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I I I I I I I I I I I OTURAXE REZA DE OTURAXE Oturaxe Baba Yengue idá kudá irú kukú isé kuté obere ketá oni Babalawo to iban Exú. Axé Olofin Iyá kudá irú kurú isé kuté obere kutá ono Babalawo. Lodafun Orunmilá ise kuté oiyere nifá to iban Exú. Este Odu é filho de Otura e Oxe. Saúda-se cantando: Oxe be, Oxe be Axé to. Oxe be kebofi komadura. Axé to Oxe be to iban Exú. Este Odu assinala que foram cumpridas as determinações de Olofin. É caminho de Obatalá. Aqui o afilhado, por ocasião da morte do padrinho, herda o seu Axé. Neste Odu, o padrinho tem que dar os direitos ao afilhado, caso contrário, o Egun que acompanha o afilhado pode matá-lo. É Odu de Babá Egun. Aqui a mulher tenta dominar o homem. Coloca-se inhame para Obatalá. Para Xangô oferece-se banana-da-terra e fruta-do-conde. Para salvar um casamento, oferece-se um pombo às cabeças do marido e da mulher. Na mesma noite têm que fazer sexo. Aqui nasceu o reflexo dos três seres que acompanham o ser humano durante a vida. O eleké de Orunmilá do Awo deste Odu tem que levar um pedaço de osso da mão direita de um Egun. Quando se faz ebó de opon por este Odu, enquanto se roda o ebó sobre o tabuleiro com a mão esquerda, com a direita vai-se jogando iyerofá em cima dele, sempre cantando a cantiga acima descrita. Este Odu é da Terra Fulani. A pessoa deve ter uma imagem de Buda em sua casa. A pessoa adormece em qualquer lugar que se encontre. Tem dificuldades para assimilar e aprender. É protegida por um espírito chinês. Tem costume de sentar-se no chão com as pernas cruzadas como fazem os chineses. Sofre de tiróides. Deve ter cuidado com hérnias abdominais. Tem problemas de cabeça que podem ser retardamento mental ou psicose. Tem que cuidar-se clínica e espiritualmente. Deve evitar uma situação embaraçosa ocasionada por roubo ou aberração sexual. Pode ter problemas com pessoas invertidas de ambos os sexos. Deve usar as unhas crescidas para aumentar a sua sorte. I I I I I I I I I I I OTURAFUN OTURA ADAKOÍ REZA DE OTURAFUN Otura Foká adafase adafata, ewe odafafá akpa Orun adifá kokan ori, preté korugbo awaté borí exesí orugbo exesí meje. Este Odu é filho de Otura e Ofun. Aqui nasceram as secreções nasais. O inimigo da pessoa é imperfeito. Aqui fala a flor da morte. Avisa que um amigo ou parente vai ser preso. Os favores escravizam o homem e podem até matá-lo. Caminho de Obatalá, Iyemanjá, Oxun e Ogun. Quando se vê este Odu, arruma-se o dinheiro da consulta sobre o okpele. Este Odu determina que a pessoa tenha que fazer Ifá, receber kuanado, assentar Iyansã, Osain e Omolú. Quando este Odu surge em atefá, a primeira coisa que se faz é lavar as duas mãos de Ifá com omieró, depois, quando terminar o Itá, o padrinho, o Ojugbona, o Obá e o Awo têm que tomar borí com uma cotia. Depois a cotia é defumada e se espalha pela casa para que vá se desfazendo, e assim, afastando as moléstias que este Odu-Ifá traz para as autoridades sacerdotais que participam das cerimônias em que ele surja. Neste Odu, seja qual for a mensagem, tem-se que fazer ebó para garantir a sorte. EBÓ EM OTURAFUN Dois pombos brancos, duas cervejas brancas, dois ekú, duas favas de ataré. Depois de feito o ebó tem que dar borí para que a sorte seja garantida. Quando surge este Odu num jogo de okpele, passa-se epô no okpele antes de continuar a consulta. Quando surge num jogo de ikin, passa-se epô nas mãos, lava-se com omieró, seca- se e depois continua-se a consulta. Este Odu assinala que a pessoa é violenta e pode até matar. A coisa mais importante para as pessoas deste Odu é o sono. Quando um filho deste Odu estiver dormindo, para despertá-lo, tocam-se suavemente os pés para que não se torne violento. Este é um Odu de negociantes, onde tanto se obtêm a riqueza como a miséria repentinamente. O dono deste Odu tem que oferecer uma cutia a Obatalá para livrar-se das maldições. Oferecem-se duas galinhas pretas a Orunmilá para que o Awo não se prejudique. Neste Odu nada morre sem antes adoecer. Faz-se ebó com uma língua bovina temperada com cânhamo e milho seco e oferece- se um pombo branco à cabeça. O dono deste Odu tem que dar comida a um rio, depois, enfia a mão na água e retira uma pedra que será a base do fundamento de um assentamento que terá que fazer um dia. DESVENDANDO OS SEGREDOS DE IFÁ PARTE XIV REZA DE IRETE MEJI I I I I I I I I I I IRETE MEJI Ejelembere akoré ajaré Eyelembere ladifá Ejelemere asarei fenixe ki Ifá Aje adifafun Orunmilá. Adifafun Oxun. Adifafun poroyé. Este é o 14º Odu na ordem de chegada do sistema de Ifá. É um Odu masculino, filho de Elemere Wasá e Olomú. Segundo os nagôs, Irete é conhecido também como Oji Lete ou Ori Ate, que significa: "Iporí da Terra" Em yorubá o termo Irete significa: "A Terra consultou o Ifá". Irete é um signo da Terra (Ile em yoruba e Akungba em fon) e de domínio terrestre, desta forma, tudo o que está morto lhe pertence. Sob sua égide nasceram os abcessos, os furúnculos, a varíola, a lepra e uma febre eruptiva e mortal conhecida como "Nutité". Este signo não deve jamais ser mencionado na companhia de Oxe Meji. "Bokonon ma do o" (Um adivinho jamais pronuncia este nome), o que significa dizer que os amolu gerados pelo encontro destes dois signos, não podem ser mencionados pelos seus verdadeiros nomes. Representa a personificação de Omolú e uma das principais interdições que impõe aos seus filhos é de matarem formigas. O Awo deste Odu tem que ser muito corajoso e necessita fazer ebó em si mesmo com muita constância, para livrar-se da influência negativa dos seus arajés. Sempre sabem com antecedência o que lhes irá acontecer de bom ou de ruim. Irete Meji recebeu de Olodumare o poder de ressuscitar os mortos, por este motivo enfrenta e insulta Ikú que nada pode fazer contra ele. As pessoas de Irete Meji têm a proteção incondicional de Oxóssi e de Omolu. Este Odu recebe e distribui sobre a Terra, tudo o que se pode desejar da vida. Dizem que tem um pé na terra e outro no mar, por isso, acredita-se que vibre com muita intensidade na beira-mar. É um Odu muito forte, marca vida longa e assegura longevidade para seus filhos. Suas folhas ritualísticas são: Ewe ejé (Sangüinária) e orikpepe. Aqui se forma o corpo astral e o perispírito. Faz-se itutu1 ainda em vida. O iyefá deste Odu leva pó da casca do coco de dendê. Neste caminho as mulheres andam em busca de carinho. É um signo onde amor e alegria andam lado a lado com tristeza e pranto. Aqui Elegbara presenteou Olofin com uma coroa com dezesseis caurís, dezesseis ekodidés e dezesseis pulseiras de marfim. O Awo deste Odu oferece um galo a Elegbara dentro de um cesto. Neste caminho Orunmilá avisa ao Awo a chegada de sua morte com dezesseis dias de antecedência. Os filhos deste Odu são pessoas cheias de graça e dulçura e, por isto, costumam ser vaidosas e suas palavras em relação aos outros costumam ser cheias de ironia e sátira. As pessoas podem facilmente ser enganadas por eles. São descrentes de tudo, consideram-se insubstituíveis, acham que ninguém os merece, mas sofrem muito em decorrência de seu próprio orgulho. Gostam de viver e de vestir-se com certo luxo e vivem gabando-se e exaltando suas qualidades, achando-se superiores aos demais. São incapazes de sacrificarem-se por quem quer que seja e só se esforçam se tiverem a certeza de obter alguma vantagem. Quando se sentem feridos em sua vaidade, tornam-se perigosos, sendo capazes até de matar. Não se arrependem do que fazem nem do que dizem. Suas respostas são como punhais que ferem profundamente e jamais se desculpam dos erros cometidos. 1 - Cerimonial fúnebre. É um Odu de riquezas, este é seu ire, mas sempre traz contrariedades e armadilhas. Seu osogbo provoca escassez e necessidades. Neste Odu imperam Oxun, Ogun e Nanã Buruku. Coloca-se um pedaço de chifre de veado no ikofá. Aqui nasceram as forças das mãos e dos dentes. Fala Logunedé. Foi neste caminho que Ogun ficou embrutecido e ensina porque os filhos de Ogun não interpretam Ifá. Ensina que anteriormente todos os ogues2 pertenciam a Ogun. É este o Odu que deve ser riscado atrás da porta de casa quando se sacrifica pombo para espantar axelú. Assinala uma enfermidade nas pernas que pode ocasionar paralisia. Quando surge numa consulta, oferece-se 16 akarás a Olofin e durante 16 dias faz-se rogações e dorme-se com um gorro verde e branco. Sacrifica-se duas codornas para Xangô. Com os corpos, retiradas as cabeças, faz-se um pó que deve ser misturado ao sumo de folhas de romero para ser friccionado nas pernas em caso de enfermidades nestes membros. As cabeças das aves ficam no igbá de Xangô. Por este Odu Xangô nasceu em Takpa, conquistou outras terras e por quatro vezes foi coroado rei. Ensina que o primeiro a fazer Santo na Terra foi Oduduwa e que Orunmilá o iniciou em Ifá. Por este motivo o primeiro a levantar a tesoura e a navalha deve ser o Babalawo. Neste Odu Ogun e Osain se unem, da mesma forma que Olokun e Osain. Assinala que a pessoa que se consulta tem que fazer Santo ou tomar obrigação antes que decorra um ano. Ordena que se aprenda as cantigas de Orunmilá. A pessoa tem vocação musical. Proíbe que se coma galinha. O Awo tem que colocar um pé de veado em seu Ifá. 2 - Chifres A pessoa é incomodada por ruídos inexplicáveis em seus ouvidos, mas isto é um dom que deve ser desenvolvido. Tem que ter cuidado com úlceras nas pernas. Proíbe a seus filhos abrirem buracos ou cruzá-los. A pessoa tem que preparar um dispositivo de defesa em honra de seu Orixá, que é feito da forma que se segue: Pega-se três lenços, sendo um branco, um amarelo e um azul, amarra-se uns aos outros pela pontas e deixa-se em cima do Santo, usando-se sempre que houver necessidade. Determina que se tenha muito respeito a Ogun e à Oxun. Se for homem deve cuidar muito bem de sua mulher e de sua filha. A sorte do homem aumenta na medida em que cuida do Orixá de sua mulher. A mulher da sua vida é filha de Oxun. Tem uma filha que não conhece, feita em suas andanças pela vida quando, sem saber, engravidou uma mulher. O ponto fraco do seu organismo é o estômago. SEGURANÇA DESTE ODU Coloca-se dentro de uma cabacinha: Terra de quatro esquinas, um pouco de lama do fundo de um rio e uma pedrinha retirada do mesmo rio. Sacrifica-se uma galinha sobre a cabacinha e coloca-se atrás da porta. EBO PARA VENCER IKU Carne bovina, igbín e pó de ekú. Este ebó tem que ser feito à noite. I I I I I I I I I IRETELOGBE IRETEUNTELU IRETE ENTEBE MORE REZA DE IRETELOGBE Irete Entebe more abiri kolo omolubo abata ati Kotopó omó lubo owará yaniyé omolubó meta laba pari ati meta laba merin lodafun Igbani, lodafun Laniyé. Este Odu é filho de Irete e Ogbe. O Awo deste signo tem a virtude de conseguir burlar a justiça. Aqui foi onde Osain levantou a mão contra Orunmilá, e o bode, defendendo Orunmilá, agrediu a Osain. Por este motivo, até hoje, Osain não pode com Orunmilá. As pessoas deste signo não devem prestar favores, pois ninguém lhes demonstrará gratidão. Quando surge este Odu, sopra-se água por três vezes e depois otí, também por três vezes, na porta de casa. A pessoa deve evitar alimentos muito condimentados, enlatados e embutidos, pois tem tendências a sofrer das hemorróidas. Aqui nasceu Obatalá Yeku Yeku. É caminho de Baiyani. Aqui nasceu o toque de agogô em honra de Obatalá e o motivo pelo qual se cobre Obatalá com algodão, ori e efun. Não se deve permitir a permanência de estranhos dentro de casa. A pessoa não deve permitir que donzelas durmam em sua casa em trajes sumários, pois pode perder a cabeça e cometer uma violação. Sua casa é governada por Obatalá. Não pode pisar em cinzas nem em sangue. Não deve cortar ervas depois das 18 horas. Fala de violação sexual. A planta deste Odu é o iguí fun (Simaurobo glauca), também conhecida com "Pinhão florido" Se oferece oito igbín a cada mão de Orunmilá. Indica que a pessoa pode ser presa, mesmo que seja por engano, mas, que no fim, tudo se resolverá de forma satisfatória. Proíbe matar formigas. Para a impotência, toma-se chá de ewe yila (Thumbergi fragans) com pau de resposta e obí ralado. Determina que Olokun deva ser assentado numa tigela. Assinala fenômenos marinhos, como ressacas que fazem com que o mar, aliado à Ikú, invada a terra e venha retomar o que um dia já foi seu. Assinala falta de respeito e de consideração do afilhado pelo padrinho. Fala de atividade sexual. A mulher que tem este Odu tem tendências à prática da prostituição, ou é mulher fácil e de vida sexual desregrada. Os donos deste signo podem morrer pelo uso excessivo do álcool. Quando o Awo encontra este signo numa consulta, depois que o cliente sai, deve limpar-se com um galo e perguntar se precisa fazer ebó. Se for necessário, depois que fizer, o ebó é despachado na esquina de sua rua porque é ali que seus inimigos estão lhe fazendo feitiços. Assinala avareza e vaidade. A pessoa faz de tudo para que seus filhos se casem com pessoas de dinheiro ou de posição elevada, embora não exista amor. Isto trará infelicidade e revolta que ocasionarão muitos problemas no relacionamento da pessoa com os filhos. A pessoa teve duas mães, uma que a criou e outra que a pariu. Se não recebeu a devida atenção do pai, e se ele já for morto, deve oferecer um bode velho para obter sua ajuda e proteção. Este Odu traz doenças tais como: cirrose, problemas intestinais, hemorróidas, infecções da garganta, problemas com o sangue e com os ossos. As folhas deste Odu são: Ewe laxéo, (Cordia collococa), ewe tete (Bredo sem espinho - Amaranthus viridi) e ewe sansan (Espécie de trepadeira da família das corcubitáceas cujas flores se assemelham ao jasmim). A pessoa deste signo, seja de que forma viva, sempre será vítima de inveja e de calúnias. Foi amaldiçoado quando ainda estava no ventre de sua mãe. Assinala, no homem, coágulos de secreções na próstata. Neste caso a ingestão de bebidas alcóolicas pode ser fatal. Se a pessoa cuidar corretamente de Ifá, dos Orixás e dos Eguns, poderá possuir tudo o que desejar em sua vida. Tem que ter cuidado para não ser roubado, quer seja em bens materiais, por pessoas vivas, quer seja em sua sorte, pelos mortos. Deve evitar que uma pessoa de vida torta pernoite em sua casa. Isto acarretará problemas com a justiça. Aqui a babosa roubava de Obatalá que, depois de fazer ebó com cinzas e otí, logrou descobrir o ladrão. Para acabar com a coceira que sente na garganta, a pessoa deve fazer gargarejos de ewe sansán (Trepadeira da família das corcubitáceas cujas flores se assemelham ao jasmim) com a água da quartinha de Oxun. Para assegurar a tranqüilidade e a segurança de sua casa, deve colocar dois cascos de igbín atrás de sua porta. Deve ter uma bandeira branca em sua casa, pois, independente do Orixá de sua cabeça, sua casa é governada por Obatalá. Aqui Elegbara quis apoderar-se de três diloguns que não lhe pertenciam e, para isto, usou de todos os meios, chegando a praticar verdadeiras atrocidades, não respeitando a ninguém nem a nada, conseguindo finalmente, seu intento. Apesar de todo o mal que praticou, não sofreu nenhuma punição por parte de Olofin. Por este motivo o jogo de Elegbara tem 21 búzios. Aqui nasceu a virtude de burlar a lei e a justiça. Ensina que o ewe sasán é posto em Ifá e, por este motivo, em caso de doença, serve para curar a pessoa, seja qual for o mal que a aflija. A pessoa deve ter muito cuidado para não receber uma fruta ou um cigarro trabalhado para lhe ocasionar o mal. Este Odu é caminho de Abíkú.

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