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OSAXE
REZA DE OSAXE
Osaxe Oni Xelí lodafun okó intorí Ogboni iwá ire omó.
Osaxe orixé adifafun Shele, lodafun Axé Forí ti o nilari eiyelé lebó. Adifafun Yemanjá.
Este Odu é filho de Osá e Oxe. Assinala grandes apuros.
Proíbe seus filhos de irem a velórios e enterros. A pessoa é rancorosa.
Quer fazer tudo ao mesmo tempo.
Não deve permitir que as mulheres ponham as mãos em suas costas. Tem que ser muito grata à sua mãe e à sua avó.
Tem que oferecer carneiro para Ile, a Terra.
A sua sorte está nas mãos de uma filha de Yemanjá. Não pode consumir bebidas alcoólicas.
Os segredos não podem ser confiados a ninguém.
Ifá avisa que um mal, feito contra a pessoa, se transformará numa graça. Este Odu fala de amarrações.
Por ele fala a Mãe Terra.
Fala de um homem que não possuía sombra. Este signo salva o padrinho.
É o caminho do filho abandonado e esquecido que depois não reconhece os pais.
A pessoa abandona os filhos e depois vive arrependida e querendo saber notícias
deles.
Tem que pegar-se com os Orixás.
Faz-se ebó com cavalo-marinho e muito ori-da-costa.
Aqui a preá que vivia na casa de Orunmilá, comia seus inhames e aqueles que não podia comer, estragava para que Orunmilá morresse de fome
Aqui a mulher mata o próprio marido de tantos maltratos e se faz de inocente.
Xelei se ocupava do cultivo de inhames e, para estar bem com os Orixás, oferecia- lhes os maiores e mais bonitos. Por este motivo sua vida era boa e farta e não conhecia a tristeza.
Um dia, seus inimigos, dominados pela inveja, começaram a lançar-lhe maldições, e foram tantas as pragas rogadas que a vida de Xelei começou a ficar difícil, e os inhames nasciam mirrados e rachados.
Xelei, desesperado, antes de colher os inhames encharcava a terra de água e com isto conseguia colhê-los inteiros, mas devido à umidade ficavam podres por dentro.
Consultando Ifá, saiu-lhe na consulta o Odu Osaxe avisando que de tantas pragas e maldições que os arajés lhe haviam rogado, toda a propriedade de Xilei estava contaminada e para que pudesse prosperar novamente seria necessário desfazer-se de tudo e tentar a sorte noutro lugar.
Desta forma o lavrador foi obrigado a mudar-se de lugar e de atividade para livrar-se da inveja de seus vizinhos.
Este Odu assinala doenças internas no sangue, nos ossos ou nas vísceras. A pessoa parece saudável mas encontra-se contaminada por um mal que a levará à sepultura.
Aqui nasceu o costume do sexo oral praticado pelo homem na mulher.
Neste Odu o pato, por desobedecer a Orunmilá, toda vez que acaba de fazer sexo, tem que arrastar o pênis sobre a terra.
Assinala impotência sexual no homem.
Ensina que no verão a energia vital está na superfície da terra e que no inverno está em seu interior.
Nasceu o grande sacrifício da maternidade quando as mães, mesmo morrendo no parto, abençoam seus filhos.
Assinala a inconformidade das mães diante do casamento de seus filhos. A oposição é gerada no fato delas saberem que ninguém poderá amá-los como elas próprias além de sempre verem neles mais virtudes e qualidades que nas suas noivas ou noivos.
Fala da superação deste sentimento que faz com que as mães acabem se adaptando aos genros e noras para não atrapalharem a felicidade de seus filhos.
Os filhos deste Odu, vivenciando seu osogbo, são pessoas falsas, traidoras e que não cumprem com a palavra.
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OSAFUN
REZA DE OSAFUN
Osafun obere imiro eró Olofin yeye oroni eru Olofin tete beru omó Oloyá eji elê omó Olofin kukuru oji ilê akukó metá elebó.
Este Odu é filho de Osá e Ofun.
Aqui o macaco vendeu Obatalá diante de Olofin. É um Odu de traições.
A mariposa não vai à cidade porque as crianças as matam. A pessoa deve viver em lugar distante dos grandes centros. Aqui o cão e a preá entraram em luta.
Coloca-se saraekó para Babá Egun.
Sopra-se otí sobre Orunmilá na porta de casa.
Ainda que se faça ebó tem que se ter cuidado com a justiça. Neste Ifá é necessário colocar ekó com otí para Orunmilá.
Quando se faz ebó por este Ifá, ao levá-lo ao seu destino, devem-se deixar as roupas com ele, por isso deve-se levá-lo à mata, à praia ou à beira de um rio para que se possa trocar de roupa.
Manda que se use uma camisa listrada, branca e roxa. Faz-se ebó com cereais, frutas e pedaços de carne.
Em osogbo ejó12, coloca-se um pouco de areia no chão e marca-se este Ifá.
Sobre a areia coloca-se um alguidar com um pequeno furo em baixo, dentro do qual se coloca saraekó e quatro penas de ekodidé, para que escorra o saraekó sobre a areia.
Quando o alguidar estiver vazio, recolhe-se a areia para fazer ebó.
12- Um mal proveniente de algum tipo de confusão, problemas com a justiça, etc.
Por este caminho se faz dois ebós, do contrário o arajé morre. O iyefá deste signo leva pó de mariposa.
Aqui Ogun veste roxo.
Olofin ordenou que os jovens fizessem a esteira, mas eles não obedeceram porque não respeitavam os mais velhos. Olofin então perguntou-lhes quem haveria de orientá-los, ao que eles responderam que esta era a obrigação dos mais velhos.
Aborrecido Olofin ordenou que Ikú os matasse.
Neste caminho os jovens não querem respeitar os mais velhos.
Obatalá tinha um inimigo e foi consultar Orunmilá para afastá-lo de seu caminho, e foi-lhe receitado um ebó com um galo, duas galinhas e dois pombos. Feito o ebó o inimigo de Obatalá adoeceu gravemente.
Compadecido Obatalá voltou a casa de Orunmilá e ali foi feito um outro ebó para que o doente se salvasse.
A pessoa é incrédula e não costuma fazer nada do que Orunmilá recomenda. Tem que fazer ebó e cuidar de Orunmilá para que seus inimigos não a derrotem.
DESVENDANDO OS SEGREDOS DE IFÁ PARTE XI
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I I I I IKÁ MEJI
REZA DE IKÁ MEJI
Iká Meji Igbo Ejioko ogué enegue okpague ede meji obede meji okunin iyebre ebó eiyé afuku xuorere adafun gbalami alafun arokoko orabo gbameli koruje elebute orubo Oyeku xigui afiyere xeun aro.
Este é um Odu masculino, filho de Katienadebú e de Katiebú. Representa a serpente mítica e sagrada.
É um signo perigoso que sempre preconiza acontecimentos violentos. Provoca abortos e costuma matar as crianças.
Não permite que seus filhos caiam na vida. Representa segurança para o Awo.
Os seus filhos têm que fazer Ifá para que não morram precocemente.
É um Odu muito quente que busca sempre a frescura, por isto, os seus ebós devem ser despachados nas águas.
Oferece-se adimú às águas dos rios. Sua folha litúrgica é a folha da beterraba.
Aqui nasceram os répteis, as tartarugas, os tecidos, as maldades, as ancas, e todos os animais providos de escamas.
Aqui foram criadas as costelas e as clavículas. Assinala bruxarias e armadilhas.
Neste caminho falam Oxumarê, Ibeji, Xangô, Ogun, Iroko, Orunmilá e Nanã.
É o encarregado de levar de volta ao Orun os demais Odu que tenham sido invocados e trazidos à Terra pelos Babalawos. Por este motivo deve ser sempre rezado ao final de cada cerimônia onde qualquer Odu tenha sido invocado.
Criou as garras dos felinos.
Nasceram os abortos provocados e o ódio pelas crianças.
O Awo deste signo, se lhe convier, pode chegar a ser um poderoso feiticeiro ou bruxo
negro.
Têm que fazer Ifá a todos os seus afilhados para que não se percam.
Ensina que se deve usar água fresca em todos os rituais para os Orixás e para
Orunmilá.
Aqui se substituem as pessoas.
Ao assentar Osain para um afilhado o Awo deste Odu tem que ter muito cuidado para não torná-lo mais poderoso que ele próprio. Para que isto não aconteça, tem que fazer ebó com uma galinha e dois inhames.
Ensina que os ebós para males do abdome devem ser feitos com cabaças. Proíbe fazer Ifá em sacerdotes de outras religiões.
A pessoa vive ameaçada por três enfermidades. Para livrar-se tem que fazer ebó com dois pombos, dois etú e diversos tipos de cereais; dar epô à terra, oferecer um peixe à sua cabeça e banhar-se com omieró de folhas de Ifá.
Este é o Odu da serpente que por não ouvir os conselhos de Olofin, matou-se mordendo a própria cauda.
Os filhos deste Odu não têm amigos e não acreditam em ninguém. Só pensam em si mesmos e acham que todo mundo age da mesma forma.
Possuem caráter altivo e orgulhoso.
Perdem-se por serem desobedientes e não aceitarem conselhos de ninguém, muito menos de Orunmilá.
Agem muito mais de forma instintiva que racional; o que invariavelmente lhes acarreta problemas sérios.
Tendem para as atitudes violentas e querem sempre fazer valer suas opiniões pela força bruta.
São jeitosos para elaborarem as coisas mas quase sempre destróem aquilo que eles mesmos constróem.
Desejam sempre estar por cima, dar as ordens, e que as suas vontades prevaleçam sempre sobre a dos demais.
Possuem caráter forte e dominador e quando não conseguem obter o que desejam, choram de raiva ou tentam destruir o que não pode ser seu.
Este Odu assinala que a ajuda surgirá de onde menos se espera através de uma pessoa surgida repentinamente.
Assinala defeitos nas pernas e muito sofrimento ocasionado por cãibras. Proíbe saltar sobre buracos ou fossas e de entrar em covas abertas no chão.
Aqui nasceu a dança das cabeças dos animais sacrificados aos Orixás. Orunmilá bailou com a cabeça de seus inimigos e continua bailando até hoje.
Odu de chantagens, ardis, perfídias e enganos. A mulher gosta que o homem lhe faça sexo oral.
Por este caminho se dá galinha branca para Yemanjá e um frango a Elegbara. Toma-se borí com bananas da terra maduras.
Coloca-se dois chifres de boi carregados com pó de raiz de paineira (Tridax repeus), pó de iguí soro (Pera bumelifolia), atiponlá, pó de cabeça de bode, favas de bejerekun, obí ralado, osun, orogbo e 21 búzios em cada um.
Oferecem-se oito ekurús a Obatalá e um galo com pó de ekú, pó de ejá e milho para Exú. Primeiro passa-se tudo no corpo e mais dois pombos brancos que são soltos com vida.
Para obterem-se favores de Exú por este caminho, apresenta-se um galo e só se sacrifica depois de três dias.
AXÉ DE SEGURANÇA.
Raspa da proa de um barco, varredura do convés, raspa de uma bóia sinaleira e iyefá rezado do Odu.
Esta segurança deve ser apresentada ao arco-íris sempre que ele apareça. Pergunta- se o que e quando come.
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IKABEMI IKALOGBE
REZA DE IKALOGBE
Babá Adelé Babá Fowoo ni Emité mabimú babá Adelé babá Fayani. Emité mabimu Babá Adelé Babá Fowaó vi eni lelé mabinú Ire bogbo bowebá feé bo layé enité mabinú.
Este Odu é filho de Iká e Ogbe.
Determina que se deve ter cuidado com pessoas albinas, mulatas ou de pele manchada que representam os Arajés.
A pessoa tem que ter muito cuidado com as aparências pois a maldade está oculta nas estampas do bem.
É um Odu de narcisismo e de ilusões, onde o que parece bom na realidade é mau. O dono deste Ifá não deve ter afilhados para que estes não o destruam.
Por este caminho deve-se ter cuidados com a infidelidade conjugal. Oduduwa e Azawani imperam neste Odu.
Aqui a ajapá quis voar e perdeu o casco.
O segredo deste Odu é fazer um xire1 para Yemanjá. A pessoa tem que por idefá em seus filhos.
O Awo vive envolvido em fofocas e histórias desabonadoras.
Fala de um Egun familiar que está magoado com a pessoa e deseja destruí-la.
Para prevenir o câncer, se toma chá de folhas verdes de tabaco, chimarrão e folhas de okutara itobi (Persea gratissima).
- - Roda de dança ritualística em homenagem ao Orixá.
Disse Ifá: Os filhos e afilhados do Awo destroem-no. Deve-se olhar bem para conhecer a pessoa antes de aceitá-la como afilhada.
Toma-se banho de água com um pouco de otí para tirar o carrego.
Quando este Odu traz Osogbo, a primeira pessoa que neste dia chegar à casa do Awo tem que assentar Orunmilá para não morrer.
Aqui o diabo vivia numa montanha e tinha uma filha, e havia outro diabo tão ou mais poderoso que ele, que lhe declarou guerra.
A derrota prejudicou a filha do primeiro diabo que, por este motivo, desceu a montanha para conversar com o outro, fazer as pazes e salvar sua filha.
Quando o dono deste Ifá encontra este Odu numa consulta, não pode sair à rua sem antes fazer um ebó, porque pode encontrar a morte em seu caminho.
Anuncia a chegada de uma pessoa estranha.
A pessoa para quem saia tem que assentar Orixá. Na casa da pessoa existe um Egun sem luz.
Seu filho é um espírito do mal encarnado e representado por uma galinha d'angola.
Ensina que quem comanda seus órgãos genitais é a mente e que com umas mulheres se pode e com outras não.
Assinala problemas de embolias. A pessoa sente a boca amarga.
Para controlar a família deve-se fazer um trabalho com um etú2, o que irá desalojar
um Egun que se instalou dentro de casa.
Deve ter cuidado com escorregões e hérnias. Tem que fazer ebó para sua casa
Um macumbeiro lhe fez muito mal.
A pessoa deste Odu tem medo da noite e tapa a cabeça na hora de dormir. Fez uma coisa para Elegbara e não acreditou no resultado.
Tem que despachar a porta de casa com água fresca para evitar quedas.
- - Galinha d'angola.
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