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I I I I IROSOTRUPON
REZA DE IROSOTRUPON
Irosoturukpon tutu abeneri, Koiye Wanadoró. Ifá yokafun Yemanjá Obadorô Awo Ire Baiyani. Xangô Awo Maro eledé afafé lokoniedé wawá iyeré abebe laiye Ifá.
Aqui nasceu a hemorragia intestinal. Este Odu é filho de Irosun e Oturukpon. Assinala roubos contínuos.
Assinala o poder de clariaudiência dado por Olorun ao filho de Ogun e ao filho de
Osain.
Este Odu proíbe que seus filhos façam força. A função do Awo é falar e não, levantar peso. Fala de doenças venéreas.
A pessoa tem que ter cuidado com hérnias umbilicais e escrotais.
Assinala desentendimentos dentro de casa. A mulher e o marido discutem muito e desejam separar-se.
Por este caminho Orunmilá adquiriu blenorragia como castigo por faltar com o respeito a Inle e a Orixá Oko.
A mulher quer sobrepujar o marido, quer ser mais do que ele.
É o signo do jardineiro que, para que as flores tenham perfume, rega-as com seu próprio suor.
Aqui nasceram as pessoas que habitam lugares inóspitos.
É o signo do caminhante que busca segurança e tranqüilidade.
É um Odu de injustiças, lutas e falta de reconhecimento por parte das pessoas que são beneficiadas por favores.
Este é o caminho do florista. A pessoa tem que tomar banhos com pétalas de flores.
Quando este Odu surge na consulta de um homem não iniciado, indica que ele tem que fazer Ifá o mais depressa possível, caso contrário, definhará até a morte.
Se for para uma mulher, indica que ela tem problemas no aparelho reprodutor e está propensa a sofrer abortos.
Por este caminho Xangô prenuncia acidentes e pobreza.
A pessoa é vigiada por alguém e tem que ter cuidado para não se envolver com a
justiça.
A casa deve ser bem vigiada e guardada contra a investida de um inimigo muito temido. A pessoa tem que fazer ebó para quebrar as forças deste inimigo.
Os filhos deste Odu não podem comer pombo. É tabu.
Por este caminho foram inventados o arco e a flecha para que os seres humanos pudessem se defender das investidas das bestas ferozes.
O Awo que tiver um afilhado deste signo deve evitar que vá à sua casa pois, este afilhado, representa um grande perigo para ele.
Se tiver outro Awo deste Odu, seu amigo, deve tratá-lo friamente, evitando que o
visite.
As pessoas deste Odu têm tendências para se portarem de forma cruel e brutal. Por isto devem refletir muito antes de tomarem qualquer atitude em relação aos outros.
Por este Odu fala Iroko.
AMULETO DE DEFESA PARA SER PENDURADO ATRÁS DA PORTA
Três ramos de ewe eréen (Acacia farnesiana, Lin.), três ramos de atiponlá, três ramos de louro, três grãos de ataré, ekú, ejá e iyerosun rezado de Irosuntrupon. Coloca-se tudo num saquinho de pano vermelho e pendura-se atrás da porta de entrada.
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I I I IROSOTURÁ
REZA DE IROSOTURÁ
Iroso Turá nibé akani ikanijú olodafun Ogun nibatí, Ogun Olosilé, Orunmilá Kate nifá.
Este Odu serve de caminho para duas qualidades de Ogun: Ogun Alagbedé - ligado ao ferro, e Ogun Sondé - ligado ao cobre.
É filho de Irosun com Otura. Não se pode cuidar de Egun.
Coloca-se um okpele de ferro em Ogun.
A pessoa, para prosperar na vida, tem que cultuar Orunmilá, Ogun, Oxun e assentar e alimentar Exú.
Aqui Ogun arrancou, violentamente, a porta e a janela porque estavam cheias de
cupim.
A pessoa tem que tomar cuidado para que não entrem ladrões em sua casa.
As portas e as janelas têm que ser mantidas, sempre, em bom estado de conservação.
O Awo deste Odu tem que possuir um okpele de ferro do seu tamanho. Sempre que for fazer ebó, deve pendurá-lo no pescoço. Quando terminar, o okpele é colocado no igbá de Ogun.
A pessoa sofre do fígado e da vesícula.
É preciso ter muito cuidado ao lidar com máquinas e ferramentas para não sofrer um
acidente.
Não se casa com a pessoa amada.
Foi amaldiçoado por uma pessoa de idade avançada. Para livrar-se da maldição tem que banhar-se num rio com oxe-dudú11 misturado com iyerosun rezado de Irosoturá.
- - Sabão da costa. Literalmente - sabão preto.
Não deve tentar fazer coisas para as quais não tenha vocação. Isto só lhe trará
fracassos.
Este Odu proíbe, aos seus filhos, o consumo de carne de galo e de bebidas
alcoólicas.
Assinala inflamações no ventre e doenças nasais.
Assinala problemas respiratórios, enfermidades na boca e frieza sexual.
Proíbe seus filhos de sentarem-se em portas que dão para a rua e de ficarem parados nas esquinas para não se exporem a acidentes que podem ser fatais.
Por este caminho as pessoas aceitam maus conselhos que as levam a desrespeitar seus mais velhos, aos quais só devem expressar respeito e gratidão.
AMULETO DE SEGURANÇA DO ODU
Um crânio de peru, um crânio de pombo, um crânio de ajapá, 16 atarés, um pedaço de bofe, um pedaço de fígado, um pedaço de coração. Coloca-se tudo numa panela de barro com tampa, sacrifica-se o galo, coloca-se dentro da panela, tampa-se e enterra-se nos pés de um iroko.
EBÓ PARA AFASTAR EGUN
Pega-se um coco seco e pinta-se de efun. Pega-se dois ramos de malva e, com um, se faz saraieiê em toda a casa, batendo as folhas com uma das mãos e rodando o coco na outra mão. Com o outro ramo de malva prepara-se um banho para ser tomado depois da limpeza. Quando terminar a limpeza da casa, que é feita de dentro para fora, joga-se o ramo usado na rua e atira-se o coco, com força suficiente, para que se quebre.
EBÓ PARA VENCER DIFICULDADES
Pega-se um pouco de leite de cabra e mistura-se com um pouco de mel. Esta mistura deverá ser passada, durante 16 dias, no rosto, como se fosse uma loção.
No décimo-sexto dia prepara-se um amasí com ewe tabaté (Eupatorium odoratum, Lin.), abre-caminho, folhas de algodão e ewe guna, (Hura crepitans, Lin.)., e toma-se um banho.
Em seguida defumam-se os quatro cantos da casa com canela em pó, açúcar e folhas secas de louro.
Por este caminho a roda do moinho retirava água do rio e, em certo momento, só havia lodo para ser retirado.
A pessoa tem uma atividade que já não é suficiente para sua manutenção, devendo, portanto, procurar outra ocupação.
Em osogbo arun prenuncia uma doença que irá acabar, rapidamente, com a pessoa, levando-a a morte.
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I I I IROSORETÊ
REZA DE IROSORETÊ
Irosun unkuemí laterí Tuká aparo, ataré mesan, ewe enatorí, eiyé aparo, ataré metá, agbado luiyere merin aiye kaabá gbe gbe xerin xaió kanxá, gbe gbe torokô omodé tobariní.
Este Odu proíbe que se empreste dinheiro, porque é com o próprio dinheiro da pessoa que lhe fazem um feitiço.
É filho de Irosun e de Irete.
Por este caminho Orunmilá é expulso de casa.
A pessoa deve pegar uma vara do seu tamanho e uma pedra-de-fogo e colocar, como segurança, atrás da porta de sua casa.
Esta segurança come junto com Elegbara sempre que ele comer.
O Awo deste signo, que não observa as interdições por ele determinadas, expõe-se a um grande perigo.
Tem que ter muito cuidado com o cliente para o qual surja este Odu. O cliente tem que fazer Ifá rapidamente, pois está prestes a ser destruído. Orunmilá é a sua salvação.
Este Odu ensina, às mães, que devem conduzir seus filhos pelas mãos. A pessoa tem três objetivos na vida que, só serão alcançados, se fizer Ifá.
Aqui nasceram as tochas. Orunmilá fez uma tocha de um galho e, com ela, derrotou seus inimigos.
A pessoa se perde por não ter fé. Quando as adversidades batem à sua porta maldiz os Orixás e renega-os, esquecendo-se de que eles existem para ajudar-nos a suportar as dificuldades que nos são impostas pelo destino. Cada um tem que buscar forças para superar as vicissitudes que surgem em suas vidas e a missão dos Orixás é auxiliar-nos neste sentido.
Aqui, por falta de fé, despacha-se Orunmilá.
Neste Odu Orunmilá vive seis meses a seco e seis meses com água dentro de sua
sopeira.
Para colocar água na sopeira de Orunmilá, primeiro coloca-se epô pupá bem quente numa quantidade suficiente para cobrir tudo o que estiver contido no igbá. Somente depois que o epô esfriar é que se coloca a água fria.
Assinala o fim de uma casa e necessidades prementes, ocasionados provavelmente, pelo falecimento de um dos cônjuges.
Proíbe que a pessoa carregue dinheiro nos bolsos. Assinala feitiços colocados na porta de casa.
A pessoa tem que ter muito cuidado para não sofrer amarrações feitas por mulheres. Corre o risco de ficar louca.
Tem que lavar a cabeça com omieró de sálvia e tomar borí com um galo-caipira.
Elegbara diz que está picando ervas o tempo todo. Tem que colocar uma faquinha em Elegbara.
A pessoa tem que assentar Osain com todos os fundamentos.
O rei teve que ir ao encontro de Orunmilá, que se negava a atender aos seus
chamados.
unmilá diz que a única coroa que reconhece é a sua própria coroa.
A pessoa não deve atender a chamados para ir ao encontro de ninguém. Quem quiser vê-la, que a procure.
Por pior que seja a situação, não se deve despachar Orunmilá. Isto só servirá para agravar, ainda mais, o que já está ruim.
A pessoa não deve emprestar dinheiro a quem quer que seja, não importando quem
lhe peça.
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I I I I IROSOXE
REZA DE IROSOXE
Irosun Xe Olú jenjé adifafun Auré Linjó. Launjé okan akukó lebó. Oxá kelefun kitifun xawó adifafun Orunmilá.
Neste Odu o mal vem por intermédio de uma mulher baixinha, de nádegas protuberantes e corpo bem feito. O homem se apaixona por ela e fica enfeitiçado por um trabalho de amarração.
Este signo é filho de Irosun e Oxe.
Foi por este caminho que os homens aprenderam a utilização dos óleos vegetais na culinária e na confecção de lamparinas.
Os ossos dos mortos se desfazem na terra pelo efeito da fermentação. É preciso desenterrá-los e colocá-los no ossário, propriedade de Oxe Meji.
Este é o caminho, através do qual, agem os Eguns.
É por aqui que os Anjos da Guarda vêm buscar seus filhos na hora da morte, carregando-os pelos pés. Orunmilá ensina aos homens a maneira correta de alimentar seus Anjos da Guarda, para salvar suas vidas.
Orunmilá é o intermediário entre o Anjo da Guarda e o ser humano. Aqui nasceram os defeitos físicos.
Este Odu proíbe que se chore por falta de dinheiro. A pessoa tem que fazer orô para Iyá Tobí13.
Tem que cuidar de Oxun e mantê-la apaziguada.
- - Qualidade de Oxun cultuada no Caribe
Prenuncia uma guerra para a qual a pessoa tem que estar preparada. A pessoa tem que fazer muitos trabalhos que servirão para salvar a sua vida e as vidas de seus entes queridos.
Em osogbo arun, tem que fazer ebó imediatamente - qualquer demora pode ser fatal.
Tem que dar obí omi tutu à Terra14, e limpar-se com folhas de tabaté, pinhão e mamona, e depois, tomar banho com omi eró das mesmas ervas.
Este signo assinala proteção de Osain.
É um Ifá de guerras. Quando surge, pega-se uma brasa viva e coloca-se na porta de casa às 12 horas do dia. Em seguida despeja-se água fresca sobre a brasa, com o auxílio de uma quartinha de barro e, neste momento, se diz: "Da mesma forma que a água apaga o fogo, que Kukuxé Iroso Kuxé vença meus inimigos".
É por este Odu que acontecem os incêndios nas florestas e nos bosques.
O ebó deste signo é feito diante de Elegbara e de Oxun, ocasião na qual, se oferece um galo para cada um.
Xangô era nadador e ganhava a vida transportando as pessoas de uma margem à outra do rio. Aganjú, que se chamava Kuxé, moveu-lhe uma guerra, o que impediu que Xangô continuasse naquela ocupação.
Oferece-se dois pargos a Xangô.
O homem teve uma mulher baixinha que disse estar grávida, mas era mentira. Esta mulher lhe fez um trabalho de amarração que atrasou a sua vida.
A pessoa deve dar mais atenção à própria mãe pela qual não tem demonstrado o menor interesse.
Tem que ter cuidado para não comer com os seus inimigos, pois poderá cair em alguma armadilha.
Deve ter cuidado, pois há prenúncios de um incêndio em sua casa que começará pela cozinha.
Ao seu redor tudo são falsidade e traição.
- - Oferenda composta de um obí e água fresca, que tem por finalidade apaziguar qualquer entidade.
TRABALHO PARA AFASTAR OSOGBO
Azeite doce, azougue, epo-pupá, 12 pavios de lamparina, um edú-ará15, dois galos, pó de peixe, pó de preá e milho torrado.
Às 12 horas do dia, colocam-se os 12 pavios no azeite doce misturado com o epô, dentro de uma tigela. Acendem-se os pavios e, em seguida, coloca-se 12 gotas de azougue. Fica nos pés de Elegbara até que termine o azeite. O que sobrar no fundo da tigela é despachado em água corrente.
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