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I I I I IROSOIWORÍ

 

REZA DE IROIWORI

Iroso Iwori, Iroso ni baiye, ni gbaun, ni tenxé, ni alodafun ayo omó Odé. Mafarefun Xangô.

 

Este é o Odu dos carregadores e estivadores. É filho de Irosun e Iwori
É signo de mal-agradecidos. A pessoa fala mal de quem mata a sua fome e lhe ajuda
em tudo.

Assinala que a pessoa já não suporta a carga que leva às costas.

Tem que ter cuidado com travessias marítimas, pois, numa delas, pode encontrar a
morte.

A pessoa tem muitas idéias inúteis, impossíveis de serem realizadas. Proíbe que seus filhos comam feijão preto.
Avisa que a pessoa dorme de um jeito e acorda de outro. Vai dormir pobre, e acorda rico, vai dormir doente, e acorda curado, e vice-versa.
As mudanças ocorrem repentinamente, durante o sono.

A pessoa não deve lançar mão daquilo que não lhe pertence.

Os filhos deste Odu têm propensão a adquirirem malária, por este motivo, devem precaver-se contra picadas de mosquitos.
Quando tiverem febre devem procurar, imediatamente, socorro médico. Têm um pé na cadeia e outro no cemitério.
O orgulho demasiado pode ser prejudicial à sua saúde, pode ocasionar-lhes  derrame
cerebral.

Assinala atos impensados. A pessoa age como louca, expondo-se à possibilidade de morrer, ser presa ou adquirir enfermidades graves que exigem internação hospitalar.
A pessoa tem parentes loucos ou portadores de graves desequilíbrios nervosos.


 

Tem que pagar uma dívida assumida com Obaluaye.

Se for homem, é perseguido por três pessoas por causa de uma mulher. Possui duas mulheres e ambas são muito ciumentas.
Tem três filhos, um dos quais é mestiço. Tem que dar comida a Orunmilá e a Ile.
Este Odu assinala problemas no estômago e no sangue.

A pessoa sonha mudar-se do lugar onde mora e vive triste por não conseguir. Para que isto seja possível, tem que fazer ebó.
Assinala morte da mulher. O marido tem que levá-la aos pés de Orunmilá para que seja submetida a um ebó.
Fala do recebimento de uma herança.

A mulher pode ser submetida a uma cirurgia para extirpar um órgão de seu   aparelho
genital.

Dá noticias de alguém que partiu com destino ignorado.

A pessoa tem que ter pulso para governar a casa e não permitir que as coisas aconteçam ao sabor do destino.
Neste caminho o camponês plantou uma palmeira desconhecida que, depois de crescida, criou tantos espinhos que, nem ele, conseguia colher os seus frutos.
A pessoa não deve ajudar ninguém, pois não haverá reconhecimento nem gratidão
pela ajuda.

Leva uma carga muito pesada e ninguém pode ajudá-la.

Em sua casa ocorrem muitas brigas conjugais. Se o cônjuge se mostrar muito enfurecido, é melhor que se separem logo.
Se um jovem pretende se casar é melhor que consulte um médico e, se houver necessidade, que se submeta a um tratamento antes das núpcias.
O peso que a pessoa carrega impede que seus objetivos sejam atingidos. Ensina que, os filhos de Aganjú, têm que assentar Oduduwa.


 

EBÓS DE IROSOIWORÍ

  1. - Um galo, dois pombos brancos, uma galinha, um boneco de madeira, um arco, uma flecha, uma coroa, uma lança de ferro, pano branco, pano preto, pano vermelho, vários tipos de cereais, um bastão de madeira, efun, osun, uáji, duas galinhas d'angola e muitas moedas.

Sacrifica-se o galo para Exú, um pombo e duas galinhas d'angola para Aganjú e o outro pombo para Orixá Okô.
Com a galinha e os demais ingredientes, faz-se ebó, dando sacudimento na   pessoa.
Despacha-se no lugar indicado pelo jogo.

 

  1. - Um galo, dois pombos, milho vermelho, efun, epo-pupá, mel e otí.

 

O galo é sacrificado para Exú, os pombos são passados no corpo e soltos com vida. O milho é colocado nas mãos do cliente que deverá sair e, fingido estar embriagado, espalhar os grãos pela rua onde mora até chegar à porta de sua casa.

 

 

 


 

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I    I I IROSODI

 

REZA DE IROSODI

Irosodi mandulaiye ati Rintoxe oun omó Orunmilá. Adifafun Orunmilá kowaye.

 

Por este signo as mulheres assumem o comando.

A pessoa tem que tomar borí com dois peixes frescos e oferecer duas galinhas pretas a Orunmilá.
Este Odu é filho de Irosun com Odi.

Fala do cedro, que é amargo, e da amêndoa, que é doce.

Oferece-se doce de amêndoa a Orunmilá, para obter-se uma graça. Este é o berço do amor.
Irosodi vive na água.

Aqui nasceram os defeitos ósseos nos braços e nas pernas, e a dificuldade que algumas pessoas têm para manterem a cabeça ereta sobre os ombros.
A pessoa é tratada com falsidade, tem que ter cuidado em ralação aos lugares que
freqüenta.

É um Odu do bem e do mal.

Fala do homem que embrulhou uma pedra em folhas de marabú (Planta herbácea da família das leguminosas), jogando-a na cabeça de seu próprio irmão que, com o impacto do golpe, caiu desmaiado. Aproveitando-se, o malvado encerrou-o numa caixa e atirou-o ao mar para que se afogasse.
A pessoa tem que cuidar de Obatalá.

Não deve confiar em ninguém, muito menos nos parentes. Não pode revelar seus segredos a ninguém.
Quando este Odu traz ire omó, prenuncia que, a pessoa, tem ou terá um filho que será a alegria de sua vida.
Este é o Odu dos coletores de ervas.


 

Indica que a pessoa possui três inimigos renitentes e implacáveis.

O pai, por ser severo demais em relação às amizades das filhas, fará com que se tornem mentirosas e dissimuladas.
Se a pessoa teve relações com uma mulher que agora está morta, deve mandar rezar uma missa por sua alma.
Não deve pular buracos nem atravessar mangues para não ficar impotente.

Se for mulher é mais decidida que seu companheiro, já teve outro marido e o abandonou.
Sofre de furor uterino.

Exú diz que é seu amigo, protetor e companheiro. Assinala vertigens, a pessoa deve procurar um médico.
Não pode subir em bancos, cadeiras ou escadas para pegar coisas que estejam fora do alcance de suas mãos.

 

EBÓ DE IROSODI

Um galo, um peixe bagre seco, ewe niye (Partenium hysterophorus. Lin.), um pombo e dezesseis oguidís.
O galo é sacrificado para Elegbara. O bagre seco é cortado ao meio. A parte da frente é oferecida a Elegbara, a parte de trás é moída e transformada em pó, que deve ser misturado ao iyerosun utilizado durante o ebó. A mistura é entregue ao cliente para que, durante oito dias, sopre um pouco da porta de sua casa para a rua, pedindo a união de todos. Todos os dias, depois de soprar o pó, o cliente deverá pegar um pouco do mesmo mergulhando nele o dedo médio de sua mão direita e, em seguida, esfregar sobre sua própria cabeça, descrevendo uma
linha reta que vai da testa até a base posterior do crânio. Os oguidís5  são oferecidos a Xangô e o
pombo é sacrificado em cima deles. Despacha-se tudo nos pés de uma palmeira.

 

 

 

  1. - Espécie de comida ritualística preparada com farinha de milho e diversos temperos.

 

 

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I    I  I IROSOWÓNRIN

 

REZA DE IROSOWÓNRIN

Irosowónrin ababoru ona odo adifafun Orú Lejó eiyele oni oko dundun, akukó lebó, ewefá lebó.

 

Este Odu fala de um rei que está ameaçado de perder a coroa. É filho de Irosun e Owónrin.
É caminho de Xangô e determina proteção de Elegbara. Aqui Elegbara come um galo junto com Xangô.
Por este caminho Orunmilá abandonou o Continente Asiático por causa do uso do
ópio.

Assinala toxicomania, da qual, a pessoa não tem forças para livrar-se.

Este Odu assinala que a mulher tem um Egun que a ajuda para que tenha sucesso como prostituta, dando-lhe dinheiro e posição social, mas tirando-lhe qualquer possibilidade de contrair matrimônio.
Se for o Egun de uma lésbica influenciará para a prática do lesbianismo. Tem que fazer ebó para livrar-se desta má influência.
Passa-se dois pombos brancos no corpo da mulher, dos seios até as partes genitais. Sacrifica-se os pombos sobre suas roupas (fora do corpo), embrulha-se as aves sacrificadas nas roupas e enterra-se tudo no cemitério.
A pessoa tem um pé na cadeia e outro no hospital.

Deve deixar de lado o orgulho para não se envolver em algum tipo de tragédia. Tem que usar um idé de prata em honra a Oxalá.
Indica que Yewá quer comer. Frita-se um pargo fresco, enfeita-se com rodelas de tomate e entrega-se a Yewá dentro de um cemitério.
Tem que oferecer sacrifícios à Terra, no quintal de casa.


 

Tem que fazer kotobo pinado6, para dar comida ao obé sacrificial. Puxa-se um pombo sobre o obé, deixando que o ejé corra sobre a lâmina. Enfeita-se o obé com penas das costas e do peito do pombo, embrulha-se com 16 folhas de iroko e deixa-se diante de Orunmilá durante 16 dias, depois dos quais, lava-se, passa-se ori-da-costa na lâmina e guarda-se no local de costume. As folhas e as penas são despachadas nas águas de um rio.
Passa-se uma galinha no corpo e sacrifica-se para Oxun.

Oferece-se, a Xangô, aquilo que ele desejar, no meio da porta do quarto de dormir.

Este Odu fala da fome provocada pela injustiça social e do abandono do povo por parte de seus governantes.
A pessoa, para não sofrer queimaduras, tem que ter muita atenção ao lidar com fogo.

Deve vestir uma roupa bem chamativa e ir a um lugar qualquer onde tenha muita gente. Depois, deve regressar à sua casa, tirar a roupa usada e vestir-se inteiramente de branco. Este procedimento tem por finalidade, chamar a atenção de Obatalá para que conceda coisas boas.
O homem deve ter cuidado para não se ver envolvido em tragédias causadas    pelas
mulheres.

Os Babalawos deste signo têm que ensinar tudo aos seus afilhados para não terem problemas causados por insatisfação.
Este é o Odu dos músicos.

A pessoa não tem trabalho nem dinheiro, mas, subitamente, obterá uma fortuna. Este signo é ire ajê7
Não deve dar as mãos à outras pessoas.

Fala de abandono por parte dos familiares porque, a pessoa, sendo despreocupada com a vida, só quer saber de festas, não buscando meios que garantam sua própria subsistência.

 

 

 

  1. - Cerimônia exclusiva do culto de Orunmilá

 

  1. - Uma benção que garante obtenção de dinheiro.

 

Assinala tendência para o uso de drogas.

 

SEGURANÇA DE IROSOWÓNRIN

Numa casa de marimbondos, coloca-se folhas de pikotó (Didypomanx morotoni, Dane & Planch.), um pedaço de iguí kaguángaco (para-mi) , um pedaço de galho de fendebilo (yamagua - Guarea trichilioides, Lin.), e um pedaço de galho de yaya (Ozandra laceolata, Asw. Benth.). Na segunda sexta-feira a segurança deverá comer o que for determinado pelo jogo, coloca-se, então, um chifre de bode e canta-se para Osain.

 


 

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I I  I I
I I I I IROSOBARA

 

REZA DE IROSOBARA

Irosobara iromagan opé ku iriwo Ikú ado, lodifá Kolará Oxá woni aiya tami omó fé Odu ni amabaxé kupá eure elebó.

 

Aqui nasceu o segredo das quatro colunas de Oxun. Este Odu é filho de Irosun com Obará.
A pessoa não deve dizer, a ninguém, para onde vai. Assinala morte por envenenamento.
O veneno está na cozinha.

Avisa sobre tragédias por causa de mulheres ou por coisas extraviadas. A pessoa não deve usar roupas pretas.
Aquele que erra com as mulheres é inimigo de Orunmilá.

Neste Odu a pessoa tem que assentar Ibeji, cuidá-los e alimentá-los sempre.

Se a pessoa é gêmea e se seu irmão já tiver morrido, tem que oferecer sacrifícios ao seu espírito, dar-lhe presentes e comidas para que não traga perturbações à sua vida. Agindo assim, o Egun passará a ajudá-lo em tudo.
Quando a palmeira morre as folhas caem ao seu redor.

O Awo tem que colocar, em seu igbá de Xangô, uma mão pequena de Ifá8 e um okpele. Esta mão de Ifá nunca poderá ser utilizada para consultas, devendo permanecer dentro da gamela de Xangô e comer junto com ele.
Neste Odu o assentamento de Osain leva um crânio de preá e tem que  ficar enterrado dentro de uma floresta por 16 dias.
A pessoa recebe uma maldição por faltar ao respeito com a mulher de um velho. Seus filhos se dispersarão e morrerão longe de sua casa.

  1. - Conjunto de 18 caroços de dendê (ikins) consagrados a Orunmilá.

 

 

EBÓ PARA FORTALECIMENTO

Um pombo, um coco, ori-da-costa, efun, dendê, uma folha de ewe olouro (flor-d’água), pó de peixe, pó de preá e milho.
Senta-se a pessoa num banco e risca-se no solo, ás suas costas, os signos de Oyeku Meji, Irosobara e Oxetura. Cobre-se as marcas com pó de peixe, pó de preá, dendê e grãos de milho. Em seguida puxa-se o pombo deixando que o ejé escorra sobre as marcas feitas no solo. Pinga-se uma gotinha do ejé sobre o ori da pessoa. Tudo deve ser feito pelas costas da pessoa. Os demais ingredientes são utilizados na forma de praxe. O corpo do pombo é imediatamente despachado no local determinado pelo jogo. A folha e o coco ficam nos pés de Oxun por cinco dias e, depois, são despachados num rio.

 

EBÓ EM IROSOBARA

Uma cabra, duas galinhas, duas frangas novas, pimenta malagueta, preá, peixe fresco, pó de preá, pó de peixe, milho vermelho, mel, velas e moedas.
Sacrifica-se tudo a Elegbara de acordo com o ritual de praxe. Pergunta-se onde será despachado. As carnes, com exceção dos axés, são comidas.

 

ITAN DE IROSOBARA

Orunmilá estava consultando quando Oxun ordenou que o pombo pousasse sobre o sue oponifá.
As patas da ave produziram, sobre o iyerosun espalhado na superfície do tabuleiro, as marcas do Odu Irosobara e, desta forma, Orunmilá foi informado da armadilha que seus inimigos haviam lhe preparado.
Em sinal de gratidão, Orunmilá fez com que as patas do pombo se tingissem de vermelho e abençoou o animal, colocando-o sob sua proteção.
Por este motivo os pombos não podem ser amarrados pelas patas, como se faz com as outras aves, mas sim pelas asas.


 

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I I  I I
I    I I IROSOKANRAN

 

REZA DE IROSOKANRAN

Irosokanran kukuté kukú adifafun Maladê tinakayá Orunmilá Obarabaniregun.

 

Este Odu ordena que o Awo estude Ifá. É filho de Irosun com Okanran.
Assinala perseguição de Ikú.

A chave de todos os problemas está com Xangô. Pergunta-se o que o Orixá deseja através do jogo de obí omi tutu9.
Até que se faça o que Xangô mandar, os problemas permanecerão insolúveis. Por este caminho Oxun come pombo junto com Xangô.
Este é o signo da imprudência. A pessoa tem que agir com mais cautela para que não se prejudique com suas próprias ações.
Neste Odu nasceu o câncer de mamas.

A pessoa não consegue casar-se com seu verdadeiro amor.

As filhas conseguem burlar a vigilância paterna e, quando se apaixonam, havendo oposição dos pais, não hesitam em fugir em companhia do homem amado.
Assinala acidente na rua envolvendo a pessoa e um estranho.

A pessoa deita-se para dormir e, por vezes, entra numa espécie de transe. Tenta falar e não consegue, embora esteja plenamente consciente.
A mulher tem dois amantes e um deles faz trabalhos para desmanchar o seu lar.

Assinala a existência de um trabalho feito e enterrado na porta da pessoa ou num jardim próximo de sua casa para que nunca consiga se erguer na vida.

 

  1. - Tipo de oráculo no qual são utilizados quatro segmentos de obí ou quatro pedaços de coco mais ou menos do mesmo tamanho. No último volume da presente coleção apresentaremos, em detalhes, a técnica que possibilita a utilização deste oráculo.

 

A pessoa tem que cuidar de problemas diversificados. Os parentes de seu cônjuge uniram-se contra ela.
Este Odu proíbe que seus filhos morem em casa de estranhos. Proíbe que guardem roupas e objetos de pessoas mortas.
Devem  ter  muito  cuidado  com  o  fogo,  suas  casas  podem  incendiar  com   muita
facilidade.

A mulher tem um amante secreto e alguém irá denunciá-la. Pode expulsar o marido de casa.
A sua casa está de cheia de pessoas de procedimento duvidoso. Tem que ter muito cuidado com pancadas e mordidas nos seios.
Uma pessoa julgada como vadia e indigna de confiança é quem ajudará na solução de um grave problema, garantindo vitória numa demanda muito acirrada. Nada poderá pagar este favor.

 

SEGURANÇA DE IROSOKANRAN

Três ekodidés, três raízes de atiponlá, três folhas da mesma erva, três ataré, pó de efun, pó de osun, uáji, obí, orogbo, pó de ouro, pó de prata, cascas picadas de ovos de galinha e de pomba. Um animal deve ser sacrificado

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