
Se o pai da pessoa já estiver morto deve-se dar ao seu egun, um frango e um pargo fresco. Deve-se fazer ebó para que o filho não morra do mesmo mal que o matou.
O Awo deste signo usa um colar de Orunmilá com 16 contas verdes e 16 amarelas em cada gomo.
Neste Odu Orunmilá come com Inle Afokojéri e o Opon fica sobre Inle Afokojeri. Tem que jogar água em todos os ebós.
Ogberoso fica de pé no tabuleiro e por isto é chamado de "Opon". Trouxe o costume das pessoas se vestirem com penas de aves.
Quando surge numa cerimônia de atefá52, todos os Awos presentes devem passar no
corpo um ekú, um peixe e milho, que são enterrados num buraco para limpar a negatividade. Tem que oferecer um pargo ao Ori e, em seguida, dar a Exú aquilo que ele desejar.
52 - Cerimônia que tem por finalidade consultar Ifá marcando o Odu sobre o iyerosun espalhado no opon.
Agradeça ao espírito de seu pai e reze sempre para ele. Se for vivo, mostre-se sempre grato por tudo o que fez na vida por você.
É preciso ter muito cuidado com as vistas.
A incredulidade pode custar-lhe a própria vida. Agrade sempre a Exú.
Exú se diverte e ri de seus problemas.
Existe alguém que, com a intenção de prejudicá-lo, só lhe faz o bem. Não faça mal a ninguém, pois isto será a sua desgraça.
Evite banhos de mar, pois é ali que sua vida corre grande risco. Muita confusão e desentendimento em casa.
Para que haja prosperidade em sua vida é preciso cuidar de outro Orixá que não é o
seu.
A pessoa é filha de Santo homem, mas de homem tem muito pouco. Se for mulher pode ser lésbica ou ter tendências para o lesbianismo. Se não for lésbica, pode ser infiel, e isto poderá significar a sua morte.
Aqui Obatalá lançou uma maldição dizendo: "Aquele que me fizer algum mal, a mim, que não faço mal à ninguém, ficará cego para sempre."
A pessoa sofre obsessão e perseguição de Eguns. Tem que fazer ebó para afastar estes Eguns, e depois, desenvolver um trabalho espiritual para que não voltem a perturbar.
Este Odu prenuncia pranto irremediável.
O Awo deste Odu tem o dom de adivinhação pela revelação de Egun.
ITANS DE OGBEROSO.
- - Uma filha de Olodumare, mulher de muita beleza, foi à praça em busca de uma aventura amorosa e, desta forma, traiu quem lhe amava.
- - Naquele tempo as baratas não enxergavam e Orunmilá mandou que fizessem ebó para adquirirem visão. Feito o ebó, nasceram-lhes os olhos e elas puderam ver.
No dia em que Olodumare reuniu diante de si todos os animais, as baratas passaram por uma grande vergonha, pois Olodumare não podia distinguir os machos das fêmeas, uma vez que todos estavam vestidos com roupas idênticas.
EBÓS PELO CAMINHO DE OGBEROSO.
- - PARA PROBLEMAS DE TRABALHO.
Numa encruzilhada de rua, coloca-se no chão, pó de peixe defumado; de ekú; milho; epô pupá; otí; omi e caramelos. Sacrifica-se um pinto em cima de tudo e deixa-se junto a leri. O ará54 do pinto é amarrado pela pata esquerda com um fio longo, de forma que, ao voltar para casa, possa ser arrastado pelo chão até diante de Elegbara, onde é deixado. Dá-se coco a
Elegbara e pergunta-se (com o coco) o destino que será dado ao corpo do pinto e se deverá ser levado inteiro ou cortado em pedaços.
- - PARA QUE UM HOMEM VOLTE À COMPANHIA DE UMA MULHER.
Este trabalho só trará o homem de volta se for para o bem da mulher, caso contrário, ela encontrará um outro que a fará muito mais feliz.
54 - Corpo.
- - PARA TIRAR FEITIÇO DE DENTRO DE CASA.
No terceiro dia, depois de despachada a água da última quartinha, coloca-se, sobre cada marca do signo, um pouco de pó de ekú e de ejá, um pouco de epô e um punhado de milho. Passa-se um pombo branco nas pessoas da casa e no Awo, e puxa-se, deixando o ejé correr sobre os signos marcados atrás da porta.
Com o ejé, faz-se uma cruz na parte de dentro da porta, passa-se, em cima, um pouco de mel e se cobre com penas do pombo sacrificado, deixando assim durante mais três dias.
um rio.
No terceiro dia limpa-se tudo e se lava com omi tutu55 e se despacha nas águas de
- - PARA ALIVIAR QUALQUER TIPO DE SITUAÇÃO DESAGRADÁVEL.
Coloca-se, atrás da porta fechada, o igba-Oxóssi. Ao seu lado, arria-se um prato com uma vela acesa no meio. Marca-se Ogberoso no chão, reza-se o Odu e se dá coco e água fresca a Oxóssi, em cima do signo.
Sacrifica-se um eyele sobre o igbá. Abre-se, com uma faquinha, o corpo do pombo do peito para baixo, até o anus.
Coloca-se o ará aberto sobre Oxóssi e se pergunta para onde será levado e de que forma será despachado.
EXÚ WONKE.
Este é o Exú da mentira, tem três caras e leva uma carga diferente para cada umadelas.
Carga da primeira cara: Marfim; chifre de boi; obí; orogbo; osun; espora de galo; iyerosun e dente-de-leão (folha).
- - Água fresca.
Carga da segunda cara: Raspa de chifre de boi; coco seco; obí; orogbo; osun; 7 grãos de feijão; 7 grãos de ataré; 7 pimentas-da-china; folhas de copey (Clusia rosea. Jacq.).
Carga da terceira cara: Azougue; areia do mar; terra preta; terra recolhida de quatro caminhos diferentes.
As cabeças são montadas dentro de um casco de ajapá que leva, dentro, um otá de rio. Modela-se um só vulto com três caras, uma para cada lado. Enfeita-se tudo com contas pretas e vermelhas. Os olhos e as bocas são confeccionados com búzios.
Para este Exú, acende-se sempre três velas ou três lamparinas, uma para cada cara.
Sempre que se der ejebale56 de qualquer bicho, tem que sacrificar, antes, três pintos, um para cada cara.
SEGREDO DO ODU.
Se você perdeu um parente afogado no mar, tem que dar um galo ao egun e, em seguida, oferecer um pargo à Orunmilá. As aletas da barriga do pargo e uma do lado esquerdo devem ser colocadas dentro de seu Ifá, para que vença na vida.Cuidado com pessoas que o vigiam, esperando a chance para traí-lo.
- - Sacrifício com sangue.
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