Tecnologia do Blogger.
RSS

Documento sem título

I I    I
I     I
I I  I I
I    I I IROSOFUN

 

REZA DE IROSOFUN

Irosofun oxú oponi minoman agbado orilelé lori apatá ibunjó ni gbe xibú inbelotan oxe elepo gbaxugbu igbé larifá adifafun Oluwo.

 

Este é o signo da desconfiança. É filho de Irosun e Ofun.
Neste Odu os preços determinados para os trabalhos devem ser mantidos, não podendo baixar nem um centavo.
A pessoa é desconfiada.

Foi por este caminho que Aganjú declarou guerra a Obatalá, pelo domínio das cabeças humanas.
Assinala traição entre irmãos. A rainha de Dassá foi traída por sua própria irmã que era amante de seu marido.
Fala de corrupção na família onde, um dos membros, é filho bastardo. Assinala fraqueza sexual no homem.
Obatalá era trapalhão e guardava o dinheiro de seus afilhados. Usava o dinheiro a ele confiado, tentando a sorte no jogo e, como sempre perdia, ficava muito atrapalhado na hora de acertar as contas.
A pessoa deve ter muito cuidado na hora de escolher seu padrinho ou pai-de-santo, para não cair nas mãos de um vigarista.
Fala de pessoas inescrupulosas, que não hesitam em lançar mãos de expedientes criminosos para ocultar seus atos ilícitos.
Assinala a existência de feitiços e bruxarias enterradas para prejudicar a pessoa.

Neste Odu a pessoa tem que cultuar Obatalá para não viver atormentada pelas mais diferentes enfermidades.
Tem que ter uma esteira estendida na entrada de sua casa.


 

Aqui se dá ganso ao Orí e se enfeita a cabeça com suas penas. Antes de sacrificar a ave, faz-se saraieiê com ela.
Neste caminho Obaluaye recebeu coroa.

É caminho de Obatalá e traz proteção de Oiyá. Por aqui falam Osain, Elegbara e Orunmilá.
Assinala engano do homem em relação a sua noiva. O compromisso assumido não será cumprido.
A pessoa não cuida de Elegbara de forma correta, ou então, está faltando alguma coisa no seu assentamento.
Os inimigos vivem rodeando a pessoa.

Costumam comer com ela, são faladores e gostam de caluniar. A pessoa tem que se pegar com Obatalá.
Corre o risco de morrer ou de envolver-se numa tragédia provocada por um desentendimento num jogo.
Deve cuidar muito bem de um cão que vive, ou que aparecerá em sua casa.

 


 

 

DESVENDANDO OS SEGREDOS DE IFÁ PARTE VI

 

I I    I I
I I   I I
I      I
I      I
OWÓNRIN MEJI

 

REZA DE OWÓNRIN MEJI

Owónrin Meji Baba Orogun, ni moún ni ori oún joko adifafun Akitifá, adifafun Aroni, mama forosile akitifá, adie sinkena elebo.

 

Este é um Odu feminino, representa a Terra e o submundo.

Foi através dele  que  o magma resfriou-se dando  surgimento às rochas e  à    crosta
terrestre.

Aqui nasceram os arajés, os caramujos pontiagudos, as conquistas, a celebridade, a crença, a revelação, a possessão espiritual, os seres disformes e o plano astral.
Por este caminho foram criados os pés e as mãos.

Aqui falam as almas solitárias e os espectros fantasmagóricos.

Assinala  enfermidades  estomacais,  como  úlceras  e  dispepsias,  além  de tumores
intestinais.

Fala igualmente de vida e de morte.

As mulheres deste Odu, além de dores estomacais, são propensas a complicações renais generalizadas.
Este Odu proíbe os seus filhos de comerem galinha d`angola, milho e gergelim (Sesamum indicum, Lin.).
Recomenda que se vistam de azul-marinho.

Por este Odu nasceram as úlceras no reto e no duodeno.

Neste signo a ingratidão impede que a pessoa colha os frutos do seu trabalho.


 

Quando, por este caminho, se oferece galinha d'angola a Exú, pega-se um caroço de manga (Achras zapota, Lin.) e pinta-se nele o signo Owónrin Meji, para que Babá Egun dê permissão para se arrancar a cabeça da ave.
Este é o signo das salamandras que se alimentam de fogo obtendo, desta forma, o poder de mudarem de cor, mas que, apesar disto, possuem os corpos tão frios que podem apagar o fogo.
Por este Odu se prepara um pó com mariposas e fezes de gato que é usado para obter-se a vitória numa questão judicial.
Owónrin Meji é o signo do mascaramento e da hipocrisia.

Neste caminho encontram-se três Ajés1 que são: Ologbumole - O que viaja pelo caminho, Ologbumosá - O que voa, e Ologbumarepá - O que existe para matar.
Estes três espíritos reunidos, dão surgimento aos vampiros que voam e matam, viajando pelos caminhos.
Fala de um Egun que acompanha e ajuda a pessoa, mas que a mantém solitária, só permitindo que se aproxime de quem acreditar na sua existência.
Numa encarnação anterior este Egun assassinou a mãe da pessoa que hoje protege e, por isto, cuida desta pessoa e tem ciúmes de quem se aproxima dela.
Este é um signo de trabalho, tem que se colocar uma pedra-de-fogo nos seus ebós.

As pessoas deste Odu ficam atordoadas porque querem fazer mais coisas do que
podem.

As filhas deste Odu amam com muita sinceridade e são extremamente fiéis. No entanto atormentam seus homens por serem demasiadamente ciumentas.
Quando este Odu surge numa consulta, a pessoa para quem tenha surgido deve permanecer, durante sete dias, sem sair de casa.
Sempre existirá um amigo para lhe causar algum dano.

A mulher que tem este signo é uma verdadeira escrava, dá tudo de si, sem receber nada em troca. Luta para conseguir um homem que seja só seu, é fiel e dedicada.
A pessoa tem que ter cuidado com quedas que poderão ocasionar-lhe problemas resultantes de pancadas em partes vitais.

 

  1. - Espíritos malignos ligados à prática da feitiçaria

 

Seus Santos não podem ficar sem água.

É por este caminho que o Espírito se esquece das vidas anteriores. A pessoa é espírita dotada de grande mediunidade.
Na porta de sua casa ficam sempre dois eguns que fecham os caminhos para as coisas boas.
Aqui o gato foi iniciado no culto de Ifá. É o reino de Oduduwa.
Neste Odu nasceu o costume dos homens viverem em grupos comunitários. Nasceu o poder da cura e da revelação.
Quando este Odu surge em atefá2, uma das cabras sacrificadas é dividida entre os
Babalawos participantes.

O Awo deste signo tem que, periodicamente, colocar seu Ifá na casa onde fica assentado seu Egun protetor.
Sempre que se fizer um ebó por este caminho, na véspera, tem que se tomar borí e fazer ebó em si mesmo para não adquirir a negatividade do cliente.
O eleké e o idé deste signo têm que ser feitos com fio duplo, ou seja, têm que ter duas voltas.
Este Odu fala de mudanças nas relações humanas. Padrinho e afilhado têm que ter cuidado para não se separarem.

 

ASSENTAMENTO DO EGUN

Pega-se uma cabaça e, pela parte do pescoço, se introduz: leri ekú, leri ejá, milho, erú, obí, osun e um pedaço de galho de cipreste (Cupressus funebris, Endi.). Sacrifica-se um pinto e cobre-se com um pano preto e outro vermelho.

 

 

 

 

  1. - Cerimônia durante a qual consulta-se o Oráculo com a utilização dos ikíns e do oponifá

 

TRABALHO CONTRA ARAJÉS

Coloca-se, num espelho, pó de ekú, de ejá e milho. Sacrifica-se uma franga para Elegbara e derrama-se epô quente em cima de Elegbara e sobre o espelho.
O dono deste Odu tem que ter em seu quintal, um pé de goiabeira, junto ao qual enterra uma ferramenta de Osain. Seu Elegbara tem que se adornado com 41 búzios.
Tem que pegar quatro tabuinhas, pintar nelas o signo de Owónrin Meji com efun e osun. Depois, passa as quatro tabuinhas no corpo e sacrifica um galo a Elegbara junto com as tabuinhas. Retira as tabuinhas e coloca-as atrás da porta para que os Arajés não entrem mais em casa.

 

 

 

 

 

 

 


 

I    I I
I    I I
I     I
I     I
OWÓNRINXOGBE

 

REZA DE OWÓNRINXOGBE.

Owónrinxogbe tabakoyú, baín, baín, Ikú baín baín jobatí adifafun oun Babalawo merindilogun tinlodifá ile Olofin.

 

Este signo é filho de Owónrin e Ogbe.

Foi através dele que se conheceram as utilidades dos cristais. O bem e o mal habitam o mesmo local.
O dinheiro não é tudo na vida.

A pessoa tem que assentar outro Obatalá.

Tem que oferecer um galo a Exú para não ver sua casa destruída. O Awo ou a Apetebi deste signo não podem batizar ninguém.
Aqui nasceu o Pinado de Iworó3.

Não se deve guardar coisas de outras pessoas.

Não se pode emprestar nenhum objeto de uso pessoal.

As  reclamações  devem  ser  feitas  de  forma  delicada,  para  evitar  algum  tipo   de
tragédia.

É um Odu de avareza. Quanto mais se tem, mais se quer. A pessoa é egoísta e não gosta de ajudar ninguém
O maior osogbo deste Odu é a soberba, pois dá caminho à violência e a males irreversíveis.
Tem que ter cuidado com roubos.

Os filhos deste Odu não são amigos de ninguém pois tentam conquistar a mulher de seu maior amigo.

 

 

  1. - Cerimônia complementar na iniciação de Babalawo.

 

Fala de um acidente provocando ferimentos graves na cabeça.
Quando a pessoa fica irada pode matar até mesmo alguém de quem gosta muito. Este Odu avisa que a pessoa deve policiar-se muito para não ser soberba e  violenta.
Estes são os caminhos de sua perdição.

Ensina que se deve agir com paciência, ser gentil, persuasivo e leal com os demais para, assim, encontrar soluções amigáveis e inteligentes para os problemas que surjam no decorrer da vida.
Assinala problemas nas vistas que exigem o uso de óculos escuros.

Tem que ter muito respeito à Oiyá, pois ela pune com cegueira e demência. Neste caminho Elegbara quer que todos façam a sua vontade.
Da mesma forma, os filhos deste Odu querem que todos se submetam aos seus
caprichos.

Foi neste caminho que Exú, usando um gorro preto de um lado e vermelho do outro, provocou uma discussão entre dois amigos que, a partir de então, tornaram-se inimigos para sempre.
Assinala a existência de um compromisso muito desagradável que, para deixar de existir, exige que se aja com muita sabedoria e moderação, caso contrário, surgirão vários prejuízos.
Abra a torneira e deixe a água escorrer para que, em vez de sangue, corra água   em
sua casa.

A pessoa não pode ajudar ninguém a levantar pesos para que sua vida não se atrase enquanto a da pessoa ajudada se adiante.
Assinala sofrimentos relacionados a reumatismo, artrite e coluna vertebral. A pessoa pode ficar impossibilitada de se movimentar livremente.
Para assegurar um ire, coloca-se, em Elegbara, um gorro branco e vermelho. Para evitar osogbo Ikú coloca-se, em Elegbara, um gorro vermelho e preto. Tem que se oferecer peixe assado com dendê e milho vermelho a Azawani. A pessoa deve cuidar muito das vistas, da garganta e do sangue.
Não pode permitir que seus filhos venham a sofrer conseqüências de sua própria
violência.


 

Coloca-se em Elegbara uma navalha velha em cuja lâmina espeta-se papéis com os endereços dos inimigos e cobre-se com pó de carvão e pó de efun.
Se for homem, existe uma mulher que lhe dá tranqüilidade e que já lhe deu ou lhe dará um filho. Sua sorte está nesta mulher.
Quando o Awo termina um ebó deste signo, recolhe um pouco do iyefá utilizado para banhar-se. O Iyefá que sobrar no oponifá deve ser soprado na porta da rua com a seguinte reza: Owónrinxogbe Baxowani sanxemixé jiro ni bode agadá afoxe iyarawá edi damí Logun damirê afu lení.
No mesmo banho deve-se acrescentar ervas da Oxun quinadas e fervidas. Depois de frio, mistura-se o iyefá e um pouco de água de chuva.

 

TRABALHO PARA LEVANTAR UMA PESSOA

Obs.: Este trabalho pode ser utilizado sempre que necessário para os filhos deste Odu. Para outras pessoas, somente quando surgir em opolé4.
Espalha-se um pouco de Iyefá no solo, risca-se o signo e coloca-se, em cima, 16 pitadinhas de pó de ekú. Em seguida desmancha-se o signo fazendo a seguinte reza:
Owónrinxogbe kaxu bawo alasesegun aiye. Owónrixogbe alasesegun adifafun Owónrin adifafun aiye un batowá aiye, ile, awo.
Isto feito recolhe-se tudo e coloca-se sobre o opon. Sacrifica-se um pombo para Oiyá, coloca-se o ará sobre um pano vermelho, cobre-se com o iyefá, embrulha-se e despacha-se no mato.
Este trabalho é para trazer sorte e dinheiro.

 

SACRIFÍCIO A ELEGBARA NOS CAMINHOS DE OWÓNRINXOGBE

Sacrifica-se um galo dentro de casa. Ao lado do igbá coloca-se uma pedra de carvão em brasa. Quando o animal é sacrificado, deixa-se um pouco do ejé escorrer sobre a brasa. Abre-se o galo e derrama-se azeite de dendê em suas entranhas. Deixa-se em cima do igbá de Elegbara por três dias com uma vela acesa. Pergunta-se no jogo onde deverá ser despachado.

 

  1. - Diz-se do Odu que surge no primeiro lançamento, como "responsável" pela consulta. Aquele que está com os pés no solo.

 

TRABALHO PARA OSOGBO ARUN EM OWÓNRINXOGBE.

Sacrifica-se uma galinha para Elegbara da seguinte forma: Espalha-se areia de rio no solo e coloca-se Elegbara em cima da areia. Sacrifica-se a galinha sobre o igbá e, ao seu redor, sobre a areia, deixa-se escorrer um pouco do ejé. Dá-se três gotas de ejé à terra fora da areia.
Feito isto, oferece-se obí e omi tutu a Elegbara, recolhe-se a areia e junta-se à ela: pó de ekú defumado, pó de ejá defumado, milho torrado, otí, epô e mel. Cobre-se Elegbara com todas estas coisas e pergunta-se, no jogo, onde será despachado o ebó.

 

TRABALHO PARA DESMANCHAR QUALQUER TIPO DE OSOGBO.

Marca-se o Odu sobre o solo. Em cima da marca coloca-se um prato branco fundo com uma folha de chicá (Xantosoma sagitofolium, Schott.), um ekó, pó de ejá, epô pupá e osun. Puxa-se dois pintos machos sobre o prato e coloca-se os ará dos pintos dentro do mesmo. Despacha-se no mato no dia seguinte bem cedinho.
Este trabalho é feito atrás da porta da casa do cliente.

O Awo deste Odu tem que ter assentado Exú Ni para os trabalhos mais pesados de seus clientes, deixando para o seu Elegbara, somente os trabalhos para o bem.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário