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I I I IRETEUNFÁ
REZA DE IRETEUNFÁ
Ireteunfá akoko oxe aro biriwo dogodó aiyá koxeká bi ajé adifafun oun Babalawo xelé eré lebó. Kaferefun Exú ati Iyalode.
Este Odu é filho de Irete com o Odu Oxe.
Seu verdadeiro nome não deve ser pronunciado porque traz uma grande carga de negatividade cada vez que é dito.
É neste caminho que o homem mata para roubar.
A pessoa não pode se descuidar de dores físicas, por mais insignificantes e suportáveis que sejam.
Este Odu espalha a morte sobre a terra, mata as mulheres grávidas, não crê em nada e faz o mal por simples prazer.
Quando este Odu chegou à Terra, a primeira coisa que fez foi abrir as portas para a morte dizendo: "Ago Ikú abilé".
Para livrar-se uma pessoa da morte, passa-se no seu corpo: nove velas, nove pedaços de carne bovina, nove pedaços de coco seco, nove pedaços de pano de cores diferentes e uma boneca de pano. Despacha-se no cemitério.
Este é o caminho do coche fúnebre manobrado por Alujá e que transporta os cadáveres para o cemitério.
Onde este Odu entra, sai com um cadáver. O pássaro deste signo é o rouxinol.
É um signo de cerimoniais fúnebres. Aqui nasceu a deformidade de Osain.
Quando este Odu traz osogbo arun numa consulta, durante um período de sete dias não se pode sacrificar animais machos de nenhum tipo.
Faz-se uma cerimônia como se fosse um axexê, com tudo o que a pessoa tiver quebrado ou rasgado dentro de sua casa, faz-se um círculo de cinzas ao redor desses objetos, marca-se este Odu e sacrificam-se duas pombas (fêmeas) em cima.
Aqui Yewá tentou destruir o mundo e, para evitar que tal coisa acontecesse, tiveram que fazer um ebó com nove bonecas de cinza.
Quando este Odu surge num atefá, joga-se água em Orunmilá e sacrifica-se, para ele, imediatamente, uma galinha preta, para evitar que o mal arrase com a casa.
Tem que oferecer uma cabra gorda e que já tenha procriado para Orunmilá. Orunmilá reclama da pessoa que não se apega a ele.
Assinala separação familiar e que alguma coisa foi perdida.
A pessoa anda ao lado da morte que a quer levar, no que é impedida pelo espírito de um parente morto. Precisa saber se este espírito e de homem ou de mulher, se for de um homem, tem que lhe oferecer um galo e se for de mulher, uma galinha, para que a pessoa não venha a morrer.
A pessoa é um tanto quanto racista, no entanto, existe alguém de outra raça que lhe quer muito e que poderia lhe fazer feliz.
Fala de tuberculose, problemas do peito, da garganta e das pernas. A pessoa deve cuidar-se muito bem nestes aspectos.
EXU ALUWONAN
Este é um Exú muito velho e poderoso, é servidor de Segbo Lisa (Obatalá para os fon) e se assenta com uma pedra recolhida numa mata.
Em sua carga coloca-se: Terra de casa, terra da rua, terra recolhida num pé de iroko, três ikins, quatro búzios, quatro pedaços de azeviche, um pedaço de marfim, pó de ekú, pó de ejá, iyefá rezado deste Odu, bejerekun, obí, orogbo, osun, sete pedaços de diferentes madeiras litúrgicas (de Exú), 21 diferentes folhas de Exú.
Monta-se numa cabeça de tabatinga e enfeita-se com sete búzios e um eleké de
Orunmilá.
Come galo branco e vive em companhia de Obatalá.
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IRETEFUN IRETEFILE
REZA DE IRETEFUN
Iretefile maferefun Xangô, Orunmilá malu iyamodé iyemureo. Xangô kabiesile, ori onle okunin bibelona, iyamode obinin lodê agogô meji la Ifá axekun otá. Kole ni adio Ojale Orunmilá Unxi xé ebó. Malu Xangô adobale.
Este Odu é filho de Irete e de Ofun.
Aqui os homens aprenderam a domar os cavalos e usá-los como bestas de carga e
de tiro.
Nasceu a hérnia escrotal.
Ensina que os Babalawos, Babalorixás e Ialorixás não devem sentar-se em praças
públicas.
A pessoa deve usar gorro preto e vermelho e colocar travessões atrás da porta de
casa.
O que se promete não se cumpre se não se fizer ebó. Tem que por pó de ekú e de ejá em Exú.
A pessoa dorme mal durante a noite e acorda muito cedo. Se perde por seus próprios caprichos.
Gosta de cantar e de dançar.
Não deve viajar para fora de seu país.
Deve cumprir os preceitos de Ifá e seguir, diariamente, as orientações que lhe der
Orunmilá.
As pessoas deste signo devem respeitar os pombos, não podem matá-los nem comer
sua carne.
Os filhos deste Odu têm como missão, tocar tambor. Devem tocar o ilú maior, que emite um som que supera ao dos demais.
No pé esquerdo de seu tambor deve prender um chocalho feito com nove guizos de
cascavel.
Sacrifica-se um novilho para Xangô nas margens de um rio. Com os chifres se prepara um ogue carregado e enfeitado com contas de Xangô.
As pessoas deste Odu, quando quiserem saber quem são seus inimigos, devem pegar um prato branco e acender seis velas dentro dele. Quando as velas terminarem, a cera derretida deixará formado o rosto do inimigo.
Tem que ter cuidado com um carro na esquina de sua rua. Costuma queimar a comida que cozinha.
Ouve ruídos durante a noite, mas não deve assustar-se porque são produzidos por Eguns que a protegem.
Não deve molhar-se na chuva.
Depois de encontrado este signo, a pessoa que se consulta deve abster-se de carne durante sete dias.
TRABALHO PARA SE CONQUISTAR A FELICIDADE
Pega-se uma cabra keke e, com um pano vermelho faz-se sarayeye na pessoa. O bicho é solto com vida na beira de um rio.
PARA CONSEGUIR DINHEIRO
Prepara-se um pirão de farinha de milho branco, tempera-se com mel e coloca-se um ekó. Come-se um pouquinho e arria-se do lado direito da porta de casa. Despacha-se no dia seguinte no local determinado pelo jogo.
EBÓ
Pega-se um pombo branco, amarra-se um pedacinho de fita branca na asa direita e de fita vermelha na esquerda, passa-se na pessoa e solta-se com vida.
Para que este ebó surta efeito, antes de fazê-lo, tem-se que colocar pó de ekú para Egun e oferecer-lhe uma cabaça com aguardente e uma vela acesa
DESVENDANDO OS SEGREDOS DE IFÁ PARTE XV
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I I I I OXE MEJI
REZA DE OXE MEJI
Oxe Aladaxe Onibarabaniregun, Ifá Moloku Tiane, xenxé Moloku adifafun Oxun.
Este é um Odu masculino, filho de Atié e Athie.
Seu nome em yorubá (Oxe), evoca a idéia de quebrar, partir, separar violentamente.
O signo possui na verdade, o poder de dobrar o objeto antes de parti-lo em dois, por este motivo, é representado esotéricamente, por uma Lua crescente com as pontas viradas para baixo.
Comanda tudo o que é quebradiço, quebrado, decomposto, malcheiroso, putrefato, como a comida estragada e tudo o que se encontra em processo de decomposição.
Representa a metade do mundo correspondente ao oriente.
As articulações e juntas são provenientes dele e diversas doenças como os abcessos e a varíola são de sua regência.
Os nagôs o chamam também, para melhor eufonia, de Oji Oxe.
Oxe Meji teria cometido incesto com sua mãe e, por este motivo, foi expulso para
outra terra.
Para os fon (jêje), Oxe Meji é a própria representação de Sakpata, a varíola e está ligado, de forma muito íntima, às Kenesi1.
- - Espíritos malvados que praticam a feitiçaria, correspondentes às Ajé dos Nagôs.
Aqui nasceu o hábito de grelhar os alimentos.
Nasceram as árvores, as presas dos elefantes e a galinha d'angola.
Este Odu está em guerra constante com seu irmão Irete Meji, por este motivo, sempre que surgem juntos, seja qual for a posição que ocupem na figura formada, o nome do Omo Odu resultante deste encontro não deve ser pronunciado dado a enorme carga de negatividade da qual é portador.
Em seus sacrifícios, exige sempre, 16 unidades de cada coisa a ser ofertada.
Ao contrário do que se afirma, os filhos deste Odu não tem cargo sacerdotal dentro do culto dos Orixás. Oxe Meji exige que seus filhos cuidem dos Orixás, mas somente dos seus Orixás.
Prenuncia perdas de todos os tipos e em todos os setores da vida.
Apesar de ser portador de muita negatividade, pode trazer riqueza e longevidade.
Proíbe aos seus filhos comerem qualquer tipo de alimento grelhado ou tostado, carne de perdizes, galinha d'angola, galo e obí de mais de dois gomos. Somente podem comer o obí de dois gomos que não pode ser aberto com as mãos nem serve para os procedimentos ritualísticos.
Não podem tocar em madeira apodrecida, carregar feixes de lenha sobre a cabeça, nem usar roupas de três cores ou mais.
Têm que ter muito cuidado para não sofrerem acidentes dentro de suas próprias
casas.
A discrição é a sua grande arma.
Aqui nasceram também, os ovos, o firmamento e a prata. As folhas deste Odu são o afoman e as folhas do inhame.
Foi neste caminho que se jogou pela primeira vez o okpele sobre a esteira. Ensina que quem se consulta com o okpele deve pagar por isto.
Este Odu criou os ungüentos e os perfumes.
Seus companheiros constantes são o pranto, a tristeza, o sangue e o trabalho, por isto fala sempre deles.
Os filhos deste Odu não são compreendidos pelas demais pessoas, só eles sabem aquilo que realmente querem.
Devem cuidar muito bem do seu sangue, pois têm uma tendência muito natural de adquirirem enfermidades no mesmo.
São espiritualizados e excelentes adivinhos. Possuem um Egun que lhes fala o que precisam saber, mas sua maior força está em Orunmilá e Oxun.
São curiosos e gostam de se meter no que não é das suas contas, por este motivo, são propensos a se envolverem com a justiça, ocasionando sofrimentos para eles mesmos e para outros.
Sendo adivinhos de nascimento, seus olhos conseguem ver muito além dos outros.
São desconfiados e dificilmente alguém consegue enganá-los.
Normalmente sofrem do coração, do sangue, das pernas do estômago e, sendo mulher, da barriga.
Aqui nasceram os ossários por isto, este Odu preside às exumações.
As mulheres deste Odu possuem uma dotação especial para a adivinhação através
das cartas.
Quando era pequenino, Oxe Meji foi abandonado nas margens de um rio e ficou ali por muito tempo, andando de um lado para outro até encontrar alguém que lhe desse abrigo.
As pessoas deste signo são repudiadas pela própria família que não lhe têm a mínima consideração nem o menor reconhecimento
Podem ser traídas pelos melhores amigos. São filhos de Oxun ou de Obaluaye.
Foi neste Odu que se jogou búzios pela primeira vez.
Assinala feitiçaria, amarrações, briga em família, e separação de irmãos. Se for homem tem que fazer Ifá, se for mulher tem que fazer o Santo.
Os homens têm que tratar muito bem às mulheres e ter muito cuidado com o que lhes dizem para não serem mal interpretados.
Devem ouvir e seguir os conselhos de suas mulheres e jamais forçá-las a fazer sexo. As mulheres não podem viver cortando os cabelos.
Proíbe a seus filhos colocarem cabaças para Iyansã. Assinala estado de loucura transitório.
A pessoa tem a proteção de Xangô e deve usar roupas vermelhas.
Não pode fazer promessas a Obaluaye.
A mulher não consegue manter nenhum homem em sua companhia porque eles não conseguem compreende-la.
Vive apaixonada por si mesma e só será feliz na companhia de um Babalawo. Disse Ifá:
A pessoa é perseguida por Oxun. Seu inimigo come na sua mesa.
Pode ser traído pela pessoa em que mais confia. Dê um colar e uma pulseira para sua mulher.
Compre cinco perfumes diferentes, deixe-os diante de Oxun e use-os, alternadamente, somente nos lenços.
Tem a proteção de Olofin e de Oduduwa.
Existe rancor relacionado a um problema que já acabou.
Mande rezar missa para um parente morto e trate de despachar um Egun obscuro que a acompanha.
Existe alguém tentando fazer-lhe o mal.
A pessoa não gosta de perder, mas o Odu ensina que as vezes perdendo se sai
ganhando
Uma mulher grávida que mora ou visita a casa da pessoa, precisa fazer ebó para não ter problemas na hora do parto.
Deve cultuar Elegbara e se não o tem, deve tratar de assentá-lo
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