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I I    I OWÓNRINTRUPON

 

REZA DE OWÓNRINTRUPON

Owónrintrupon iká kalere okolixirawo Omó Oluwo Popo. Viti Babaré ni Ifá Majeré Awo Omó Osain Moruburo. Owónrintrupon omó Okofá lawo gurande Ifá ni orefun Oiyá. Kaferefun Orunmilá.

 

Este Odu é filho de Owónrin e Oturukpon.

Quando sai numa consulta se oferece obí a Elegbara e a Xangô. Foi este Odu quem trouxe paz ao céu e a terra.
A pessoa nasceu para desfrutar do bom e do melhor. Se nasceu em berço pobre, seguindo todos os preceitos determinados pelos Orixás, ficará rica e conhecerá a felicidade.
O filho deste Odu tem que assentar Oiyá e Ibeji. É filho de Obaluaye.
Não pode comer carneiro, ingerir bebidas pretas nem usar roupas nesta cor. Não pode matar carneiro porque isto atrasa sua vida.
Os homens deste Odu ficam viúvos cedo.

É por este Odu que as pessoas abandonam sua terra para irem a guerra.

O Awo deste signo tem que ensinar tudo o que sabe de Ifá aos seus afilhados, pois um deles o salvará de um grande perigo.
Sustenta uma guerra sem tréguas com um macumbeiro e, se não tiver cuidado, poderá perdê-la.
Neste Odu não se pode fazer Ifá nos próprios filhos.

Tem que fazer Ifá nos afilhados mesmo que eles não possam pagar.

Aqui Obaluaye sofria complexos. A pessoa sofre complexos em decorrência da fraqueza de um de seus filhos.
Não goza da consideração de ninguém e sua família não lhe dá a menor importância.


 

Seus mais velhos, quer seja de sangue, quer seja de Santo, tratam-na como se fosse uma escrava.
Corre o risco de ferir-se num desentendimento. É preciso ter muito cuidado. Não deve lançar maldições nem comer na casa de ninguém.
Não deve maltratar os subalternos.

Assinala uma tragédia provocada por ciúmes.

Orunmilá diz que a pessoa terá casa de um lado e do outro do mar. Tem que mandar celebrar missa pela alma de um parente.
O elefante não pode entrar em covas nem em casas pequenas.

Da mesma forma, os filhos deste Odu não podem entrar em grutas nem residir em
casebres.

Tem que fazer ebó com uma trincha, uma escada, dois pombos, panos coloridos, pó de efun, osun, uáji, pó de ejé e de ekú e muitas moedas.

 

AMULETO DE SEGURANÇA

Diversos tipos de madeiras sagradas, leri adie, língua, oju e unhas de galo moídas, um ovo de galinha, erú e obí.
Marca-se o signo. Leva três ikins pequenos, come galinha carijó junto com Osain, em cima dos ikins. Veste-se com couro de bode e de carneiro.

 

EBÓ EM OWÓNRINTRUPON

Um galo, uma tigela, um malaguidí, uma corrente, 6 okutás, pano branco, vermelho e azul, pó de ekú e de ejá.


 

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OWÓNRINTURÁ

 

REZA DE OWÓNRINTURÁ

Owónrinturá, Owónrin Alaketu xatiki nabo Olú Ará adifafun Orunmilá, tinxawó iyé olokumi lodafun Obanlá.

 

Este é o filho de Owónrin com Otura.

É um signo de amarração. Aqui, depois de pronto o feitiço de amarração, foi feito um pacto com um Egun que passava para que pegasse o ebó e levasse ao seu destino.
Fala de matrimônio. É um signo de cornos. A pessoa é descarada e continuará sendo até o fim da vida.
Foi por este Odu que, pela primeira vez, se esquartejou um corpo humano.

A pessoa se considera superior aos demais. Não reconhece qualidades em ninguém e somente as suas são decantadas. Acha que só ela possui virtudes.
Normalmente é mal filho, mal irmão, mal amigo e péssimo inimigo.

Yemanjá dá conselhos por este caminho, que devem ser seguidos para que a pessoa não sucumba diante de seus inimigos.
É um caminho de desequilíbrio mental.

É aqui que a vaidade se sobrepõe aos costumes e às normas estabelecidas.

A pessoa quer fazer tudo o que lhe vem à cabeça e exige que todos se submetam à sua vontade sem medir as conseqüências que esta atitude pode provocar.
Assinala  domínio  do  padrinho  sobre  o  afilhado  e  o  desprezo  deste  pelos   seus
conselhos.

Demonstra que a pessoa que se está consultando é dominada por alguém. A segurança do filho deste Odu está em assentar Olokun.
Odé era um caçador muito pobre. Depois que sacrificou um galo a Olokun adquiriu sorte e fortuna.
A pessoa é filha de Oxóssi ou de Olokun.


 

EBÓ EM OSOGBO ARUN

Um galo, um pano branco, um pano preto, um pano estampado, um pano azul-claro e um pano vermelho. Pó de peixe, pó de preá, sete obís e muitas moedas.
Depois de feito o ebó a pessoa tem que tomar borí com eyele meji.

 

Aqui fala o reconhecimento das pessoas pelas impressões digitais e a utilização   dos
dedos.

Nasceu o segredo de Exú Alaketu e o motivo pelo qual o pavão real, ao olhar os próprios pés, fica triste e chora.
Quando morre um pavão na casa do Awo deste signo, tem-se que fazer itutu10  para o
animal.

Se as pessoas seguirem as prescrições deste Odu, obterão tudo o que desejarem da vida. Caso contrário, só conhecerão dificuldades e fracassos.
Têm que respeitar os mais velhos e os sábios.

A pessoa vive errante e não tem paradeiro certo.

Cuidado  para  não  ser  enganado  chegando,  por  isso,  a  criar  um  filho  de   outro
qualquer.

Tem que ter cuidado, também, com a inveja e os ciúmes.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  1. - Cerimonial fúnebre.

 

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OWÓNRINBIRETE

 

REZA DE OWÓNRINBIRETE

Owónrinbirete akiti Babá Opeku adifafun Olofin. Apari adifafun Palakorei.

 

Este Odu é filho de Owónrin e de Irete.

Tem que agradar qualquer Santo que queira ser agradado.

Pode surgir problemas entre o  Awo  e os  parentes da pessoa  para  quem  saia este
Odu.

É o signo dos nobres que só viviam envolvidos em guerras. Neste Odu a coruja reinava na terra de Odó.
Por ele fala Aregué, filho de Olokun.

É um Odu de roubos. Orunmilá recomenda que a pessoa tenha muito cuidado porque alguém deseja lhe fazer algum mal que resultará em problemas judiciais.
Se o consulente for pessoa de idade avançada, tem que se precaver contra algumas pessoas que, de comum acordo, pretendem roubar o que lhe pertence.
Os filhos deste Odu são proibidos de tomarem banhos de mar. Não devem nem ir à
praia.

O filho é desobediente e, por isto, só tem problemas com o pai.

A pessoa é muito ávida, só pensa em dinheiro e não tem escrúpulos  quanto a maneira de obtê-lo. Isto ocasionará sua perdição.
Aqui a mulher costuma ser mais velha que o homem porque não admite viver ao lado de um valho. Para ser feliz tem que se casar com um Babalawo.
Neste Odu o frango picou o galo por causa da galinha. O jovem enfrenta o velho pelo amor de uma mulher.
Por este caminho coloca-se três maracas em Orunmilá. Quando se invoca Orunmilá, toca-se uma delas rezando: "Tipó, tipó nikun, imi arugboró."
Para resolver qualquer problema, oferece-se bode para Olokun.


 

Por este caminho Olofin desceu ao fundo do Oceano.

Neste Odu nasceram as heranças espirituais, através das quais, uma pessoa herda as obrigações espirituais negligenciadas por um antepassado.
Dois galos não bebem juntos.

Coloca-se três oguedes com dendê e mel para Elegbara A principal interdição deste signo é comer carne de galo.
Nos ebós feitos por este caminho o galo é sempre substituído pela galinha. A mulher faz carícias especiais no marido e ele gosta muito disso.
Para que a mulher não vá embora tem que oferecer, de vez em quando, uma galinha a Elegbara.
A pessoa tem que dedicar uma atenção especial aos próprios pés. Deseja viajar, mas tem que ter cuidado com o mar.
Deve evitar fazer as coisas ruins que lhe ocorrem para não ter problemas com a
justiça.

A tristeza pode afetar seu coração trazendo algum tipo de problema.

Tem que pedir perdão aos pais; assisti-los e tratá-los com muito carinho para não conhecer a fúria de Xangô e o castigo de Elegbara.

 

EBÓ NOS CAMINHOS DE OWÓNRINBIRETE

Duas galinhas, um saco de estopa, dois pombos, quatro espigas de milho seco e muitas moedas. Passa-se tudo no corpo do cliente e vai-se arrumando dentro do saco. Uma galinha é sacrificada para Elegbara e a outra para Orunmilá. Os pombos são soltos com vida. O saco com o carrego é despachado no mato.


 

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I I    I OWÓNRINBOXE

 

REZA DE OWÓNRINBOXE

Owónrinboxe Omó ni xé kaferefun Yemanjá ati Obatalá Babá Boefá Kolugo pudoinká lafexé korubó intori xeke losá Obinin Kamibaxé amarora Orixá Elegbara obofé Ogun Jobi.

 

Este Odu é filho de Owónrin e Oxe.

Através dele Oxun avisa que a pessoa está sentada sobre o dinheiro. Manda fazer Santo e vestir-se de branco.
A pessoa é filha de Yemanjá.

Tem que passar três pintos no corpo da pessoa completamente despida e oferecer  a
Elegbara.

Leva-se a pessoa ao rio com Elegbara e, na margem, sacrifica-se  um cabritinho dando o primeiro ejé às águas e o resto a Elegbara.
Depois do ebó o Awo tem que se limpar com um ovo, uma galinha e um ekó, para não ficar com as resmas do cliente.
Existe uma criança que é muito levada e em quem se põe a culpa de tudo o que aparece de mal-feito. À esta criança tem que se dar uma atenção muito especial pois a sua cabeça é a maior na casa onde vive e, futuramente, será a segurança e a salvação de todos.

 

EBÓ PAR OBTER UMA GRAÇA

Um galo, quatro pombos, uma roupa velha e suada, sabão da costa, uma bucha vegetal, uma cabaça nova e uma muda de roupas novas.
Leva-se a pessoa num rio em cujas águas será introduzida. A pessoa deve ficar de pernas abertas, de frente para a correnteza. Passa-se os pombos no seu corpo e puxa-se sobre sua cabeça. Rasga-se a roupa velha que tem no corpo e vai-se largando ao sabor da corrente. Com a cabaça cortada ao meio, lava-se a pessoa, esfrega-se bem com o sabão da costa e enxágua-se para sair todo o ejé. Tira-se a pessoa das águas, veste-se com as roupas novas como se tivesse acabado de nascer.


 

Neste Odu o Awo pode salvar uma pessoa iniciando-a em Ifá, mas só até awofakan.

O segredo deste Odu é que as duas mãos de Ifá do Awo ficam juntas e têm que comer duas galinhas pretas no início de cada ano. É preciso cuidar de Obatalá.
Para os Awo deste Odu, receber Igbadu11 é coisa vital. A sorte chega por intermédio de uma mulher.
Uma pessoa que é maltratada por todos será a salvação.

A mulher está sendo mal aconselhada para que abandone o marido ou arranje   outro
homem.

Não deve ouvir tais conselhos para não se tornar extremamente infeliz.

Tem que aprender a tomar suas próprias decisões sem se deixar influenciar pelos
outros.

Seu corpo está sujo, sua aura impregnada. Tem que lavar-se no rio.

Precisa fazer ebó para livrar-se de uma coisa ruim que anda nas suas costas. A sorte chegará através de um filho.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  1. - Cabaça dentro da qual são inseridos elementos representativos dos 16 Odu Meji. Somente os babalawos da mais alta hierarquia têm direito a possuírem o Igbadu.

 

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OWÓNRINBOFUN

 

REZA DE OWÓNRINBOFUN

Owónrinbofun Ire ajê omi bebe Onixegun jidú Obajelerú adifafun Akoni Yemanjá lodafun Apajá ati Obatalá.

 

Este Odu é filho de Owónrin e de Ofun.

Aqui as águas do rio juntam-se com as do mar. Nascem as funções e os trâmites funerários.
Traz notícias dos mortos.

Quando baterem a porta não se deve abrir imediatamente. Assinala, para a mulher, abandono pessoal.
A pessoa assume atribuições para as quais não possui legitimidade.

Não deve ser curiosa nem meter as mãos no que não lhe concerne para não sair machucada.
A mulher está grávida e fazem feitiços para que perca a criança.

Tem um Egun Arajé que vive com a pessoa fazendo com que não se cuide corretamente. Tem que fazer ebó para despachá-lo.
A falta de cuidados pessoais e com as obrigações conjugais provocam o fim do casamento.
Tem que fazer ebó de limpeza, fazer o Santo e cuidar de Egun, para recuperar o que perdeu e assegurar a felicidade.
Tem que assentar Elegbara.

A jovem que se passa por donzela sem ser, tem que fazer Akofá para encontrar casamento e felicidade.
A pessoa tem que limpar a casa durante três dias seguidos com omieró de pinhão- roxo, sálvia, alfavaca e gengibre.
Tem que oferecer a Elegbara um inhame regado com azeite de dendê.


 

Pega-se o inhame, corta-se ao meio, retira-se o miolo, introduz-se os nomes dos arajés e enche-se de epô. Depois, fecha-se coloca-se num alguidar, cobre-se com mais epô e entrega-se a Elegbara.
Alguém está tramando uma traição para afastar os amigos, clientes ou filhos-de-santo
da pessoa.

A pessoa não pode ser invejosa ou avarenta a ponto de atrapalhar a ascensão dos
outros.

Existe alguém que quer vê-la pobre e passando necessidades para tirar proveito da
situação.

Por culpa da pessoa, a sua mulher perdeu a sorte e por isto, deseja abandoná-la. Oxun recomenda que não chore. Ela saberá recompensá-la.
A pessoa recebe conselhos de alguém de idade avançada, mas não os aceita. Este é o motivo dos seus fracassos.
Tem que respeitar e ouvir os mais velhos.

Não deve discutir nem se alterar para não prejudicar a própria saúde. Saber muito sobre a vida alheia quase sempre traz problemas.
Uma jovem perdeu a virgindade e continua enganando todo mundo. Isto será descoberto ocasionando muita confusão.
Assinala risco de doenças no sangue e falsa gravidez.

Oxun está querendo algo da pessoa. Tem-se que descobrir o que é que ela deseja. Se não for feito um ebó o cliente morrerá.
Não se deve comer comida salgada nem apimentada.

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