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I I I IRETEYEKU
REZA DE IRETEYEKU
Ireteyeku abadá bi abadá. Abadá bi abadá adifun wenwelé xé letixoma aiyá lorugbo. Koru oka axenu babá adifun Olonoxé unatin omó weré ogu ti biele.
Este Odu é filho de Irete e Oyeku.
Aqui nasceu a hérnia de disco, as fraturas da coluna vertebral e todas as suas deformações.
A pessoa gosta muito de se consultar com entidades "viradas". Deve ser um pouco mais cuidadosa e perguntar a Ifá se pode fazer os que estas entidades lhe mandam.
Precisa usar um cordão de ouro preparado e consagrado, o que assegurará a sua
boa sorte.
Se for homem tem que fazer Ifá e se já tiver feito, Olofin e Orunmilá estão sempre ao seu lado dando ordens e orientações.
Pode ser vítima de um falso testemunho.
O verdadeiro ebó do Awo deste Odu; consiste em pegar seu Ifá e passá-lo em volta de sua própria cabeça. Desta forma livra-se de todo e qualquer osogbo.
A pessoa deve visitar locais abandonados, principalmente igrejas.
Foi por este caminho que começou-se a enterrar os mortos dentro das igrejas.
A pessoa para quem saia tem que mandar rezar missas para os familiares e amigos
mortos.
Aqui Orunmilá derrotou a todos os macumbeiros.
Aqui os arará carregam os Axés de Omolú dentro de cestos.
O Awo deverá colocar o opon sobre sua cabeça, rezar os dezesseis meji além deste Odu e regar toda a casa com omieró, usando para isto o irukere de Ifá, enquanto canta:
Tataregun mogun mojoko nifá.
Assinala que, por inveja, os Orixás se uniram em guerra contra Orunmilá. Olofin interviu e fez com que acabassem com os embates e, quando todos foram se desculpar, Orunmilá lhes disse: Eu os perdôo e agradeço, pois graças à esta guerra adquiri muito mais conhecimento, experiência e sabedoria.
A pessoa, para afastar o mal, deve passar a mão sobre a cabeça desde a testa até a
nuca.
Foi aqui que, por não seguir as orientações de Orunmilá, um general teve seu exército derrotado e dispersado pelo inimigo, não podendo, jamais, voltar a reuni-lo.
Avisa que, na hora do perigo, os aliados da pessoa a deixarão sozinha.
A pessoa não pode carregar pesos sobre a cabeça para não sofrer acidentes que venham a prejudicar sua coluna ou adquirir uma hérnia de disco.
Este é um Odu de muita felicidade.
A pessoa não deve continuar vivendo no local onde mora porque não é ali que encontrará a felicidade. Neste lugar só poderá conhecer a destruição.
Vive nas trevas e tem que buscar a luz da religião para que possa seguir em frente, em busca da felicidade.
Não deve usar presentes que lhe sejam dados, pois podem ter sidos trabalhados para a sua destruição.
Esta figura assinala impotência no homem.
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I I I IRETEIWORI IRETEYERO
IRETEYERUGBE IFÁ
REZA DE IRETEIWORI
Ireteyero Orunmilá lorubó to iban Exú. Telebo ibo kobo Babá Olorun. Babá adukpé to iban Exú.
Este Odu é filho de Irete e Iwori.
Aqui os Awo colocaram todo o seu dinheiro no ebó e, ao ver o que se passava, Orunmilá lhes perguntou com que iriam viver.
Assinala que existe gente trabalhando às escondidas para roubar uma mulher. Aqui fala o cupinzeiro.
Aqui o pavão real diz: Com um só dos meus ovos que atire, destruo o mundo. Tudo o que entra na casa do Babalawo, é Orunmilá quem leva.
Aqui nasceu a economia e as agências bancárias. Nasceu a matemática.
Falam os espíritos dos caboclos. Deve-se oferecer-lhes flores. O filho de Obatalá era muito desobediente.
A pessoa deve refrescar-se com um leque de penas de pavão para redimir-se de seus pecados.
Este Odu indica que a pessoa tem que fazer Ifá.
O Awo deste signo só deve iniciar sete pessoas em Ifá, porque depois da sétima começa a perder as suas forças. Se Orunmilá lhe der permissão pode, depois de fazer os ebó necessários, fazer mais seis pessoas e nenhuma mais.
Neste caminho existiam dezesseis pavões reais, mas de todos, só treze se salvaram, os outros sucumbiram nos caminhos da vida.
Aqui os homens descobriram o compasso e o esquadro para aperfeiçoarem o círculo e o quadrado.
A pessoa será sempre perseguida pela inveja e pela traição.
No seu quadro espiritual existe um Egun cujo fundamento ninguém jamais conseguirá decifrar, pois, cada vez que se apresenta, o faz de forma diferente.
A mulher que tenha este Odu em Ikofá, sendo filha de Xangô, não deverá jamais, viver na companhia de um Babalawo, pois isto ocasionará sua morte.
A pessoa se enamora de alguém que possui defeitos físicos ou morais e isto provoca muitos comentários negativos.
A mulher para quem saia este Odu sofre a influência de prostitutas que já morreram e que fazem com que seja desmazelada consigo mesma.
Tem que oferecer um galo caipira à sua cabeça para não perder a memória por
completo.
Aqui nasceu o costume de se podarem as árvores. Nasceram os funerais cercados de pompas e luxo.
Os filhos deste signo têm que raspar seus corpos de dez em dez dias e podar as árvores de suas casas todos os anos.
O Awo deste Odu tem que prestar juramento em Orun3.
Tem que receber Osain, Oduduwa, Olofin, Olokun, Orixaoko, Omolú e Pinado o mais rápido possível porque, muito em breve, se distanciará de seu padrinho. 4 - O termo "receber" aqui empregado, tem um sentido diverso daquele que lhe é dado dentro do Culto de Orixás no Brasil, significando, de forma mais correta, "assentar".
É um Odu mensageiro, através do qual, Oxun traz suas mensagens exatamente ao
meio-dia.
Fala de enfarte do miocárdio, problemas na vesícula biliar e nos ossos. As doenças sempre começam por baixo.
A pessoa não deve maltratar a nenhuma menina que esteja debaixo de seu domínio ou de seu marido.
- - Cerimônia de graduação dos Babalawos.
O Awo deste signo, depois de haver feito o juramento em Orun tem que, de vez em quando, invocá-lo à meia-noite em ponto, escrevendo seu Odu no seu próprio peito e fazer sacudimento com um pombo cantando:
Shenxe biku, biku Lorun, Egun Orun Ikú awalode.
Orunmilá bawá, Orunmilá mawá.
Depois disto sacrifica o pombo ao teto da casa ou num pé de cabaceira, toma banho com folhas de alfavaca, marpacífico, orikpepe e afomam (Pithecolobium samam).
Em seguida, oferece à sua cabeça, obí, água fresca, carne bovina e uma cabeça de peixe fresco e dorme numa esteira diante de Orunmilá. O carrego é despachado num rio.
Deve cuidar muito bem de Osain e de seus fundamentos e jamais separar-se deles.
SEGURANÇA EM IRETEIWORI
Ori pikotó (Didymopanax morototoni), um pedaço de couro de tigre, casa de marimbondo ou de vespa (um pedaço), pó de ekú, de ejá, dendê, milho seco e dezesseis penas de ekodidé.
TRABALHO EM IRETEIWORI
Monta-se um boneco cujo tamanho corresponda à distância compreendida dos pés à cintura da pessoa. O boneco é carregado com ori de três pintos de peru, colmilho, pele de tigre, minhocas, cabeça de pavão, o pênis de um cachorro preto, cabeças de dois peixes, abelhas, um osso de obinin, cabelos de uma mulher morta, ekodidé, morcego, folhas de bredo, de guaco, ewe ni (Yindigofera suffruticosa), ewe olobutojé (Pinhão roxo), cardo santo, iroko, e ébano. Come carneiro e ajapá.
O Awo deste signo não pode viver com mulher que seja filha da Oxun porque, mais cedo ou mais tarde, ela pode ocasionar a sua morte, ao conhecer outro homem que a amarrará com feitiços para que vá viver em sua companhia.
Este Odu é capataz de Egun. Através dele, Oxun Ekin Orun vem para conduzir ao Orun as almas daqueles que acabam de falecer e Awo Ekun Akalamgbo é o seu mensageiro.
Neste caminho os pais isolam suas filhas do mundo para que ninguém as vejam nem as namorem. Quando o pai assume esta atitude, a filha se vai com o primeiro que aparece.
Neste Odu a mulher dá borí no marido e o homem na mulher.
No dia em que a mulher vai dar borí em seu esposo, não pode realizar nenhum tipo de trabalho doméstico em sua casa.
CÂNTICO DO ODU
Ojikí jikí otá lo mi ô. Ojokí jikí otá lo mi ô. Ojokí jikí agbado okumá. Ojikí jikí ota lo mi ô!
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IRETEDI IRETEUNTEDI
REZA DE IRETEDI
Irete Untedi amadá nimi adifafun awan lori tanxelú alare osi amudi Awo Borí Osá Ifá ni kaferefun Olofin, Iyemanjá, Obatalá, Orunmilá ati bogbo kaleno Oxá.
Este Odu é filho de Irete e Odi.
Nele nasceu a hipocrisia e o acúmulo anormal de soro em qualquer parte do corpo. Foi neste caminho que Elegbara trocou tudo por um saco cheio de chifres.
Aqui Osain comia bode e ficava debilitado. Então, juntava os chifres para montar uma segurança atrás da porta.
Neste Odu os criados e os escravos limpam seus amos.
É um Odu de aborrecimentos. Para não sofrer aborrecimentos a pessoa deve medir bem as suas atitudes.
Aqui Oxun reclama mais atenção para uma filha sua que se encontra abandonada por alguém que não cumpre com suas obrigações em relação a ela.
Neste caminho oferece-se ganso a Ogun e pato à Iyemanjá.
Tem-se que colocar uma bandeira preta e branca atrás da porta para evitar a epidemia que vem por baixo da terra e que ataca as vias respiratórias.
Proíbe a pessoa de viver em casas altas ou apartamentos.
As pessoas deste signo devem usar o idé de Elegbara. Para elas isto é de vital importância.
Assinala problemas cardíacos. O cliente deve ser orientado para procurar o médico e evitar o sal.
Têm líquidos em excesso em seu organismo e seus pés, por este motivo, costumam
inchar.
Este Odu fala com mais ênfase das pessoas iniciadas em Ifá a menos de quinze
anos.
É caminho de Iyemanjá e de Oxun.
A pessoa tem que colocar limpa-pés na entrada de sua casa para que todas as pessoas que ali vierem; deixem o mal que trazem consigo naquele local.
Ifá ordena que todos os Babalawos, Iyalorixás e Babalorixás se unam para que não se percam os fundamentos religiosos dos Orixás.
Iyemanjá ordena que se cuide muito bem das crianças, principalmente daquelas abandonadas e, quando for necessário, que se lhes façam o Santo.
Fala da guerra entre Osain e Orunmilá que é a guerra entre os Babalosain e os Babalawos pelo poder de cura através dos vegetais.
A pessoa dorme espalhada na cama.
Neste Odu o dinheiro sujo deve ser trocado por dinheiro limpo. Aqui nasceu Kolé Mosá que tem a forma de um dragão.
Assinala dívidas com Omolú por causa de uma criança.
Em osogbo significa que Oxun está brava com a pessoa por haver cometido uma falta contra uma de suas filhas.
A pessoa tem que se cuidar para não ser atingida por um feitiço que alguém lhe fez.
Não deve confiar em ninguém.
Deve ter cuidado para não adquirir algum tipo de doença sexual.
Tem que pegar todos os seus utensílios de vidro ou de louça que estejam lascados ou estalados, colocá-los na esquina e regá-los com aguardente para derrotar seus arajés.
Em osogbo assinala caminhos fechados e é preciso, para abri-los, fazer ebó muito
bem feito.
Para que nenhum mal entre em sua casa, é preciso despachar a porta, todos os dias, com água fresca.
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I I I IRETEROSUN IRETELOSO
REZA DE IRETEROSUN
Ireteloso adifafun Oba Ikú, Inle Arere, Ogun Arebe, Obaluaye Oba Egun lese, Iguí Oba Telé omó Egun, lodafun Orunmilá. Kaferefun Egungun.
Este Odu é filho de Irete e de Irosun.
Foi neste caminho que os Awo prepararam uma armadilha para a babosa e ela, invocando os quatro ventos, logrou salvar-se.
Proíbe brincadeiras com armas, sejam brancas ou de fogo, uma vez que preconiza a possibilidade de se matar alguém acidentalmente.
Assinala problemas nas pernas que podem ser sanados com o sacrifício de uma franga a Elegbara. O igbá de Elegbara é colocado ao lado de um cano qualquer e a franga, depois de passada nas pernas do interessado é sacrificada encostada aos seus joelhos, sobre o assentamento.
Neste Odu, fazem-se curas em honra a Osain. Prepara-se o axé com pó de carvão vegetal, sete moscas trituradas e iyefá rezado deste Odu. Fazem-se três pequenas incisões superficiais em cada omoplata, rezam-se os dezesseis meji, o signo da pessoa e Ireteroso e aplica-se o axé sobre os cortes.
Neste Odu Xangô feriu Oxun.
Manda que a pessoa, quando for resolver algum problema, leve três igbíns e que os deixe no local para que tudo se resolva a contento.
Indica que a pessoa que se consulta está ou ficará doente da cabeça. O signo deve ser apagado e prepara-se um omieró de folhas de ewe uró (Sálvia) para lavar-se a cabeça da pessoa. Pega-se em seguida um galo caipira, oferece-se à cabeça da pessoa e solta-se vivo.
O Awo deste signo tem que colocar um barquinho de iguí yáita (Bassia albeenses) dentro da sua segunda mão de Ifá.
O grande problema deste signo é que nele, nunca se tem segurança de nada. Aqui, Iyemanjá puxa para um lado, Oxun para outro e Obatalá para outro mais.
Significa dizer que a situação é sempre instável e a cada três dias pode mudar de forma radical e imprevisível.
A pessoa sofre a ação de um trabalho que lhe fizeram com mel e vegetais, para que deixe sua casa e abandone sua família.
Obatalá manda que a pessoa não beba nada que contenha álcool para não sofrer graves conseqüências.
A pessoa é imitada sem qualquer sucesso para quem a imita.
Neste Odu coloca-se uma moeda de ouro em Oxun para nunca mais tirar.
A pessoa deve ter muito cuidado ao lidar com fogo pois existe o risco de se queimar acidentalmente.
É muito inteligente e astuta, toda vez em que pratica algum mal, o faz tão bem feito que não deixa qualquer pista e outra pessoa leva a culpa do acontecimento.
TRABALHO PARA A CABEÇA
Um galo caipira, raiz de coral, curralinho, tudo bem triturado. Sacrifica-se o galo para Xangô deixando o ejé escorrer sobre a cabeça da pessoa antes de cair no igbá.
Neste Odu, leva-se Osú para o quintal, sacrifica-se uma franga para ele e despeja-se epô quente por cima e depois água fresca. Deixa-se três dias do lado de fora. Este trabalho serve para que a casa da pessoa não seja desfeita.
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