- - PARA QUE EXÚ TRABALHE.
- - PARA DESPACHAR AJÉ
Prepara-se um pó com efun e se mistura a ele um pouco do iyerosun do ebó, com pó de folhas e de sementes de maravilha (Mirabilis jalapa. Lin. Planta herbácea da família das compostas, espécie de trepadeira). Sopra-se um pouco, três vezes por dia, à direita e à esquerda da porta da rua para despachar os ajés.
Coloca-se ouro e prata dentro de Orunmilá.
- - PARA PROSPERIDADE.
Sacrificam-se duas galinhas brancas para Egun; dois pombos brancos para Oxun; uma franga para Elegbara; dois pombos brancos para o Ori da pessoa, com ori-da-costa e efun.
Tomam-se seis banhos de alfavaca, pétalas de acácia e de prodigiosa. Com o mesmo amasí lava-se a casa.
- - PARA REATIVAR O DESEJO SEXUAL DE UM HOMEM.
33- Bastão ritualístico usado pelos Babalawos nos procedimentos divinatórios. 34 - Carne bovina.
EBÓ DE EJIOGBE PARA SEREM FEITOS TRÊS NO MESMO DIA.
- - Às seis da manhã: Passar uma franga no corpo, tomar banho de amasí feito com as seguintes folhas: cerejeira, marpacífico, choupo, romã, aroeira e alfavaca. Despachar as roupas num rio.
- - Às 12 hs.: Franga preta, um pano preto, otí, duas velas. Marca-se Ejiogbe no opon, sacrifica-se a franga, embrulha-se no pano preto com o iyerosun do opon e deixa-se aos pés de Elegbara. Banhar-se com omieró de escova-amarga, quebra-pedras e paraíso (Melia azederach. Lin.).
- - Às 19 hs.: Franga branca, eran malú e nove pedaços de panos de cores diversas. Corta-se a carne em 9 pedacinhos e faz-se uma trouxinha com os pedaços de pano de diferentes cores. As trouxinhas são amarradas na pata esquerda da franga que, em seguida, é
- - Roupa branca ou pano branco. Neste caso, especificamente, trata-se de roupas inteiramente brancas.
I I I
I I I
I I I
I I I
OGBEYEKU
I I I
I I I
I I I
OGBEYEKU
REZA DO ODU.
Ogbeyeku Babá Omolú Ogbeato Awo edan adifafun Inaxe Ikú Agba Iworo akú kata, Oló owolá tinxé ni apé, Yangi omó bogbo eranko lorugbo elegbó. Quando este Odu surge durante a consulta não deve ser inscrito no oponifá36, devendo ser substituído por Oyekunilogbe (*)
Fala de separação conjugal na qual terá influência determinante para bons ou maus
resultados.
Determina perda de cargos ou de emprego. É preciso cuidar para que a posição atual não seja ameaçada.
Não se deve dar opinião sobre uma questão alheia pois isto poderá trazer problemas e repercussões negativas.
Uma pessoa distante obterá uma nomeação para cargo importante. A pessoa é viciosa e precisa refrear seus instintos sexuais.
Indica surgimento ou existência de uma situação delicada que se configura devido a desentendimentos em família.
A mãe não quer que o filho se case desejando mantê-lo sempre sob sua tutela, olvidando-se de que o filho ou a filha precisa manter relacionamento sexual com a pessoa escolhida para toda a vida.
(*) Representação indicial de Oyekunilogbe:
* * *
* * *
* * *
* * *
* * *
* * *
* * *
- - Tabuleiro divinatório, o mesmo que opon.
Indica que o consulente não foi criado pelo próprio pai.
Prenuncia, caso o pai do cliente seja vivo, sua morte no prazo de um ano. Prenuncia que o consulente só morrerá em idade avançada.
É preciso cuidar de Orixá e de Egun para que a vida transcorra com total tranqüilidade.
É necessário dominar o próprio gênio. Para evitar complicações, não discuta com
ninguém.
Cuidado com problemas judiciais gerados em papéis de origem duvidosa ou escusa. Denuncia problemas do estômago e do sistema circulatório.
A pessoa procura um cônjuge de boa índole, mas não o encontra. Vive-se rodeado de inimigos e pessoas invejosas.
As mulheres deste signo gostam de homens mais jovens que elas.
Neste Ifá fala o bode: A pessoa não tem casa. Tem suor de cheiro ativo. Suas digestões são lentas e difíceis. Não deve tomar muitos líquidos durante as refeições. Está sempre reclamando de alguma coisa. Dorme pouco e é muito nervosa.
É preciso tocar a testa, todos os dias, com o alfanje de Oxun.
Ensina que a urina possui a virtude de desmanchar feitiços da mesma forma que elimina as impurezas do organismo.
É preciso que se escovem os dentes com muita constância e que se lave a boca sempre que comer alguma coisa para manter a saúde dos dentes.
Aqui Oxun não conseguia encontrar Aganjú que havia se enterrado numa cavidade da terra. Quando o encontrou, saudou-o com a seguinte cantiga:
Eda efon xuro mi, Orun eda, ewe eda efon Aganjú kawo. Osoworo mobo sodoromi yare Iyalode.
ITANS DE OGBEYEKU
I - O rei de Ifé havia morrido e os membros da corte procuravam alguém de idade avançada para substituí-lo, na esperança de que esta pessoa, por ser muito velha, viesse a morrer também em pouco tempo.Um velho vendedor de tecidos do mercado, sabedor do problema, foi consultar Ifá, na esperança de poder assumir a coroa real.
Na consulta surgiu Ogbeyeku que prescreveu um ebó composto de um bode preto, muitos panos e muitas moedas.
Feito o ebó, o velho dirigiu-se às cercanias do palácio onde permaneceu aguardando os acontecimentos.
Ao vê-lo os membros da corte pensaram logo em coroá-lo rei, pois, por sua idade e aparência, não tardaria muito a morrer, o que lhes permitiria então coroar uma outra pessoa, de acordo com seus interesses.
Assim foi feito, mas, graças ao ebó que havia oferecido, ao contrário do que todos esperavam, o velho viveu por muitos e muitos anos, governando com justiça e sabedoria.
Este ebó deve ser feito para assegurar uma posição que esteja sendo ameaçada.
OBSERVAÇÃO: Ao fazer-se este ebó em alguém coloca-se, na cabeça da pessoa, o adê de Oxun. Neste caso não se pode usar folhas de oxibatá, que serão substituídas por folhas de sapoti.
SEGURANÇA PELOS CAMINHOS DE OGBEYEKU.
Oferece-se à Osain, um eiyelé pintado, nove peixes frescos pequenos. Separa-se a cabeça do pombo e os nove peixinhos, torra-se e faz-se pó que deve ser misturado às folhas e sementes de sapoti, iyerosun rezado de Ogbeyeku e um pitirre37 seco de Osain, mistura-se tudo e está pronto o Inxé.EXÚ EMERE.
Terra de casa, terra de cemitério, terra de encruzilhada, sete sementes de aberé, pó de cabeça de galo e de ajapá38, obí, orogbo e três ikins.
- - Pássaro muito popular em Cuba. Cabeça, pescoço, pés, bico e asas brancas; peito e barriga brancos. (Tyrannus Magnirostris). Semelhante ao pardal, mas de tamanho menor.
- - Cágado - jabotí.
Mistura-se tudo e, preparada a massa, modela-se o ori do Exú, que deve ser adornado com muitas contas e búzios.
Este Exú chegou a Terra por este signo, acompanhado de Oxumarê.
FOLHA DE OGBEYEKU.
Sapoti. Esta folha, que pertence aos Ibejis, possui poderes medicinais extraordinários. O seu chá combate a insônia. Maceradas e misturadas com cinzas podem ser usadas em banhos, misturadas com água, para neutralizar feitiços.
I I I
I I
I I
I I I
OGBEIWORI
I I
I I
I I I
OGBEIWORI
REZA DE OGBEIWORI.
Ogbeiworí maferefun Obatalá Aleiyó Umbó, inedi ire Umbó Omofá obe bodê kino ideele adifá joko axeguidá Orunmilá Dadá axe, kue ki eiyelé, ekodidé, ekú, ejá, epô, agbado, opolopo owo.Este é um Odu de provas, guerras, trabalho, desobediência, necessidades, enganos, inconformidade, traições, inimigos ocultos, etc.
Quando surge o Awo deve voltar sua cabeça para a direita e depois para a esquerda.
Para a direita porque dali vem a morte e para a esquerda porque dali vem alguma coisa boa.
Quando surge na consulta de uma virgem, indica que ela precisa receber Akofá39 o mais rápido possível, para que não dê desgostos a seus pais.
É preciso que tenha muito cuidado com um homem que vai enganá-la e que depois não irá assumir compromisso, deixando-a em total desespero.
Avisa que é necessário ficar atento para uma situação pela qual se está passando e que trará muito aborrecimento e vergonha.
O homem não pode com a mulher, não atende às suas necessidades em nenhum
aspecto.
A soberba deve ser dominada para que não leve à perdição.
Existe alguém tentando um envolvimento sentimental. Evite deixar-se levar, pois, por trás disso, existe apenas uma intenção de vingança.
Não use, nunca, roupas negras. Não zombe de pessoas velhas. Não lance pragas ou
maldições.
É preciso ter mais calma e paciência e não se desesperar tanto diante das adversidades.
- - Iniciação dada às mulheres no culto de Orunmilá.
Não aceite trocar chapéus ou bonés com ninguém, pois é por aí que podem lhe fazer
um feitiço.
É necessário que se tenha cuidado com os sistemas de freios de qualquer tipo de máquina para não sofrer um acidente.
A pessoa está presa a uma determinada situação incômoda de que gostaria de se livrar, mas não está sozinha nesta questão.
Disse Ifá: "Mais que eu não há quem veja!"
Neste Odu nasceu o poder da bruxaria sobre a existência humana. Nasceu o juramento e a ligação de Osain com o ferro em terras Mandinga.
Nasceram as "firmas" dos colares de Orixá e, por isso, deve-se usar um colar de Obatalá confeccionado só com firmas.
Se a mãe do Awo for viva, sempre que este fizer ebó, tem que fazer também para ela.
Se for morta, deve oferecer duas galinhas ao Egun.
A pessoa não tem sossego na vida e deve saber o que Xangô deseja para ajudá-la. Aqui nasceu a planta "abre-caminho"
Foi por este Odu, que Oxun roubou o oponifá, o okpele, o iyerosun e o erukeré40 de
Orunmilá. Deve-se colocar um tabuleirinho, um okpele e um potinho com iyerosun, cobertos com um pano amarelo, junto ao igbá-Oxun.
Quando surgir em ire41 deve-se agradar Iyá Tobí.
Um afilhado que tenha este Odu poderá roubar-lhe um assentamento ou o okutá42 de
um Orixá.
Quando for fazer borí com ejá-oro para um cliente, deve pedir dois, oferecendo primeiro um à sua própria cabeça, para livrar-se de qualquer perigo.
Aqui foram capturados os touros bravios.
O Awo que tenha este Odu deve banhar-se com lírio branco e perfume às doze horas
do dia.
- - Espécie de chicote feito com pelos da crina ou da cauda do cavalo, símbolo de poder. 41 - Benção, acontecimento benéfico, positivo.
ITAN DE OGBEIWORI.
Quando Orunmilá se queixava por não possuir uma mulher, surgiu-lhe Ogbeiworí que lhe disse: "Faz ebó com duas galinhas pretas e uma cesta de mandioca e terás uma mulher como companheira durante todo o decorrer deste ano."Feito o ebó, Orunmilá recebeu a orientação de plantar uma roça de mandioca, o que tratou logo de fazer.
Quando a mandioca estava no ponto de ser colhida, Orunmilá notou que alguém estava roubando sua produção e, para pegar o ladrão, pôs-se de guarda.
Um dia, durante a vigia, viu quando duas jovens entraram em sua plantação e começaram a colher algumas raízes. Surpreendidas em flagrante, as moças começaram a chorar e, pedindo perdão, diziam que não eram ladras, mas que foram levadas a cometer o delito por não terem o que comer.
Condoído, Orunmilá lhes disse: "Tudo bem, vou perdoá-las, mas com a condição de que não voltem a roubar, pois estas mandiocas foram plantadas por ordem de Ifá, para que eu possa conseguir uma mulher como companheira."
"Se é verdade que você nos perdoa" - disseram as jovens - "preferimos unir-nos a você em vez de sermos consideradas como larápias. Então, Orunmilá tomou-as como esposas.
Existem duas amigas que têm que receber Akofá para que não tragam desgraças nem vergonha a seus pais.
TRABALHOS DIVERSOS INDICADOS EM OGBEIWORI.
1 - PARA TIRAR NEGATIVIDADE:Pega-se um cabaça grande, abre-se pelo meio no sentido horizontal, marca-se Obgbeiwori no interior e coloca-se dentro, um papel, onde se escreveu todas as dificuldades porque se está passando. Coloca-se, por cima do papel, uma tigelinha de barro com um ekó43 e se arria aos pés de Elegbara. Depois de um tempo coloca-se um pouco de iyerosun por cima, fecha-se a cabaça e despacha-se no cemitério. Deve-se usar roupa branca na hora de
despachar o trabalho.
- Espécie de comida ritualística.
2 - PARA SAIR DE DIFICULDADES FINANCEIRAS.
Sacrifica-se quatro eiyelé dentro de uma tigela e se coloca sobre elas oti-funfun.Separa-se as cabeças de dois pombos numa tigela e se coloca em Elegbara. As outras duas, noutra tigela, coloca-se em Orunmilá, pedindo o que se deseja obter.
3 - PARA QUALQUER TIPO DE IRE.
Dá-se, ao Ori, um eiyelé funfun e uma adié-funfun44.O eiyelé é para a sorte que fica na frente e a adié é para a morte que fica para trás. Faz-se sarayeye com os bichos antes de sacrificá-los sobre o Ori do cliente e, depois do sacrifício, dá-se borí na pessoa.
4 - PARA PESSOA CURIOSA E ABELHUDA.
(Não é para tirar estes defeitos da pessoa, pois sua ascensão na vida dependedeles).
Um frango, um saco, um alfanje, uma cabacinha cheia de lodo do fundo de um lago. Passa-se na pessoa, sacrifica-se a Elegbara, enfia-se no saco e despacha-se no local determinado pelo jogo. (Aqui Elegbara derrota os macumbeiros).
5 - DEFESA CONTRA TRABALHOS DE FEITIÇARIA.
(Este trabalho só pode ser feito para o próprio. Quem o fizer para outra pessoa será punido com a morte). (Deve ser feito no alto de um morro).
Três folhas, milho vermelho; milho torrado; olelé; ekurú; ekó45; pó de peixe; pó de preá; dendê; diversos tipos de cereais; sete velas; doze bolas de inhame com um ataré dentro de cada; uma galinha branca; um pombo branco; um coquén branco46; quatro bolas de tabatinga retirada de um rio.
- pombo branco e galinha branca.
45 - Olelé, ekurú e ekó, são três diferentes tipos de comidas usadas em ebós. 46 - Galinha d’angola.
Risca-se no chão um círculo de efun com oito quadrantes e os seguintes Odu-Ifá inscritos em cada quadrante: (ver relação adiante).
Sobre os quatro pontos cardeais do círculo colocam-se as quatro bolas de tabatinga (este, norte, oeste e sul).
Faz-se a seguinte reza:
Orun epa porun Baba wá lo loni Baba li anwá karibó mode lo Oiyá ko si Ikú lo Oiyá mode itá; ko si ni itá i ile; ko si arun ni ile Okunin ariri imeo odiguwere; edi eri eri nake.
Em seguida dão-se voltas com as folhas de bananeira, completamente cobertas de
efun.
Sacrifica-se um pombo branco e um pombo preto sem deixar cair sangue nas bolas de tabatinga. Arriam-se tudo ao lado.
Fica-se de frente para as folhas de bananeira, passam-se cada um dos ingredientes no corpo e vai-se arriando sobre elas.
Pega-se os bichos, passa-se no corpo e sacrifica-se a galinha à folha da direita, o pombo à do meio e a etú à da esquerda.
Pega-se a bola de tabatinga que está na parte norte do círculo e coloca-se no folha do meio; a bola do sul é colocada no folha da esquerda e, a do oeste, no folha da direita. A bola que sobrar (a do Este), é colocada na porta da pessoa contra quem se está lutando no feitiço.
0 comentários:
Postar um comentário