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OXEWONRIN OXENIWO

 

REZA DE OXENIWO

Oxeroroniwo Boro Owónrin kokoroxe Awé Owónrin kokoró biajé eiyelé lebó. Oxe Moweyo Owónrin Akakaleiyé Obá Jobi Inú enu omó lalá Awo Okutá, Awo Leri Okutá.

Este Odu é filho de Oxe e de Owónrin.

Aqui nasceu a malícia das pessoas que, sendo uma coisa, passam-se por outra até conseguirem seus objetivos.
As pessoas deste Odu devem ter sempre em suas casas, uma jaula com uma cotia
dentro.

Devem ler com muita atenção os rótulos e as bulas dos remédios antes de tomá-los, para que, por engano, não venham a se envenenar ou intoxicar.
Devem lavar suas casas com folhas de afoman

O Awo deste Odu abre guerra com seu padrinho e depois que tem afilhados, estes se afastam desgostosos.
Fala de três pessoas que se separam.

Para resolver todos os problemas e ter proteção, coloca-se um pedaço de galho de afoman com um laço vermelho atrás da porta de casa.
O Elegbara deste Odu leva cabeça de cachorro e couro de tigre no seu assentamento.
Neste caminho coloca-se Elegbara comendo junto com Ogun. Tem que assentar Osain.
Foi por este caminho que Osain chegou à terra.

Sacrifica-se um ajá para Xangô junto com Osain e Elegbara. Com a cabeça do ajá e couro de tigre prepara-se uma segurança forrada com folhas de afoman.
Para tirar uma maldição, fervem-se folhas de afoman junto com um punhal. Toma-se banho com esta água e enterra-se a erva junto com o punhal.
A folha litúrgica deste Odu é o afoman.


 

Para que a pessoa não passe por mudanças na vida, tem que oferecer um galo a
Exú.

Se a mulher que se consulta está grávida, o surgimento deste Odu indica que seu filho será omó Elegbara.
Quando sai este signo numa consulta para um homem, significa que o cliente nasceu para adivinho e por isto tem que fazer Ifá.
O homem deste Odu não pode confiar em nenhuma mulher, pois, mais cedo ou mais tarde, sofrerá uma traição.
A pessoa já se saiu muito bem de um grande apuro, mas, se meter-se noutro, não terá o mesmo sucesso.
As pessoas deste signo, sejam homens ou mulheres, preferem cônjuges muito mais jovens que elas e, para não perdê-los, fazem todas as suas vontades.
A mulher vive com um homem que não é  do seu agrado.

Tem que ter cuidado porque o marido poderá matá-la por causa de um amante.

Se for solteira tem que fazer ebó para livrar-se da influência de um Egun que não permite que arranje um marido.


 

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I I    I I OXEBARA

 

REZA DE OXEBARA

Oxebara Awo Shexeré adifafun Lobá Fiferekú tolumá ku oguede Alafia.

 

Este Odu é filho de Oxe e Obara.

Quando Ikú desejava levar a bananeira que já havia dado frutos, foi este signo que Awo Shexeré encontrou numa consulta feita para a planta. Xangô que era o rei daquela terra, e que havia saído em busca de coisas boas, ordenou que a bananeira fizesse ebó com dois pombos e um xeré adornado de búzios para que se livrasse da morte.
Neste signo o xeré de Xangô é carregado com bico e unhas de galo, 16 favas de bejerekun, 16 sementes de urtiga e muito pó de osun.
Quando o Awo deseja vencer seus adversários e evitar o mal que estes lhe fazem, deve colocar Elegbara sobre iyefá com a marca de Oxebara, sacrificar-lhe um galo (chamando o galo pelo nome do arajé) e rezar este Odu.
A pessoa pede alguma coisa e se assusta quando a obtêm.

Aqui nasce o transtorno da personalidade. A pessoa deseja ser Babalawo e muda de religião, mas seu verdadeiro caminho está no culto aos Orixás.
Tem que levar Oxun ao rio e, se tem Awofakan ou Akofá, deve levar seu Igbá Orunmilá junto e ali, dar comida a eles para livrar-se de todo o mal e ter sorte na vida.
Fala de um Egun que morreu de fome e que fica parado na porta da casa da pessoa esperando que lhe dêem comida.
Tem que oferecer um peixe fresco enrolado num pano estampado para este Egun.

Tem que fazer ebó com uma franga e nove fitas de diferentes cores, depois do ebó tudo deve ser enterrado.
Este Odu fala de um cofre cheio de moedas.

A pessoa tem que ir à uma igreja levando uma lagartixa enrolada num algodão, assistir à missa e depois, sair, passar o algodão com a lagartixa no corpo e despachar na sepultura de um padre, pedindo tudo o que deseja obter na vida.
Marca-se Oxebara na terra e sacrifica-se, em cima, um galo branco para Ogun.


 

Este Odu manda dar comida a Egun, periodicamente, na porta de casa.

Assinala doenças como: Úlceras estomacais, problemas da vesícula, úlceras de duodeno, doenças cardíacas e das veias.
O dono deste signo é espírita e adivinho. Tem que fazer Ifá. Tem proteção espiritual muito poderosa e repleta de luz.
Atrás de sua porta tem um Egun de guarda que jamais entra em casa, deve colocar uma quartinha, atrás da porta, com água e pedacinhos de coco, despachar para a  rua e substituir a cada nove dias.
Tem que assentar Osain.

A língua é o chicote do corpo.

Quando seus filhos crescem, vão embora de sua companhia.

 

 

 

 

 


 

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OXEKANA OXEFOLEKO KANA

 

REZA DE OXEKANA

Oxekana, Oxe Ipiliki afijé akolonan adifafun Sokun batinxé maiyexá ejá oro lebó.

 

Este Odu é filho de Oxe e Okanran.

Neste Odu nasceu a cerimônia Mamuraye, o dia de Itá.

Determina que quando um filho adoece, deve-se recorrer aos médicos e aos Orixás para que se salvem. É preciso auxílio espiritual e científico.
A criança doente tem que receber Akofá (se for menina) ou Awofakan (se for menino), usar os colares de seus Orixás, para mais tarde ver-se o caminho que deve seguir, se em Ifá ou Orixá.
A pessoa, se possuir um cão, deve cuidar muito bem dele, se não possuir deve arranjar um.
Um morto está pedindo missa, deve mandar rezá-la.

Não deve subestimar ninguém, pois aquele em que menos pensa é quem irá solucionar um grande problema.
Neste caminho os resultados dos trabalhos só surgem depois de sete dias.

A pessoa tem que se preocupar muito com a saúde e o bem estar dos seus filhos.

Não pode esperar gratidão pelos favores prestados e se espera agradecimentos é melhor não fazer favores.
Tem três inimigos que sempre procuram prejudicá-la de alguma forma.

O primeiro inimigo se assemelha ao elefante, o segundo ao macaco e o terceiro ao
camelo.

Possui um pesar que não revela a ninguém.

Já chorou muito e, graças a este pranto não sucumbiu ao sofrimento. As lágrimas serviram de alívio e de conforto.
Gosta que tudo se resolva rapidamente, mas precisa saber que tudo tem seu tempo
certo.


 

Três coisas boas, como diferentes, sortes estão em seu caminho.

Este Odu fala de despreocupação com problemas familiares. Os pais não se preocupam com os filhos.
Fala de indiferença e insensibilidade diante dos sofrimentos alheios.

 

EBÓ EM OXEKANA

Um galo, dois pombos brancos, roupa usada e suada, um roupa limpa vermelha e branca, um cão pequeno, uma corrente, pó de ekú, de ejá,, epô, etc...
Depois dos sacrifícios, pega-se o cachorrinho, coloca-se a corrente em seu pescoço e solta-se para que caminhe arrastando a corrente pelo chão para que leve para longe os problemas que se está vivenciando.

 

 

 

 

 


 

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I I    I I OXEGUNDÁ

 

REZA DE OXEGUNDÁ

Oxe Omolu Oxewele Biawo wele. Oxe balaya Biawo akukó bodawa xé ajá baxere sinu oroinan oguese omi akoko wini okoko isuguese kileman Oxe Omolu, Oxe Omolu agadá mamelorun

Este Odu é filho de Oxe e Ogundá.

Aqui o filho destrona o pai por causa de um Egun que o perturba. Nasceu a sensação nas nádegas.
Nasceu a guerra entre idí e obó pela coroa de Indoko. Por isto até hoje não se sabe se dá mais prazer fazer sexo anal ou vaginal com as mulheres.
Nasceram os hábitos religiosos com os quais os homens procuram ocultar suas iniqüidades físicas e espirituais.
Nasceu a permissividade com os filhos. Aqui Elegbara destrona Olofin.
A folha deste Odu é o ewe dudu .

Oferece-se um galo a Elegbara, grelha-se e coloca-se diante de Elegbara com um inhame assado. Depois se reparte e despacha-se em sete matas.
Aqui nasceram os xales para que as mulheres protejam suas cabeças dos rigores  do
Sol.

Coloca-se inhame e coco seco para Elegbara.

A mulher insurge-se contra o marido por causa de um desprezo da parte dele, podendo ocasionar a sua desgraça.
A pessoa já foi ou quis ser militar. Um filho varão será a sua felicidade.
A pessoa tem problemas com o cônjuge o que provoca a separação dos filhos. Perdeu um trabalho ou alguma coisa de grande valia.
Tem que assentar Orunmilá o mais depressa possível.


 

Se for homem não deve faltar com o respeito nem a consideração com sua mulher para não ser abandonado pela sorte.

 

EBÓ EM OXEGUNDÁ

Um galo, um etú, terra de praça, um coral, dois obís, duas velas e uma coroa feita com ramas de inhame.
Oferecem-se tudo a Elegbara e a coroa e o coral ficam junto com ele. Este ebó é indicado para se recuperar o que se perdeu.

 

EXÚ ARUDÁ

A cabeça é modelada em massa de tabatinga e leva dentro: Ouro, três moedas correntes, prata, pó de ekú, pó de ejá, epô, agbado, cardo santo, cansanção, beri ogún (Tribulus cistides), afomam, tengue, para-raio, yamao (árvore silvestre da família das meliáceas), comigo- ninguém-pode, um otá do alto de uma montanha, uma erva de Egun (qualquer), kagangago (parami), otí, terra de quatro esquinas, areia da praia, areia do rio, sal de cozinha, abá funfun (Spendias membis) e quatro ataré.

 


 

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OXESÁ

 

REZA DE OXESÁ

Oxesá Awo obinin opú adifafun Ako. Akukó lebó. Akofá atitan erita merin elebó.

 

Este Odu é filho de Oxe com Osá. Aqui Osain comeu macaco.
Assinala artrite e problemas nas juntas ósseas.

Para que a pessoa não se desvie de seu bom caminho, oferece-se um ajapá a Xangô, cujo casco, depois de preparado, é deixado junto do igbá do Orixá.
Aqui aconteceu a grande separação entre Oduduwa e Obatalá, que fez com que Oduduwa fosse obrigada a trocar o estanho pela prata.
Colocam-se oito moedas de prata em cada mão de Ifá, para que o Awo possa viver adivinhando por muitos e muitos anos.
Oferecem-se duas galinhas à Oiyá e duas ao Egun Iyatobí.

Assinala fogo dentro de casa que, para ser evitado, faz-se ebó com três ofás e três molhos de palha seca que são queimados sobre os ofás e têm as cinzas sopradas para fora de casa.
O coco verde, quando perde a água, ninguém o quer. O coco seco, depois de partido, se estiver estragado, joga-se fora.
A pessoa está doente por dentro e se não se cuidar logo, corre grande perigo.

Tem que beber água de coco verde, tomar banhos com leite de coco seco e fazer trabalhos em casa, sempre usando coco.
Aqui o mar e as costas marítimas foram consultar Orunmilá e, saindo este signo, foi- lhes ordenado que fizessem ebó.
Somente o mar fez o ebó determinado, e por isto, todo o lixo que lhe atiram é  levado e depositado nas costas marítimas.
Foi neste caminho que o periquito foi visitar Orunmilá e no caminho seus inimigos lhe sopraram pós a base de osun para lhe fazerem mal.


 

Quando o periquito viu aquelas manchas vermelhas, ficou admirando-as e então o feitiço fez efeito, e suas pernas se retorceram.
As pessoas tem defeitos nas pernas ou terá um filho com pernas tortas. Um resguardo religioso foi quebrado ou mal feito.
Tem que respeitar seus irmãos de religião.

Recebe avisos através da audição e não sabe se quem lhe fala é Egun ou Orixá.
Duvida do que ouve, e por este motivo pode perder esta dotação.

 

EBÓ PARA DERROTAR OS ARAJÉS.

Marca-se Oxesá no chão atrás da porta de casa, cobre-se com pólvora, coloca-se um pedaço de galho de salvadera ao lado, acende-se a pólvora e quando o fogo subir, chama-se pelo nome do arajé. Em seguida, sacrifica-se um galo sobre o pau e as marcas deixadas pelo fogo. Despacha-se no local determinado pelo jogo.

 

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