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Sempre que surge este Odu, tem-se que oferecer uma galinha à Oiyá depois de passá-la no corpo da pessoa.
Tem que dar comida a Egun, já que este Odu é o trono de Ikú.

No dia em que este Odu aparece no jogo, o Awo não pode sair na companhia de
ninguém.

O Awo deste Odu tem que usar quatro pulseiras de prata, duas em cada mão. Tem que receber kuanado.
Coloca-se um idé de prata em Orunmilá.
O okpele tem que ser confeccionado com ossos de veado ou chifres de carneiro. Lava-se o okpele com erva bana (Gouania polygama. Jacq. Urb.); ewe-ewe (Mirabilis jalapa.
Lin.); ewe dundun; ewe iroko e ewe okinkan (Spendias Membim. Lin.). Come galo e eiyelé.

O filá do Awo deste signo tem que ter, na parte de cima, um círculo na cor de seu Orixá. Deste círculo saem oito raios brancos ou prateados, imitando o Sol.
Toma borí com pargo fresco e cerveja branca.

 

EBÓ DE OGBESÁ.

PARA RESOLVER PROBLEMAS COM OUTRA PESSOA.

Faz-se um fetiche com os nomes completos da pessoa e os problemas em questão escritos num papel que se unta com ori-da-costa. Com o papel, faz-se um cartucho onde se introduz sete baratas vivas e se despacha no mato. Quando as baratas começarem a roer o papel e se libertarem, a intranqüilidade tomará a pessoa.

 

ELEGBA DE OGBESÁ.

Arranja-se um otá que tenha a aparência de um rosto humano. Dentro de uma panela de barro coloca-se o otá, um macaquinho de brinquedo, uma moeda com figura de homem (masculino), ossos de macaco, muita erva pé-de-galinha, erva tostão e sete flores sempre-viva.


 

EXÚ SHIKI.

Modela-se uma cabeça de barro em cuja massa se acrescenta terra de cemitério, um pouco de cal e muito azougue, além de dois ikins, pó de peixe, pó de preá, uma cabeça de frango, obí, orogbo, efun, osun, uáji, otí, mel e dendê. Depois de pronto, coloca-se olhos, boca e ouvidos de búzios e enfeita-se com contas de Exú e de Orunmilá.

 

EXÚ KATERO.

Também é modelado em forma de cabeça humana. Na massa leva terra de casa; 3 moedas de cobre; 3 grãos de milho vermelho; cansanção; 13 grãos de ataré; folhas de guiné; ewe oduyafun (Solanum torvum. Sw.); pó de ekú; de ejá; otí; raspa de chifre; obí; osun; dendê e mel. Depois de pronto coloca-se uma faquinha solta dentro do alguidar e enfeita-se com contas de Exú e de Orunmilá.

 

Folha de Ogbesá: Ewe Bana.

 

 


 

I I I I  I I I I I I I
OGBEKA.

 

REZA DE OGBEKA

Ogbeká adifá joko kanfun axe berebere omó Olofin orubó eure akukó, eiyelé, yarako, axo pupá, Orunmilá lorubo.

 

Cuidado para não ser preso! Não durma na casa de ninguém.
O Awo deste Odu é rodeado por uma aura de poder que o protege das negatividades que chegam por Xangô e Oxóssi. Para que esta aura não se rompa não pode se apropriar de nada que não seja seu.
Deve colocar uma faca em Elegbara, pois foi neste Odu que nasceram as marcas deixadas pelas mãos (impressões digitais).
Na primeira mão de Ifá põe um eleké de Osain e, na segunda, um eleké de Ogbeká. Por este Ifá a maldição do filho atinge o pai.
Odu de calúnias, vergonha e falsos testemunhos.

O Awo deste Odu tem que ter oito obís para cada mão de seu Ifá, devendo renová-los
todo ano.

Aqui nasceram os direitos das pessoas sobre a propriedade de terras e as escrituras de propriedade.
Por este caminho a mulher pode amarrar o homem, dando-lhe para comer, um pedaço de carne de vaca que tenha passado em suas partes sexuais.
É o Odu das quinquilharias. Seus filhos só vivem bem no meio de pessoas humildes.

É a origem dos altares, por isto, as pessoas deste Odu devem ter um altar com imagens em sua casa.
Este Odu fala dos coqueiros, dos testículos e do pênis.


 

Por este caminho Ojijí Iká perdeu o controle sobre seu filho e o confiou a Elegbara para que o criasse. Depois de criado, Ogbeká foi buscá-lo e Elegbara recomendou que não o levasse pois isto seria sua ruína.
Indica problemas no local de trabalho.

 

SEGREDO DE OGBEKA

Pega-se uma tábua de Atena, escreve-se nela os dezesseis meji, coloca-se um pargo pequeno no meio das pernas de cada meji inscrito, com as cabeças para cima. Sacrifica-se uma galinha preta sobre as figuras inscritas e sobre Orunmilá. Depois de sete dias procede-se um Itá com Orunmilá.
São necessários dezesseis Awos para que se realize esta cerimônia. Cada um deles deve rezar um dos meji e acender-lhe uma vela. As velas ficarão acesas em suas mãos e só serão colocadas no alto de cada signo, depois do último haver sido rezado. As velas são colocadas no alto de cada figura.

 

EBÓ.

Um galo para Exú; três ganchos de ferro; pano branco; pano preto; pano vermelho; sobras de comida; três ofás de ferro; terra de quatro caminhos; um pouquinho de iyerosun e bastante moedas. Fazer saraieiê e despachar no local determinado pelo jogo.

 

FOLHAS DE OGBEKA.

Cerejeira, ewe guna (folha de amendoeira), erva garro, ewe gugu.


 

I I I I I I I  I I I I
OGBETRUPON ou OGBETUMAKO

 

REZA DE OGBETRUPON

Ogbetumako kukujé ajá, kukujé ajá, arun atamá jubara kumisá Iyá Adelawá Orunmilá agbani lebó, Orun Ire Nirá kilodafun Exú.

 

Os filhos deste Odu, por mais inteligentes que sejam, geram um filho mais  inteligente
que eles.

Aqui ocorre a degola dos inocentes.

Quando surge este Odu tem que ser feito ebó para o pai do consulente, para que não venha a falecer precocemente.
Tem que assentar os guerreiros para que não venha a perder uma guerra em que está ou estará envolvido. Coloca-se, para Ogun, inhame untado com ori-da-costa e coberto com pano branco que, depois de sete dias, deve ser levado à uma mata onde será colocado aos pés de uma gameleira ou de um iroko.
Perto de Ogun tem que ter, sempre, uma garrafa de otí. Existem disputas familiares por casas ou terrenos de herança. Mostra abandono de domicílio.
Aqui, o babalorixá, a iyalorixá ou o babalawo tem que fazer tudo o que for indicado para o seu filho ou afilhado, caso contrário, estará determinando sua autodestruição.
As úlceras da pele podem ser curadas com folhas de ewe-pon (Poinciana pulcherrima. Lin.), coroa-de-espinhos, azeite e sal, aplicados em forma de emplastros.
Por aqui nasceram as bênçãos dos céus.

Tem que dar comida a Egun e oferecer-lhe um gancho de ferro e um facão.

 

Proteção de Oxóssi. Coloca-se uma flecha atrás da porta.

Disse Ifá: A mula que vive no estábulo na companhia de outros animais, se for muito maltratada, um dia desaparecerá para sempre.


 

Aqui Aroní64, com um tição, cegava as pessoas no bosque. É preciso ter muito cuidado com acidentes com os olhos.
Aqui foi firmado o pacto entre Orunmilá e Aroní e é por isso que se coloca carvão nos amasís de Osain.
Neste Odu, Orunmilá foi encarregado por Olofin de tentar recuperar os malfeitores que infestam o mundo.
Aqui nasceu a nostalgia de Orunmilá.

A pessoa tem um Egun que lhe diz as coisas ao ouvido. Este é o caminho de Exú Ní, que possui duas caras.


flecha.


Neste Odu quem decide é Oxóssi, aquele que ensina aos meninos o uso do arco e

 

O Awo tem que receber Olokun com abo funfun65 . A pessoa é vulnerável a bruxarias.

 

64 - Anão desprovido de uma das pernas, servidor e acompanhante do Orixá Osain. 65 - Carneiro branco.


 

I I I I I I I
I I OGBETUA

 

REZA DE OGBETUA

Ogbetua mo foú sesí adifafun Oluwo Alade Mofú Sesí adifafun ajapá tiroko lole nifá ojegue Oduduwa mowale iyere Olofin.

 

Neste signo nasceu o Okpele Ifá.

Nasceu o incesto praticado entre mãe e filho. Não se pode criar filhos adotivos.
Aqui o homem aprendeu a fazer esculturas.

Foi este Odu que, pela primeira vez, ensinou aos babalawos a usarem gorros. Olofin abençoou o gato, o macaco e o ratão do mato.
Aqui separou-se a lama da areia.

Foi neste Odu que, pela primeira vez, se abriu um buraco. Nasceram os segredos de Azawani.
Nasceu Oraniyan, a voz do vulcão, o mais poderoso dos Ebora. Oxun lançou maldição em Orunmilá pelo maltrato que lhe infligia. Aqui a Terra apodreceu pelos pecados da humanidade.
Firmou-se um pacto entre Oraniyan e Dadá Ajaká.

Quando este Odu surge trazendo osogbo Ikú, arun ou ofo66, manda-se o consulente fazer alguma coisa para Egun antes de tudo.
Fala de doenças no sangue e na cabeça.

Aqui nasceu a doença do sangue conhecida como anemia.

 

66 - Perdas.


 

Os filhos deste Odu não devem ter cães em casa, pois esses animais roubam-lhe a
memória.

Devem assentar Azawani e usar seu eleké.

Uma grande sombra se interpõe entre Orunmilá e o Awo deste signo e o Orixá acaba por virar-lhe as costas. Tem que andar na rua para receber o ire.
Quando Ogbetua aparece numa cerimônia fúnebre prenuncia que, em breve, as pessoas tornarão a se reunir com a mesma finalidade, ou seja, um dos presentes morrerá dentro de pouco tempo.
Todos os sacerdotes presentes têm que oferecer um akukó funfun para salvarem-se do presságio.
O Awo deste signo morre solitário.

Prenuncia que o consulente ou alguém de sua família fará uma viagem  para o exterior e lá se casará.

 

EBÓS EM OGBETUÁ 1 - TRABALHO PARA ATIVAR A MEMÓRIA:
Prepara-se um pó com cabeça de galinha torrada; efun; folhas de Osain trituradas e secas. Mistura-se este pó com um pouco de ori-da-costa, embrulha-se em folha de algodoeiro. Todos os dias, retira-se um pouquinho da massa e passa-se no alto da cabeça.

 

2 - PARA MULHER GRÁVIDA AMEAÇADA DE PERDER O FILHO:

Pega-se um ovo de galinha e unta-se com ori e efun. Passa-se o ovo na barriga da mulher, diretamente sobre a pele, dizendo: "Assim como Oxun come galinha e assim como a galinha põe ovos que lhe dão pintinhos, da mesma forma esta mulher terá seu filho com vida e saúde".
Em seguida o ovo utilizado é envolvido num pano estampado e colocado nos pés de Oxun durante cinco dias, depois dos quais, é despachado numa cachoeira.
Observação: Este trabalho deve ser feito por uma Apetebi.


 

GARRAFADA PARA IMPOTÊNCIA:

Ewe tuko, (Aristolochia trilobata. Lin.); pau de cajá (Allophyllus cominia. Sw.); ewe atiodo (Rhizophora mangle. Lin.); ewe abá (Spendias membin. Lin.); raiz de uva-do-mato. Prepara-se uma infusão destas ervas fervidas em conjunto; coa-se e mistura-se com vinho branco. Toma-se três doses por dia, durante sete dias. No oitavo dia toma-se uma infusão de folhas de mamoeiro (Carica papaya. L.).

 

EXÚ ALAMIBARÁ.

Arranja-se um boneco masculino de cedro para servir de imagem para o Exú. Na cabeça do boneco faz-se um buraco onde se introduz um pedacinho de osso de leri egun. Prepara-se a massa onde será fixada a estatueta com os seguintes ingredientes: Pó de preá; obí; orogbo; aridan; pó de cabeça de gavião; pó de raiz de efunkoko (Pithecolobium arborem. L. Urb.); de ewe abá e de pega-pinto. Pronta a mistura, espalha-se sobre o opon e reza-se Ogbetua. Depois mistura-se com a tabatinga e acrescenta-se azougue, otí, mel, epo-pupá, uáji, efun e osun. Coloca-se a massa dentro de um alguidar de barro e fixa-se o vulto de madeira em cima. Come um pombo preto, cujas penas, axés e cabeça são colocados dentro do alguidar.

 

EXÚ OBAKERE.

Este Exú também é assentado num boneco de cedro que deve ser vestido com uma calça de pano listrado de preto e vermelho e uma camisa branca. Sobre a cabeça, coloca-se um chapeuzinho de palha.
À massa, acrescenta-se os pós de cabeça de gavião, de osso de egun, de casco de ajapá, de cabeça de frango, de peixe defumado, de codorna, de ouro, de prata, de cobre, de efun e de preá. Depois de misturar todos os pós com a tabatinga, acrescenta-se à mesma: 7 ataré; um pouco de iyerosun; três búzios; três pedaços de azeviche; 1 pedaço de marfim; azougue; mel; dendê; aguardente de cana e as seguintes vegetais picados em pedaços bem pequeninos: raiz de arabá, de limo-de-rio (Osmunda regalis. Lin.), e de levante. Folhas inteiras de vence-demanda; ewe ka (mentha sativa. Lin.); ewe okoeran (Erva guiné); ewe kunino (amansa-guapo); abre-caminho; para-raio; ewe fendebilo (Guarea trichilliodes. Lin.) e vence-demanda.
Enfeita-se a roupa com 11 búzios. Leva, no pescoço, um fio com 11 contas vermelhas, 11 contas negras, 11 contas brancas e 7 búzios.
Come franga, galo e ajapá.


 

EXÚ BELEKE

Um otá polido pequeno, 3 grãos de milho, 13 grãos de ataré, 2 esporas de galo bem grandes. Faz-se um furo nas esporas e, dentro da primeira, coloca-se pó de preá, dentro da segunda, pó de peixe defumado. Modela-se uma cabeça com a tabatinga onde se misturou 7 diferentes tipos de folhas de Exú devidamente trituradas, azougue, epo-pupá, mel de abelhas, otí, efun, osun, uáji, aridan, obí e orogbo, (tudo bem picadinho). Enfeita-se com 3 moedas de cobre, 3 búzios para os olhos e a boca e coloca-se, no alto do crânio, uma pena de ekodidé e uma faquinha. Coloca-se 3 ofazinhos de ferro dentro do alguidar.

 

EXÚ LALÚ

Assenta-se com um otá poroso. Leva a massa idêntica à de Exú Beleke à qual acrescenta-se ouro, prata, 3 unhas de galo e iyerosun rezado de Ogbetua. Com três búzios faz- se os olhos e a boca, coloca-se 3 moedas de cobre em volta e enfeita-se a base com muitos búzios. Leva três ofás de ferro pequenos dentro do alguidar.

 

 

 


 

I I
I I I I I I I
OGBEATE

 

REZA DE OGBEATE

Ogbe Mata Alamata; Alamata omó Awoxe Mafitarun adifafun Omá Banixe ekodidé, adê, ekú, ejá, eiyelé, efun, osun. Obatalá owo mesan elebó.

 

Disse Ifá: "Orunmilá sempre faz alguma coisa em favor das mulheres". É preciso tomar muito cuidado com acidentes de trânsito.
A pessoa sairá vitoriosa numa questão judicial, mas poderá permanecer presa por algum tempo.
Cuidado com a morte que entra e sai de sua casa.

Cuidado com os ciúmes das mulheres. Cuidado com as mulheres. Oxun vive esperando por sua atenção e por seus cuidados.
Neste Odu conheceram-se Oxun e Ogun.

Aqui nasceram as pestes que dizimam populações.

Nasceram os poderes do cérebro humano e todo o sistema cerebral. Por este caminho Orunmilá foi atirado ao rio.
Por ser o grande traidor, Ogbeate recebe o nome de Oberekuntele.

O Awo deste Odu deve ter um okpele de metal que faça barulho ao ser jogado para que Oxun saiba que está trabalhando com Ifá.
Tem que colocar um freio de cavalo no igbá-Ogun para que possa manter controle sobre seus filhos e afilhados.
Coloca-se, em Oxun, 5 ferramentinhas de lavoura, confeccionadas em metal dourado que devem ser lavadas com omieró e rezadas no tabuleiro com Ogbeate.
Deve usar um cinto de couro de touro na cintura sempre que quiser resolver qualquer
problema.

Deve colocar em seu Ifá um pedaço de pau-ferro.


 

Tem que possuir um okpele feito de pau-ferro. Este okpele tem que comer um galo junto com Xangô e peixe fresco com Ogun para que nunca diga mentiras.
Assinala um pouco de fraqueza sexual. Colocar arapucas de passarinho em Elegbara e um Ogun.
Tem que criar uma galinha e deixar que ponha ovos que não podem ser comidos. Não se pode ter gaiolas vazias em casa.
Quando estiver doente deve consultar outro babalawo.

Quando quiser ter muitos clientes, ponha 16 tabuinhas com mel para Orunmilá e tome banho com botões de rosas amarelas e um pouco de mel.
Colocar, em Orunmilá, 21 otás pequeninos que tenham comido uma galinha choca.

 

EXÚ DE OGBEATE (OBARANKE)

Prepara-se a massa com tabatinga; terra de quatro esquinas; poeira colhida de um remoinho de vento; erva de São Diego (Gomphrena globosa.Lin,); ewe oma (Espaedea amoena. A.Rich.); cansanção; 13 ataré; obí; orogbo; osun e aridan. Assenta-se num otá polido. Modela-se uma cabeça com olhos e boca de búzios e, em cima, coloca-se uma pena de ekodidé.

 

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